A ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo recebe, nos dias 9 e 10 de outubro, uma Masterclass de Violino, Viola e Música de Câmara, orientada pela violinista Alfia Bakieva. O evento terá lugar na sala 209, entre as 14h00 e as 17h00, e centra-se no repertório Barroco e Clássico. Esta Masterclass prevê ainda a participação de grupos de Música de Câmara, com repertório Barroco e Clássico.
Alfia Bakieva, violinista e multi-instrumentista nascida em Novosibirsk, na Rússia, destaca-se pela versatilidade entre música antiga e tradições populares. Tem colaborado com prestigiados ensembles europeus como Il Pomo d’Oro e Le Musicienne du Concert des Nations.
Biografia
Alfia Bakieva é uma violinista de origens tártaras, atualmente a viver em Salzburgo, Áustria. É também multi-instrumentista, com um forte enfoque na música folk, tocando nomeadamente violino folk, kylkobiz, ghizzhak e outros instrumentos tradicionais. É membro fundador do ensemble Ekiyat, dedicado à preservação e reinterpretação das tradições musicais tártaras.
Estudou violino com E. Baskina na Escola Especializada de Música de Novosibirsk e violino barroco com Enrico Onofri (Conservatório de Palermo) e Hiro Kurosaki (Universidade Mozarteum), especializando-se em Prática de Interpretação Historicamente Informada nos repertórios do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo.
De 2004 a 2008, foi assistente de concertino e violinista solista da Musica Aeterna, no Teatro Estatal de Ópera e Ballet de Novosibirsk, sob a direção de Teodor Currentzis.
Alfia recebeu várias bolsas de estudo, incluindo o apoio da família Shostakovich no VII Concurso Internacional de Quartetos D. Shostakovich. Foi finalista do Concurso de Música Antiga de Bruges em 2017 e, em 2018, venceu os três prémios de música de câmara no Concurso Händel de Göttingen. Em 2023, foi nomeada para o prémio “Addicted to Bach”, instituído pela família do laureado com o Prémio Nobel Günter Blobel.
Paralelamente à música antiga e folk, é apaixonada pelo tango. Colabora com a Orquestra Argentina de Tango Rascasuelos, dirigida pelo compositor e bandoneonista Patricio Bonfiglio. Juntos atuaram no Festival de Rock de Roskilde, em Copenhaga, em 2018, partilhando o cartaz com Dua Lipa, Massive Attack, Gorillaz, entre outros.
Em 2021, participou nas audições Jumpstart Jr., em Amesterdão, tendo-lhe sido atribuído, por um período de sete anos, um violino de Francesco Ruggeri (Cremona, 1680).
Em 2024, Alfia gravou um álbum a solo de concertos para violino de Vivaldi, para a editora Alia Vox, com Le Musicienne du Concert des Nations sob a direção de Jordi Savall. Em janeiro de 2025, foi convidada a tocar o violino “Dalla Costa” de 1764, de W. A. Mozart, na Fundação Mozart de Salzburgo, durante o Festival Mozart.
Atualmente, é ativa como solista, concertino e chefe de naipe em ensembles como Il Pomo d’Oro, Ensemble Hemiolia, Le Musicienne du Concert des Nations, Il Concerto Scirocco, Cappella Mediterranea, Dresden Festspiel Orchester, Bonne Corde, Ensemble Imaginarium, Ensemble Ludovice, entre outros.