O CAVALEIRO AZUL: CHARLES ROSEN 1927-2012
Colóquio Internacional Bilateral Itália-Portugal
Porto, 20-22 de outubro de 2022
Fundação Eng. António de Almeida
e.mail: conf.rosen2022@gmail.com
O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM- P. Porto https://cesem.fcsh.unl.pt) em colaboração com o Conservatório “A. Corelli” de Messina (http://consme.it) e a Fundação Eng. António de Almeida (http://feaa.pt) têm o prazer de anunciar o Colóquio Internacional Bilateral “O Cavaleiro Azul: Charles Rosen 1927-2012”, que terá lugar no Porto, entre os dias 20 e 22 de Outubro de 2022.
O título do colóquio remete para o título da revista, de excepcional importância histórica, Der Blaue Reiter. Publicada na primeira década do séc. XX, a revista constituiu-se como um importante veículo na divulgação de ideias novas e radicais sobre a arte, um lugar de partilha de experiências, rico em implicações estéticas, entre Schönberg e Kandinskij.
Mas Der blaue Reiter é, antes mais, o título de uma pintura figurativa do mesmo Kandinskij, representando um cavaleiro vestido com uma capa azul a cavalgar num campo inclinado de cor verde-ouro. O pintor russo, convidado a explicar o significado da pintura, afirmou ter ficado fascinado pelo mito do cavaleiro medieval, e ter representado esse cavaleiro como símbolo da luta do espírito contra o materialismo. Assim, retomamos essa ideia para lembrar Charles Rosen, cavaleiro da música.
Completando-se em 2022 dez anos do falecimento do pianista e musicólogo americano, este colóquio é uma boa oportunidade para prestar uma homenagem a esta figura de excepção, relembrar o seu legado musicológico e artístico, julgar e apreciar colectivamente a actualidade do seu pensamento: por um lado, no que diz respeito à sua pesquisa sobre o Classicismo Vienense e sobre os inúmeros aspectos do período Romântico e Moderno; por outro lado, a oportunidade de retomar as suas sugestões críticas que, ainda que não desenvolvidas, são, no entanto, aberturas epistemológicas interessantes para um investigador de hoje.
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