Entrada > Notícias > Projeto BIP ERASMUS - Trombone - Semana Internacional
Publicado em: 12 Novembro 2025

Projeto BIP ERASMUS - Trombone - Semana Internacional

De 17 a 21 de novembro, entre as 8h30 e as 18h30, na ESMAE. Concerto dia 20 de novembro, às 20h00, na sala 210.

A ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo recebe, na próxima semana, um projeto Blended Intensive Programme (BIP) Erasmus, dedicado ao Trombone. Este encontro internacional, organizado pelo Gabinete de Relações Internacionais da ESMAE, reunirá professores de várias instituições europeias de ensino superior de música, promovendo uma intensa semana de partilha artística, técnica e pedagógica.

Os professores participantes são:

Professores Barnd Attema e Sandor Szabo - Hochschule für Musik Karlsruhe (Karlsruhe - Alemanha);
Professor György Gyivicsan- Franz Liszt Academy of Music (Budapeste - Hungria);
Professor Santiago Blanco - Conservatório Superior de Música de Vigo (Vigo - Espanha);
Professores David Silva e Severo Martínez - ESMAE (Porto - Portugal).

As atividades terão lugar nas instalações da ESMAE, entre os dias 17 e 21 de novembro, das 8h30 às 18h30, e incluem:

Warm-ups;
Sessões técnicas;
Masterclasses;
Música de câmara;
Workshops.

O evento culminará com um concerto final no dia 20 de novembro, às 20h00, na Sala 210, aberto à comunidade académica e ao público em geral.

Mais informações: international@esmae.ipp.pt



Severo Marinez

Natural de Dolores (Alicante), Severo Martínez iniciou os estudos musicais com Mariano Rodríguez Valdés, seguindo trombone nos Conservatórios de Elche e Múrcia com Gabriel García e Mario Calvo. Prosseguiu a sua formação na Escola Superior de Música de Freiburgo, com Branimir Slokar, concluindo o curso com as máximas classificações. Recebeu o 1.º Prémio da Hochschulwettbewerb de Leipzig, em 1998.

Integrou orquestras de jovens como a EUYO (Orquestra de Jovens da União Europeia) e a Gustav Mahler Jugendorchester, com as quais realizou várias digressões internacionais e onde teve a honra de trabalhar com maestros como Claudio Abbado, Seiji Ozawa e Franz Welser-Möst. Em 2002, obteve o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Trombone “Branimir Slokar” em Grenchen (Suíça). Foi bolseiro da Fundação Alexander von Humboldt (Bona, Alemanha) e do Ministério de Educação e Cultura espanhol.

Colaborou com diversas orquestras, das quais se destacam a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquesta del Palau de Les Arts de Valência, a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo, o Ensemble Les Dissounances Paris e a Sinfónica da Rádio de Berlim. Atualmente é professor de trombone na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e, desde 2001, chefe do naipe de trombones da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Fonte: casadamusica.com

David Silva

David Silva (nascido em 1972), em 2004 obteve o diploma de Licenciatura na ESMAE, onde estudou com o Professore John Etterbeek. Em 2012 o Mestrado em performance na Esmae com Severo Martinez, Em 2014 Mestrado profissionalizado em Ensino da Musica , Universidade Católica do Porto, 2018 Doutoramento em Musica e Musicologia na área da Interpretação, Universidade de Évora .

Frequentou cursos de aperfeiçoamento no Royal Northem College of Music, Manchester com os professores Chris Houlding e Andy Berryman (1º Trombone da Hallé Orchestra Manchester, UK   e professor de Trombone no Royal  Northem  College of Music). Em Julliard Schol of Music, New York, trabalhou com James Markey – 1º Trombone assistente da Orquestra Filarmónica de Nova York, trabalhou ainda com Emídio Coutinho, Benny Schlulin, Stephan Guilhaux.

Como instrumentista colaborou com a Orquestra clássica do Porto, Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra da Gulbenkian, Orquestra Clássica da Madeira, Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica de Vallodolid. Apresentou-se a solo com a Orquestra sinfónica Artave e Orquestra de Sopros Artave.

A experiência de ensino, inclui master classes em Guimarães, Escolas Profissionais de Música de Mirandela e de Cinfães, Academia de Música de Paredes, Academia de Musica de Castelo de Paiva, Esmae, Academia de Musica de Oliveira de Azeméis, Conservatório do Vale do Sousa, Açores Terceira, ZHDK- Zurcher Hoschule der Kunste, Zurique Suíça.

Atualmente colabora com a Orquestra Clássica de Guimarães, Professor na ESMAE e professor na Artave. No campo da direção, estudou com Antonio Saiote sendo atualmente maestro da orquestra de Sopros Artave e maestro da Banda Musical de Fornos.

Fonte: cc-amarante.pt

Brandt Attema

Brandt Attema é professor de trombone na Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha). É membro do Nederlands Blazers Ensemble, do New Trombone Collective e do grupo Slide Monsters, juntamente com Joe Alessi, Marshall Gilkes e Eijiro Nakagawa. Attema forma um duo com a harpista Astrid Haring desde julho de 2008 e, desde então, ambos têm-se apresentado inúmeras vezes em todo o mundo.

De 1999 a 2019, Attema foi membro da Orquestra Filarmónica da Rádio dos Países Baixos. Como convidado, tocou com diversas orquestras holandesas e internacionais, incluindo a Orquestra do Festival de Lucerna, a Orquestra Filarmónica de Londres e a Filarmónica de Berlim. Como membro do New Trombone Collective, Brandt Attema participa na organização do Slide Factory Festival, um festival internacional de trombone que se realiza a cada dois anos em Roterdão.

Enquanto professor, lecionou no Conservatório Real de Haia e na Codarts, em Roterdão (Países Baixos). Atualmente, Attema é professor de trombone na Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha).

Fonte: thein-brass.de

György Gyivicsan

György Gyivicsan licenciou-se na Universidade de Szeged – Faculdade de Música em 2001. Durante os seus estudos, participou e foi premiado diversas vezes em concursos nacionais. Posteriormente, foi admitido na Hochschule de Friburgo, como aluno do mundialmente renomado trombonista Branimir Slokar. Durante esse período, obteve uma bolsa de estudo para a Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim.

Um dos marcos mais importantes da sua carreira foi a vitória no Concurso Internacional de Porcia (Itália), em dezembro de 2003. Em 2004, a convite de Branimir Slokar, tornou-se membro permanente do Slokar Quartet, com o qual realizou inúmeras gravações discográficas e concertos em todo o mundo.

Concluiu os seus estudos na Universidade de Berna em 2005, obtendo o diploma de solista. Posteriormente, iniciou a sua atividade docente na Universidade de Szeged – Faculdade de Música, como professor de trombone.

Gyivicsan tem sido regularmente convidado para realizar concertos e ministrar cursos em países como Portugal, Itália, Áustria, Alemanha, Japão, Brasil, Argentina, Coreia do Sul, Eslovénia e Estados Unidos. Em setembro de 2010, foi professor convidado em Nova Iorque, e em 2013 orientou uma masterclass na Argentina, no festival Trombonanza, onde voltou a ser convidado em 2015.

Fundou o Szeged Trombone Ensemble juntamente com os seus alunos, com os quais realizou numerosos concertos. O seu primeiro CD será lançado ainda este ano.

Em 2013, obteve o grau de DLA (equivalente a Doutoramento em Artes) na Escola Doutoral da Academia de Música Liszt Ferenc.

Fonte: a-courtois.com

Sandor Szabo

Sándor Szabó nasceu em 1982, em Siófok, Hungria. Estudou trombone na Universidade de Música de Friburgo, sob a orientação do Professor Branimir Slokar, onde obteve o diploma de artista em 2006. Desde 2004, é trombonista principal da Orquestra Estatal de Baden (Badische Staatskapelle). Durante os seus estudos, apresentou-se frequentemente como convidado em orquestras barrocas, como a Hannoversche Hofkapelle, com a qual participou em várias gravações em CD.

Sándor é também reconhecido como um prestigiado intérprete de trompete baixo. Para além da Badische Staatskapelle, colabora regularmente em produções das casas de ópera de Frankfurt e Leipzig, do Teatro Nacional de Mannheim, dos Teatros Estaduais de Nuremberga e Saarbrücken, bem como das Óperas Estatais de Estugarda e Hamburgo. Trabalha ainda com a Orquestra Sinfónica da SWR de Friburgo, a Orquestra da Rádio de Hesse e a Orquestra Filarmónica Estatal Alemã da Renânia-Palatinado.

Desde 2016, é professor assistente no departamento de trombone da Universidade de Música de Karlsruhe.

Fonte: hungariantrombonecamp.com

Santiago Blanco

Santiago Blanco colaborou com a Orquestra Sinfónica de Chicago, a Orquestra Sinfónica de Cincinnati, o lendário Chicago Symphony Brass, a Orquestra Nacional do Porto (Portugal), a Orquestra Nacional de Espanha, a Orquestra da Região de Valência, a Real Filarmónica da Galiza, a Orquestra Sinfónica de Bilbao e a Orquestra Sinfónica da Galiza, entre outras. Foi também membro da Civic Orchestra of Chicago, do Chicago Trombone Consort, da Jeunesses Musicales World Orchestra, do Music Masters Course Orchestra Festival (Japão), da Junger Künstler Festivalorchester em Bayreuth (Alemanha) e da Orquestra Nacional Juvenil de Espanha. Estas experiências permitiram-lhe tocar sob a direção de prestigiados maestros como Bernard Haitink, Kent Nagano, Valery Gergiev, Pierre Boulez, Semyon Bychkov, Juanjo Mena, Alberto Zedda, Myung-Whun Chung, Alan Gilbert, Daniel Harding, Louis Langrée, Jesús López Cobos e Alondra de la Parra.

Natural de Vigo, cidade no noroeste de Espanha, Santiago licenciou-se no conservatório da sua terra natal sob a orientação do maestro Feliciano Morales. Posteriormente, mudou-se para Chicago (EUA) para realizar o Mestrado em Estudos Orquestrais com o maestro Jay Friedman (trombone principal da Chicago Symphony). Durante o seu percurso na Roosevelt University, venceu o Concerto Competition e interpretou o Concertino de Ferdinand David com a Orquestra Sinfónica da Universidade Roosevelt, sob a direção de Jay Friedman. Mais tarde, foi admitido na prestigiada Northwestern University, onde obteve o Certificate in Trombone Performance com os maestros Michael Mulcahy, Charles Vernon e Peter Ellefson. Participou ainda em inúmeras masterclasses com mestres como Mark Fisher, Larry Zalkind, Gene Pokorny, Ingemar Roos, Rex Martin, James Markey, Steven Witser, Rubén Prades, Hans Stroecker, Olaf Ott e Michel Becquet.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfónica de Navarra interpretando o Concerto de Nino Rota, com a Orquestra Clássica de Vigo interpretou o Concerto de Launy Grøndahl, e com a Orquestra Sinfónica da Galiza executou o Concertino de Ferdinand David — este último no âmbito do 40.º aniversário da Fundação Pedro Barrié de la Maza, instituição que o apoiou com uma bolsa de estudos para a sua formação nos Estados Unidos.

Como pedagogo, Santiago é frequentemente convidado a ministrar masterclasses em diversos conservatórios e escolas de música. Tem também trabalhado como orientador em várias orquestras juvenis, incluindo a Orquestra Sinfónica Jovem da Galiza, a Orquestra de Estudantes do País Basco, a Orquestra da Universidade de Navarra, a Orquestra Jovem Vigo430 e a Contemporary Academy do Festival Via Stellae.

Fonte: greenhoe.com

Combined Shape

Navigation