Entre fevereiro e maio de 2026, a ESMAE e a FLUP acolhem um ciclo de quatro conferências que explora os diálogos históricos e contemporâneos entre estas duas artes. A iniciativa, organizada por Ângela da Ponte (CESEM/ESMAE) e Pedro Eiras (ILC /FLUP), reúne investigadores de ambas as instituições para debater temas que vão da lírica grega à música atual, culminando numa sessão de encerramento com a criação musical de textos inéditos.
Desde sempre a música e a literatura estabeleceram diálogos. A poesia lírica grega era acompanhada pela lira. As cantigas medievais cruzavam música e poesia. Picander escreveu para Bach, Da Ponte para Mozart. Wagner sonhou uma Gesamtkunstwerk, supremo encontro entre as linguagens. Lopes Graça compôs sobre poemas de Sophia, Luciano Berio sobre textos de Sanguinetti. Thomas Mann inventou um inquietante Doutor Fausto, compositor. E que dizer dos poemas em tantas canções de The Beatles, Jacques Brel, Bob Dylan?
A suíte de conferências Música e Literatura pretende interrogar os cruzamentos entre as duas formas artísticas, colocando em diálogo investigadores da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Como sessão de encerramento, textos inéditos serão musicados em tempo real pelo Ensemble Eco.
Organização: Ângela da Ponte (CESEM/ESMAE) e Pedro Eiras (ILC/FLUP)
24 de fevereiro, 18h00
Ângela da Ponte
Ana Freijo
FLUP - Anfiteatro Nobre
24 de março, 18h00
Pedro Eiras
Rosa Martelo
ESMAE, Sala Teresa Macedo
21 de abril, 18h00
Rui Penha
Daniel Moreira
FLUP - Sala de Reuniões 2
26 de maio, 18h00
Maria Luísa Malato
Simão Valente
ESMAE - Sala Teresa Macedo
UID/00500/2025
DOI: https://doi.org/10.54499/UID/00500/2025


