Entrada > Notícias > Masterclass de Piano com Fülei Balázs
Publicado em: 24 Abril 2025

Masterclass de Piano com Fülei Balázs

Dias 7 e 8 de maio de 2025, na sala Teresa Macedo.

Nos dias 7 e 8 de maio de 2025, a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) recebe o pianista húngaro Fülei Balázs para uma masterclass de piano, que terá lugar na Sala Teresa Macedo. Professor na Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste, Fülei Balázs tem uma vasta carreira como solista e músico de câmara, com atuações em salas como o Carnegie Hall, Concertgebouw e Konzerthaus. 

 

Biografia

Fülei Balázs é um pianista galardoado com os prémios Franz Liszt, Artisjus e Junior Prima, com mais de trinta concertos para piano no seu repertório, incluindo todos os concertos de Beethoven, Brahms e Bartók. As sofisticadas compilações dos seus recitais a solo, normalmente acompanhadas por uma introdução pessoal do artista, oferecem sempre uma nova e entusiasmante perspetiva sobre a música clássica. É professor assistente na Academia Liszt e, desde 2015, é o Diretor do Departamento de Música de Câmara. Tem ministrado masterclasses por todo o mundo e é fundador e diretor artístico da Echo Summer Academy, realizada todos os anos no Castelo Károlyi em Fehérvárcsurgó.

Fülei Balázs, segundo a imprensa especializada e não só, conquistou o reconhecimento da profissão e do público, tanto na Hungria como no estrangeiro, não apenas pela sua “interpretação plenamente amadurecida, perfeitamente pensada e minuciosamente trabalhada até ao mais ínfimo pormenor”, mas também pelas suas ideias invulgares. Criou um novo género graças às suas excelentes capacidades de comunicação, expressão verbal e oratória. Pelo menos na Hungria, já que a tradição dos concertos “com narrativa” remonta a várias décadas nos Estados Unidos e está ligada a Leonard Bernstein. Nestes concertos fora do comum, que envolvem também o público, apresenta as peças com algumas histórias; frequentemente projeta imagens e recita poemas relacionados com o tema. O seu objetivo é aproximar a música de todos, colocando o público na perspetiva das suas próprias vidas. Alguns programas destinam-se a adultos, enquanto outros são direcionados a crianças e alunos do ensino básico e secundário. No entanto, há um parâmetro que é sempre comum: Balázs Fülei interpreta as peças ao mais alto nível artístico. Um concerto é sempre um concerto. Para ele, a música é uma oportunidade de ligação, em que o ouvinte está sempre envolvido. As suas qualidades chamaram a atenção da Rádio Bartók: desde setembro de 2020, apresenta quinzenalmente o programa “Quarteto”, muito popular.

O artista mantém uma forte ligação com Bartók: como um dos intérpretes mais ativos do Ano Comemorativo de 2016, deu inúmeros concertos na Hungria e no estrangeiro. Em recitais a solo na Europa, o público está geralmente familiarizado com as obras do compositor, mas estas são frequentemente ouvidas pela primeira vez fora do continente. Em Bangalore, na Índia, deu uma palestra sobre Bartók e a música popular perante um público de dois mil pessoas; no Vietname foi o primeiro intérprete a tocar obras de Bartók: realizou um recital a solo no Conservatório de Ho Chi Minh e deu um concerto numa galeria de arte em Hanói, onde tocou entre quadros de artistas vietnamitas inspirados na música de Bartók.

Balázs Fülei entrou cedo no panorama musical internacional. Fez o seu recital de estreia em 2008 no Carnegie Hall de Nova Iorque, considerada a sala de concertos mais prestigiada do mundo; já atuou também na Konzerthaus de Viena, no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, no Kioi Hall de Tóquio e no Concertgebouw de Amesterdão. Tocou com as principais orquestras sinfónicas húngaras e internacionais. Já atuou em quase todos os países da Europa, Israel, Estados Unidos da América, Austrália, Japão, China e Vietname. Apresenta-se regularmente com a sua formação permanente, o Trio Auer; tem sido parceiro frequente do Quarteto Kodály, com quem já fez digressões na Índia. Foi solista de uma das principais formações mundiais, a Camerata Bern, na Sala Grande da Academia Liszt.
Mantém uma colaboração ativa com vários compositores húngaros e tem participado frequentemente em estreias e gravações para rádio. Gravou quatro álbuns a solo: em 2013, com obras de Bartók e Grieg; em 2015, com peças de Brahms, Beethoven, Debussy e composições de András Gábor Virágh inspiradas no tema da Lua. Em 2019, gravou as penúltimas sonatas de Beethoven e Schubert, bem como um álbum dedicado a Liszt. O primeiro CD com o Trio Auer foi lançado em 2019. Em 2022, estão previstos mais quatro novos álbuns.

O ensino tem desempenhado um papel muito importante na carreira do artista, complementando a sua atividade de concertos. Desde 2012 leciona música de câmara na Academia Liszt. Em 2013 obteve o seu doutoramento e, em 2018, a habilitação. Desde 2015 é Diretor do Departamento de Música de Câmara. Para além das aulas, procura também oportunidades e concertos para os seus alunos mais talentosos. Modera pessoalmente esses programas, apresentando os intérpretes e revelando ao público alguns segredos dos bastidores, bem como o contexto de cada obra. A sua atividade pedagógica não se restringe à Academia Liszt: no verão de 2016 fundou a Echo Summer Academy, uma masterclass internacional de música de câmara e instrumental baseada na tradição húngara, que desde então tem atraído todos os anos participantes de todo o mundo.

A prestigiada fábrica de pianos Steinway & Sons presta especial atenção à carreira dos artistas que escolhem os seus instrumentos para salas de concertos e gravações, e que possuem e praticam em pianos Steinway. Balázs Fülei foi distinguido com o título honorífico de ‘Steinway Artist’ a 28 de agosto de 2020. Junta-se assim a artistas como Martha Argerich, Vladimir Ashkenazy, Daniel Barenboim, Evgeny Kissin, Krystian Zimerman, Mitsuko Uchida e Grigory Sokolov.

Fonte: balazsfulei.com

Combined Shape

Navigation