OS NOIVOS
Música de Francisco de Sá Noronha
Libreto de Artur Azevedo
Ópera Estúdio da ESMAE
Orquestra (Coletivo) da ESMAE
Quinta-feira, 19 de maio, 21h00, Coliseu Porto Ageas (ligação...)
(Descontos: Amigos Coliseu: 20%; estudantes: 50%; maiores 65 anos: 25%; famílias - +3 bilhetes: 25%; cartão Porto.: 20%)
Dossier de Imprensa: textos de Luísa Cymbron, António Durães e António Salgado; ficha artística e técnica (ver pdf...)
OS NOVOS NOIVOS (três casamentos e (quase) um funeral)
Afinal, os noivos não são dois, nem quatro: são seis e a peça haveria de estrear em Novembro de 1880. O funeral (do compositor), esse, aconteceria em janeiro de 1881. E a soma performática faz-se num lapso de tempo curto apesar da extensão da obra. Tudo começa num entardecer de um dia igual a tantos outros, com o recolher dos trabalhadores às suas casas (no original, os escravos a recolher às cubatas, coisa que aqui quisemos evitar, mais por razões de orçamento – a escravatura está cada vez mais cara – do que por razões éticas formais, que também foram discutidas e tidas em consideração); decorre durante esse serão e posterior jantar que, de repente, tem convidados inesperados, coisa anormal naquele lugar fora de quase todas as rotas; segue noite fora até ao amanhecer do dia seguinte; e termina, esclarecidas todas as confusões que entretanto se desenrolam perante os nossos olhos, desatados todos os nós, e são tantos, algures perto da hora de almoço.
A peça, sendo relativamente longa, é muito ágil no seu desenrolar. Com passo estugado, ela vai avançando a caminho de um desenlace adivinhado na sua simplicidade, mantendo-se ainda assim, sempre, num território escorregadio, cujo chão vai sempre faltando ao espectador interessado e, mais ainda, às personagens que, enredadas no labirinto do que desconhecem, não conseguem entender as meadas com que se entretecem e, pior, não conseguem encontrar espaço físico, ou seja, tempo e disponibilidade, para se esclarecerem definitivamente.
Trata-se de uma comédia e de uma ideia para um teatro de ópera que opere neste território específico sendo por isso mais específicas as partes que são cantadas, capazes de se fazerem ouvir através de vozes solidamente construídas, ou de outras mais simples que são nutridas por habilidades que vão muito para além delas, são mais corpo e pernas e palavra proferida.
E acontece no dealbar do regresso ao Brasil do famoso compositor depois de quase vinte anos em Portugal, deambulando entre o Porto e Lisboa e, num movimento que incluía a província musical portuguesa: Coimbra, Braga, Guimarães, Madeira e Açores, entre outros (poucos) lugares.
(...)
Extraído do texto/apresentação da obra de António Durães
Ficha Artística e Técnica
Direção Artística - António Salgado
Direção Musical - José Eduardo Gomes
Encenação - António Durães
Direção de Movimento - Cláudia Marisa
Cenografia - Marta Silva
Figurinos - Manuela Bronze
Assistente de Figurinos - Mónica Melo
Desenho de Luz - Rui Damas
Operação de followspot - Diogo Teixeira
Som - Marco Conceição
Assistente de Som - João Silva
Coordenação de Produção - António Salgado, Rui Damas
Apoio à Produção - Regina Castro
Apoio à Produção executiva - Nísia Araújo e Rui Araújo
Direção de Cena e Assistente de Produção - Anita Magalhães Faria
Direção Vocal - António Salgado, Rui Taveira
Coordenação do Coletivo Orquestral - Jorge Alves
Pianista correpetidor - David Ferreira
Direção do coro - Carlos Meireles
Preparação e transcrição do texto e partitura - Brian MacKay, Samuel Vieira
Apoio musicológico - Luísa Cymbron
Imagem do cartaz - Marta Silva
Design gráfico e divulgação - Gabinete de Comunicação da ESMAE
Registo audiovisual e fotografia - Serviços Audiovisuais da ESMAE
Conceção do projeto - Musicamera_Produções
Co-produção - ESMAE/IPP & Musicamera_Produções - Estúdio de Ópera da ESMAE
Elenco/Coro
Alunos da Licenciatura em Música (Canto)
Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais
Mestrado em Interpretação Artística
Personagens
O Tenente-Coronel, fazendeiro (Baixo/ Barítono) - Sérgio Ramos
Leonor, jovem órfã sua protegida (Soprano) - Maria Mendes/Beatriz Patrocínio
Dona Maria, solteirona à procura de marido (Soprano/Mezzo) - Júlia Anjos/Ana Rosa
O Doutor Pinheiro, juiz na vila mais próxima da fazenda (Tenor) - Henrique Lencastre
Passos Pereira, um funcionário da corte (Barítono) - Ricardo Rebelo
Francelina, sua filha (Soprano) - Beatriz Ramos/Joana Santos
Frederico, filho do Tenente-Coronel (Tenor) - Marcelo Alexandre
Raimundo, estudante gago, amigo de Frederico (Tenor) - Cliff Pereira
O Vigário (Barítono/ Baixo) - Erick Valverde/Miguel Soares
O Mestre Escola (Barítono) - Carlos Meireles
Clorindo - Gustavo Godinho
Salustiana - Patrícia Gonçalves
Fabrícia - Beatriz Ramos/Joana Santos
Trabalhadores - Afonso Nogueira, Beatriz Sousa, Catarina Santos,
Inês Margaça, José Carvalho, Luís Ventura de Sousa,
Maria Duarte, Rafael Moreira Pinto, Rita Gama Martins
Orquestra da ESMAE (Coletivo da ESMAE)
Alunos da Licenciatura em Música (Instrumento)
Mestrado em Interpretação Artística
Violinos I
Maria João Faria, João Sá, Inês Quintas, João Melo, Maxence Mouriès, Inês Correia, Francisca Ribeiro, Pedro Santos
Violinos II
Inês Meneses, Catarina Barbosa, Joana Póvoa Monteiro, Hugo Oliveira, Francisco Russo, Mariana Monteiro
Violas
Joana Silva, Carolina Gonçalves, Ana Rita Mendes Francisco Cymbron Cabral, Marlene Patrício
Violoncelos
Joana Teixeira, Carolina Costa, João Oliveira, Sofia Pinto
Contrabaixos
Gil Pereira, Tiago Gomes, Inês Mendes
Flauta
Ana Sofia Machado
Clarinetes
Tiago Maia, Eduardo Seabra
Trompetes
Pedro Costa, Elisabete Gorrão
Trombone
Ivan Vicente
Tuba
Ana Raquel Marques
Percussão
Óscar Rodrigues, Tiago Sousa
Equipa de Cenografia
Construção de Cenografia e Adereços
Carolina Trigo, Catarina Brandão, Diana Queirós, Maria Inês Campos, Inês Costa, Inês Sarmento, Isabela Sá, Leonor Gomes, Luís Silva, Miguel Marques Silva, Renata Remelgado, Rita Cruz, Rúben Ponto, Tis Correia
Professores orientadores
Hélder Maia, Marta Silva e Patrícia Pescada
Montagem, digressão e apoio à Cenografia
Diana Queirós, Maria Eugênia Cavaggioni
Equipa de Figurinos
Confeção
Adriana Figueiredo, Emm Hubmann, Francisca Marinho, Guilherme Delgado, Mónica Melo, Rafaela Amen, Raquel Ribeiro
Professoras orientadoras
Berta Cardoso, Letícia Santos, Manuela Ferreira, Mónica Melo
Equipa de Camarins
Chefe de camarins - Raquel Ribeiro
Adriana Figueiredo, Beatriz Veríssimo, Bruno Faustino, Emm Hubmann, Francisca Marinho, João Gomes, Mónica Melo, Rafaela Amen, Sandra Barbosa
Equipa de Produção de Fotografia
Cenografia, fotografia de cena e retratos
Andreia Oliveira, Adélia Trindade, Beatriz Silveira, Beatriz Correia, Catarina Carneiro, Carina Rodrigues, Daniela Firmino, Diogo Vieira, Emanuel Constantino, Eduarda Vilela, Hugo Ferraz, Inês Mouroa, Joana Neves, Joaquim Garrido, Júlia Teixeira, Maria Inês Queirós, Magda Pires, Raquel Agra, Teresa Ribeiro, Vítor Ribeiro
Coordenação e direção da produção fotográfica
Professora orientadora - Maria João Cortesão (ESMAD)
Apoio técnico na edição das imagens do cenário
João Paulo Gomes (Centro de Produção e Recursos da ESMAD)
Agradecimentos
Carlos Neves, Elisabete Leão, Filipe Luís Bernardo, Hugo Andrade
Joana Costa, Manuel Carvalho, Maria João Teixeira, Mónica Rocha
Paulo Bastos, Ricardo Lopes
Apoios
ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design - P.PORTO)
Teatro Nacional São João
IberFibran - Poliestireno Extrudido, SA
Jaime Loureiro & Filhos Lda
Cartaz - Casa das Artes, Famalicão (13 de maio)
Cartaz - Coliseu Porto Ageas (19 de maio)