Entrada > Cursos > Programa Doutoral em Música - Práticas Artísticas no Contexto Português

Programa Doutoral em Música - Práticas Artísticas no Contexto Português

DocMus.pt - Onde a prática musical é pesquisa. Onde a pesquisa é prática musical.

 

O que é o DocMus.pt

Programa Doutoral em Música - Práticas Artísticas no Contexto Português

Este programa responde a uma dupla lacuna crítica: a presença residual do Património Musical Português no espaço público e a ausência de um espaço académico estruturado onde a criação artística seja reconhecida como investigação de pleno direito.

Através da Pesquisa Artística Através da Prática, o DocMus.pt posiciona o Património Musical Português num contexto internacional de intercâmbio artístico e académico, consolidando a investigação artística como campo essencial do conhecimento. A ancoragem ao CESEM garante o acesso a recursos de investigação e a uma massa crítica especializada, permitindo que músicos-investigadores contribuam para o conhecimento musical através da integração entre produção artística, reflexão crítica e metodologias inovadoras.

estrutura curricular acomoda múltiplas áreas musicais – Interpretação, Composição, Produção, Teoria e Análise, Tecnologia –  permitindo que cada doutorando construa um percurso coerente com o seu projeto artístico e de investigação, incluindo abordagens transdisciplinares ou projetos em equipa.

 

O Programa Doutoral em Música – Práticas Artísticas no Contexto Português (DocMus.pt)  estrutura-se em três eixos indissociáveis:

Pesquisa Artística Através da Prática

Assume a criação e a performance como formas de produção de conhecimento. A prática performativa, compositiva e experimental adquire dimensão epistemológica: questiona modelos, introduz perspetivas e constrói conhecimento em artes performativas através da documentação viva dos processos criativos, da reflexão crítica e da partilha pública dos resultados.

Ligação direta ao setor profissional

Integra os doutorandos em contextos reais de produção, programação e circulação cultural e artística. Os projetos articulam-se com instituições culturais, festivais, orquestras, editoras e plataformas digitais, assegurando presença ativa no meio artístico e consolidação das trajetórias profissionais.

Património Musical Português como motor criativo

Entendido num sentido amplo, vivo e dinâmico, abrange repertórios históricos, práticas performativas documentadas e novas criações — incluindo criações contemporânea e extemporânea — em diálogo com a memória musical. Não descura a presença residual do Património Musical Português no espaço público, promovendo abordagens inovadoras à interpretação, composição e experimentação sonora e garantindo a sua difusão em circuitos nacionais e internacionais.

Objetivos de Aprendizagem

O programa capacita artistas para o planeamento e execução de projetos de alto nível, utilizando a criação como ferramenta de interrogação e transformação social, num modelo que articula investigação académica e prática musical através de abordagens interdisciplinares.

No âmbito específico do Património Musical Português, desenvolvem-se aptidões para uma investigação aprofundada, dos repertórios históricos às práticas atuais, que fundamenta a conceção de projetos inovadores destinados a aumentar a visibilidade deste património no espaço público. O objetivo é produzir resultados tangíveis que, para além do valor artístico, fortaleçam a relevância do Património Musical Português e impulsionem novas formas de expressão.

Transversalmente, o ciclo de estudos consolida competências de liderança e trabalho em equipa em contextos profissionais e académicos, habilitando os investigadores-artistas a comunicar os seus resultados à academia através do domínio, tanto de métodos convencionais, como de formatos alternativos adequados à pesquisa artística. O primeiro ano curricular foi desenhado para fornecer os alicerces teóricos e práticos necessários à concretização destes objetivos. Este percurso inicial prepara o investigador-artista para intervir em múltiplas frentes: fundamenta a criação com rigor metodológico, capacita para a liderança de projetos em contextos profissionais e fornece o enquadramento histórico indispensável para quem pretende reinterpretar ou inovar a partir do património musical.

 

O curso irá iniciar em 2026/2027. Os detalhes sobre candidaturas serão anunciados em breve.

Os detalhes do plano curricular podem ser consultados em DGES.GOV.PT

Contacto: docmus.pt@esmae.ipp.pt

Subscrição da newsletter

 

Combined Shape

Navigation