Obras e Compositores

 

CARLOS AZEVEDO
Título: TO BE...
Duração:  7 min

Ao longo dos anos, fui acumulando uma colecção de pequenos objectos sonoros oriundos da minha actividade como compositor e pianista, desde takes não escolhidos para uma dada mistura final a pequenos gestos instrumentais que, retirados do seu contexto original, se veem investidos de uma nova capacidade expressiva.

Esta composição parte justamente de uma assemblage desses objetos, suportados por uma estrutura que se desenvolve na manipulação de fragmentos de bateria, piano e guitarra elétrica.

O Sintetizador SkyDust é utilizado em dois canais diferentes, o primeiro tem uma função harmónica na estrutura da peça, o segundo é um som mais complexo onde é explorado a aleatoriedade do mesmo.


HUGO M. MOREIRA
Título: NOTHING BESIDE REMAINS
Duração: ca. 6 min

Nothing beside remains é uma colagem de vários pequenos fragmentos que acumulei, anos atrás, quando estava a trabalhar em Ozymandias, baseado no poema epónimo de Percy Bysshe Shelley. Sendo eu um compositor predominantemente acústico, a minha abordagem para a utilização do plug-in SkyDust foi, talvez, invulgar, tendo partido de escrever uma partitura para um pequeno ensemble instrumental e utilizado os presets do plug-in para a orquestrar.

 

ÂNGELA DA PONTE
Título: ABSOLUTE ALTITUDE
Duração: ca. 13 min

O termo Absolute Altitude, na aviação, define a distância máxima segura a partir do solo. Inspirada nesse conceito, esta peça conduz o ouvinte por uma jornada aérea, explorando as nuances de um voo – da descolagem à leveza na altitude máxima, até ao retorno à terra. Num ambiente sonoro onírico, a música tenta evocar a sensação de elevação, liberdade e contemplação das paisagens etéreas vistas do alto, alternando com momentos de tensão/ turbulência, que muitas vezes influenciam a experiência do voo.

SANN GUSMÃO
Título: CACHAÇA, QUINDIM. CHORO NO ALÉM-MAR
Duração: ca. 8 min

Falaram-me da terra que faz o barro e molda a pele. Mas sempre preferi o balanço do mar.

 

RUI PENHA
Título: UMA PEÇA SIMPLES
Duração: ca. 6 min

"                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       ".

DAVID SILVA

Título: TÉCNICAS DE NATAÇÃO
Duração: ca. 12 min
INTÉRPRETES: Marta Nabais; Leite Piano
Catarina Sá Ribeiro Voz pré-gravada

Técnicas de Natação propõe uma leitura musical sobre o mar e o elemento aquático, enquanto objectos da natação humana e na sua flutuação, abismo e potência vital, a partir dos versos de José Manuel T. Silva. As palavras incorporam a parte da electrónica desta obra, lidas por Catarina Sá Ribeiro, em conjugação com a atmosfera marítima de field recordings e a par da oscilação musical do piano, interpretada por Marta Nabais Leite. Pretende-se suscitar um diálogo entre o fluxo musical, o da poesia e o da própria natureza marítima, bem como explorar os pontos de encontro e de fricção entre tecnologia e natureza.

Poema “Técnicas de Natação” in José Manuel Teixeira da Silva, Os Pequenos Nós da Tempestade, Língua Morta, 2023.


DIOGO FRANCO
Título: O SEGREDO DO FAROL ABANDONADO
Duração:  ca. 5 min

O Segredo do Farol Abandonado é um desenho de som baseado na seguinte narrativa original: “Numa vila costeira remota, onde o céu e o mar se encontram, existe um farol abandonado que muitos acreditam estar assombrado. Lucas, um jovem historiador e apaixonado por mistérios, decide desvendar os segredos do farol quando um conjunto de eventos estranhos começa a ocorrer, afetando a vida de todos na vila.”.


DIMITRIS ANDRIKOPOULOS
Título: VIBRATING
INTÉRPRETE: Hugo M. Moreira Violino
Duração:  ca. 7 min

Vibrating, para violino e fixed media é um breve estudo baseado inteiramente no preset Vibrating do SkyDust. A obra experimenta com as áreas extremas de altura do preset, procurando obter os meios expressivos mais intensos a partir do mínimo de material composicional utilizado.


ANA RITA COSTA
SONHOS DE KAIRÓS
Título: Sonhos de Kairós
Duração: ca. 7 min

Sonho de Kairós explora a temporalidade e atemporalidade da experiência musical; convida a uma escuta ativa e imersiva, onde as fronteiras entre passado e presente se diluem no espaço sonoro. A composição cria um ambiente propício à contemplação da impermanência e da constante transformação da vida, ecoando memórias e a importância do momento presente. Vozes etéreas, suspensas no tempo, guiam uma narrativa que reflete a efemeridade da existência.

A peça procura ativar novas formas de empatia e entendimento, tanto intrapessoal como interpessoal. Um espaço sonoro onde a arte se torna um espelho da nossa própria natureza, incentivando uma conexão mais profunda com o ambiente acústico e as nossas experiências internas.


RÚBEN DIAS
Título: PRODUCTION […]
Duração: ca. 12 min
Intérprete: Rúben Dias Piano

Production […] propõe uma escuta atenta às nuances tímbricas e espaciais, que se transformam lentamente ao longo do tempo. Cada partícula sonora desloca-se de maneira mais ou menos independente no espaço, alterando a nossa relação com os acordes e intervalos e revelando outras características e detalhes que seriam inaudíveis caso esses elementos permanecessem fixos durante toda a peça.

O piano, elemento do qual originam os sons que ouvimos na eletrónica, funciona como elemento uno e catalisador, conduzindo a progressão harmónica em arco.


TELMO MARQUES
Título: COUNTERCLOCK
Duração: ca. 6 min

Counterclock é uma peça eletroacústica de seis minutos que explora a inversão temporal e a percepção do espaço sonoro, inspirada no romance Counter-Clock World de Philip K. Dick. A obra desenvolve-se num fluxo acusmático em que a matéria sonora parece reverter-se sobre si mesma, evocando um universo onde o tempo corre ao contrário. Com a utilização do sintetizador SkyDust e a espacialização avançada proporcionada pelo Sound Particles, os sons emergem, dissipam-se e reorganizam-se num jogo dinâmico de camadas e profundidade tridimensional. Entre texturas granulares, ressonâncias espectrais e fragmentos melódicos desconstruídos, Counterclock desafia a linearidade auditiva, convidando o ouvinte a uma experiência imersiva onde passado e futuro se tornam indistintos.


GONÇALO FEIJÃO 
Título: IMPROMPTU PARA SKYDUST N.º 1
Duração: ca. 5 min.
INTÉRPRETE: Gonçalo Feijão Sintetizadores

A Impromptu N.º 1 tem por base a ideia de explorar o sintetizador SkyDust através da improvisação. Nesta peça o SkyDust é o único instrumento utilizado, a estrutura segue um modelo bastante comum em arranjos de música improvisada (tema – solo – tema) e além da improvisação melódica e da transformação sonora é também explorada o controlo da espacialização do som em tempo real.

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