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Publicado em: 21 Março 2025

'Pesquisa Artística em Interpretação' - Ciclo de Palestras

Entre fevereiro e abril de 2025, na ESMAE.

O Mestrado em Música - Interpretação Artística, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, promove o ciclo de palestras "Pesquisa Artística em Interpretação", que decorrerá entre os meses de fevereiro e abril de 2025. Este ciclo de palestras pretende motivar os futuros artistas e intérpretes a fomentar a exploração de ideias e reflexão sobre a sua própria atividade, com vista a desenvolver autonomia e novas competências numa abordagem pluridisciplinar, envolvendo musicologia aplicada, tecnologia/inteligência artificial (IA) e prática performativa. 

A programação conta com especialistas renomados em diversas áreas da interpretação musical, abordando temáticas relevantes para a investigação e a prática artística, incluindo história da performance, influência tecnológica, metodologia de pesquisa, dor nos músicos, psicologia na música, entre outros. 

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade, limitada aos lugares disponíveis. 

Programa:
(em atualização)

19 de fevereiro de 2025

Palestrante: Sofia Lourenço (Doutora em Música e Musicologia, Universidade de Évora)
Tema: "As escolas de piano europeias no século XX: personalidade e identidade estética dos intérpretes"
Hora: 11h30
Local:
Sala 1.7


Resumo: Partindo de uma pesquisa intensa desde há duas décadas, o objetivo deste estudo é a caracterização de performances representativas de pianistas, através da aferição de linhas essenciais e principais tendências da prática performativa, referenciadas como Escolas Nacionais de Piano. A sua identificação e o seu estudo sistemático protegem e valorizam a herança do património imaterial da música de origem Europeia na compreensão de processos de identificação, mediação e hibridação na prática e comunicação musical.

26 de fevereiro de 2025

Palestrante: Tiago Hora (Doutor em Musicologia Histórica, Universidade Nova)
Tema: "Investigação e fontes fonográficas: história, metodologias e desafios"

ResumoAo longo das últimas décadas deu-se um crescimento da investigação em torno de fontes fonográficas, revelando um riquíssimo manancial de informação que estas encerram em si mesmas, conferindo-lhes um lugar de relevo para a investigação musicológica e artística. 
A recolha e interpretação de dados de fontes fonográficas tornou-se uma das mais recentes linhas da investigação em torno da produção musical dos últimos 100 anos, cada vez mais presente em estudos de prática performativa e historiografia da indústria discográfica e a produção musical e os seus participantes (músicos, produtores, engenheiros de som, etc.).
Tomando em consideração as gravações comerciais de Música Antiga produzidas em Portugal como estudo de caso, esta apresentação traça uma panorâmica sobre a historiografia deste contexto, metodologias e desafios da investigação neste domínio, especialmente no contexto específico da indústria discográfica portuguesa.

19 de março de 2025

Palestrante: Ana Catarina Lopes Pinto (Doutora em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa)
Tema: "A padronização dos golpes de arco no violino"
Local: Online

Resumo: Esta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada uma destas articulações. Através de uma pesquisa experimental em laboratório que envolveu trinta violinistas foi possível gravar – em formato de som, vídeo e Motion Capture (tecnologia de captura de movimento - MOCAP) –, um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de quarenta e dois excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diversos movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação no âmbito da aquisição de competências para violinistas e professores de violino.

26 de março de 2025

Palestrante: André Baltazar (Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa)
Tema: "Tailoring technology to enhance artistic performances and art exhibitions"
Hora: 11h00
Local: 
Sala 1.7

Resumo:  O objetivo geral desta pesquisa é promover o uso de gestos em um contexto artístico para a criação de novas formas de expressão.
Ao reconhecer os gestos do artista, é possível mapeá-los para diversos controles, desde o controle de iluminação até a criação de visuais, controle de som ou até mesmo criação musical, permitindo assim aos artistas a manipulação de eventos criativos em tempo real.
O trabalho apresentado aqui assume esse desafio, usando uma abordagem multidisciplinar para o problema, com base em alguns dos princípios conhecidos de como os humanos reconhecem gestos, juntamente com os métodos da ciência da computação para concluir a tarefa com sucesso. Pretende-se assim descrever uma estrutura de reconhecimento de gestos desenvolvida com o objetivo de ser usada principalmente no domínio da performance artística.

2 de abril de 2025

Palestrante: Pedro Couto Soares (Doutor em Música, Universidade de Aveiro)
Tema: "Musical tension and muscular tension: the performer's experience and the listener's experience"
Hora: 11h00
Local: 
Sala 1.7

Resumo: O presente trabalho é o resultado duma investigação heurística sobre os efeitos do estudo da Técnica Alexander (TA) na prática e no ensino da flauta. Mediante a frequência de uma centena de aulas de Técnica Alexander, procedeu-se a uma análise reflexiva da aprendizagem e prática individual, registando a sua evolução através da progressiva incorporação dos princípios e metodologias daquela técnica. A primeira parte descreve os princípios e procedimentos da TA enquadrando-a na problemática das relações entre conhecimento tácito e explícito, nos processos de controlo motor voluntário e involuntário, e na eficácia e eficiência dos automatismos neuromusculares.
A segunda parte constitui a descrição e análise do processo transformador catalisado pelo estudo da TA: modificações na coordenação muscular; na técnica respiratória. A tese argumenta que a TA pode desempenhar um papel fundamental na melhoria do desempenho dum músico, baseando-se numa experimentação guiada que promova uma maior autoconsciência dos processos neuromusculares do que na instrução prescritiva e explícita.

9 de abril de 2025

Palestrante: Ana Zão (Doutora em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, Universidade do Porto)
Tema: "Dor nos músicos: prevalência, impacto na performance e fatores associados"
Local: sala 1.7
Hora: 11h30

Resumo: Um estudo inovador em Portugal, desenvolvido pela médica e docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Ana Zão, no âmbito do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), revelou quais os principais fatores associados ao desenvolvimento de dor em músicos profissionais e estudantes de música, lançando pistas para uma avaliação mais precisa e um tratamento mais abrangente, também centrado na prevenção.
Sabe-se que a dor é o problema de saúde mais comum nos músicos, sendo fundamental atuar preventivamente. Apesar dos progressos verificados no que ao diagnóstico e tratamento diz respeito, os programas preventivos ainda escasseiam. “Para colmatarmos este problema, é essencial compreender o que origina os quadros de dor, o que os potencia e quais os fatores de risco. É esta a linha de investigação que está subjacente a este trabalho”, explica Ana Zão, formada enquanto performer de piano.
Segundo Ana Zão, estes indicadores reforçam “a necessidade de implementação de boas rotinas em termos de programas de exercício e outras estratégias, como a prática mental – ou seja, aspetos mais específicos relacionados com performance que nos dão pistas sobre como melhorar do ponto de vista de formação académica dos músicos”.

23 de abril de 2025

Palestrante: Carlos Damas (Doutor em Psicologia da Música, Universidade Nova)
Tema: "A psicologia na educação e performance musical"
LocalOnline

ResumoEm música, uma apresentação bem sucedida depende, em parte, de fatores psicológicos. Um instrumentista altamente dotado poderá não conseguir exprimir-se perante um público ou júri se não estiver psicologicamente preparado. A preparação mental pode ser considerada como um dos fatores mais importantes para o bem estar e bom desempenho dos músicos. Por norma, músicos e professores investem na preparação técnica, mas negligenciam a preparação mental, indispensável para um desempenho de sucesso. Uma preparação adequada pode ajudar a melhorar a autoeficácia. De forma a avaliar a incidência do problema da ansiedade relativa ao desempenho na comunidade portuguesa de músicos, foi realizada uma sondagem com um inquérito. Responderam 185 voluntários, destes, 86,5% mencionou sofrer com a ansiedade do desempenho musical.  A intervenção consistiu em sessões de treino individuais, que serviram para fomentar as competências dos indivíduos para lidarem com a ansiedade do desempenho musical. Foram trabalhadas as cognições irracionais e intrusivas, numa tentativa da as transformar racionais.  Conclui-se que a autoeficácia é um fator mediador dos níveis da ansiedade e eficácia e que, através da sua promoção, é possível diminuir a ansiedade do desempenho musical.

30 de abril de 2025

Palestrante: Ígor Rocha e Silva (Mestre em Música - Interpretação Artística 2021/ Doutorando em Ciências da Cultura, Universidade do Minho)
Tema: "Sobre o Finale op. 35 de F. Chopin"
Hora: 11h00
Local: 
Sala 1.7

Resumo: O presente trabalho consiste na investigação de aspetos históricos e musicológicos relacionados ao último andamento, Finale, da Sonata em Si bemol menor Op. 35 de Frédéric Chopin. A escrita musical deste andamento, por conter escassas indicações interpretativas, motivou a realização desta investigação que se propõe a compreender diferentes interpretações dadas a ele ao longo dos séculos XX e XXI. Esta dissertação contém uma revisão bibliográfica sobre o contexto na qual a obra foi concebida e aspetos da escrita musical para piano de Chopin, bem como um estudo comparativo de dezanove gravações do Finale realizadas por diferentes intérpretes e uma proposta interpretativa do autor.

O ciclo de palestras 'Pesquisa Artística em Interpretação' conta com a coordenação dos professores Nuno Pinto e Sofia Lourenço.

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