Entrada > Departamentos > Teatro

Departamento de Teatro

O Departamento de Teatro visa a formação, ao mais alto nível, de profissionais de teatro nas suas diversas áreas de especialização. 

A sua criação remonta ao ano de 1992 em conjunto com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Inicialmente com formações de nível de Bacharel, ajusta a sua oferta formativa à evolução legislativa e em 1998 adapta os seus cursos para ao Acordo de Bolonha.

Atualmente congrega, em diferentes graus de ensino, uma formação diversificada nas Artes Cénicas (Teatro, Ópera, Dança e Práticas Artísticas Comunitárias, com áreas de especializações em Cenografia, Direção de Cena e Produção, Encenação, Interpretação, Figurino, Luz e Som).

A qualidade técnico‐pedagógica e artística do corpo docente com forte implantação no tecido produtivo, permite o constante questionamento sobre as técnicas e as práticas de ensino/aprendizagem e centra a formação para o exercício da prática profissional.

Cursos conferentes de grau:

Licenciatura em Teatro

(Formação específica nas áreas de Cenografia, Direção de Cena e Produção, Figurino, Interpretação e Luz/Som)

Consultar mais informação aqui...

Mestrado em Teatro

 (Formação específica nas áreas de Encenação e Interpretação, Design de Figurino, Design de Cenografia, Design de Luz, Design de Som, Direção de Cena e Produção)

Pós-Graduações:

Pós-graduações em Práticas Artísticas e Comunidades, em Dança Contemporânea, participando na Pós-graduação em Ópera e estudos Músico-Teatrais

Cursos livres de iniciação e de formação especializada:

Consultar mais informação aqui...

 

O Departamento de Teatro tem protocolos celebrados com diversas instituições para a implementação de projetos artísticos e pedagógicos: Teatro Nacional São João, Câmara Municipal do Porto, Casa da Música, FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua, FBAUP, PELE, Hospital S. João, IPO, Fábrica Social ‐ Fundação José Rodrigues, O Teatrão, Operanorte e Produções Suplementares de Teatro, entre outros.