A ESMAE acolhe, nos dias 13 e 19 de dezembro, duas masterclasses de Dança orientadas pelos criadores Sol Garcia e Júlio Cerdeira, promovidas pela ESMAE e pela Companhia Instável no contexto do iCoDaCo – International Contemporary Dance Collective, projeto de larga escala da Europa Criativa, cofinanciado pela União Europeia e coordenado pela ilDance, do qual a Instável é parceira. As iniciativas contam ainda com o apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
A primeira sessão decorre no sábado, 13 de dezembro, entre as 9h30 e as 14h30, na Sala 213 (na ESMAE), e será conduzida por Sol Garcia. A artista propõe um trabalho centrado no floorwork, partindo de exercícios que exploram a relação do corpo com o chão, a perceção do peso, da estrutura e da forma, e a organicidade no movimento.
A segunda masterclass acontecerá na sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 16h00, no InDance, e será orientada por Júlio Cerdeira. Sob o título Spiraling Bodies, a sessão propõe um aprofundamento técnico de Flying Low, explorando movimentos espirais, entradas e saídas do chão e diferentes dinâmicas de expansão no espaço.

Sol Garcia (fotografia: Joana Camilo)
Sol Garcia, intérprete, coreógrafa e professora sediada no Porto. A sua prática artística está profundamente enraizada na pesquisa do movimento, dramaturgia física e na exploração de abordagens interdisciplinares à dança contemporânea. Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança. Começou os seus estudos de dança através das Danças Urbanas. Foi artista convidada para os projetos Feinprobe Honigsüss – The Oversweet Experience e The Movement of Our Roots em Lutherstadt Wittenberg, Alemanha, em 2008/2009 e 2010. Desde 2009, tem trabalhado como intérprete, participando em criações de Victor Hugo Pontes, Benvindo Fonseca, Tiago Rodrigues, Hofesh Shechter, Olga Roriz, Companhia Erva Daninha, Nuno Preto, Albano Jerónimo, Joana Providência, Companhia Instável, Clara Andermatt, João Lucas e Roberto Olivan. Desde 2014, é professora na FAICC (Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica), produzida pela Companhia Instável. De 2015 a 2019, dirigiu a Companhia Jovem Dancenter em Aveiro. Vencedora da 2ª edição do programa de televisão So You Think You Can Dance? (PT). Em 2018, completou um Mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro. Em 2024, junta-se ao elenco do filme A Pedra Sonha Dar Flor, de Rodrigo Areias, e ao Coletivo Europeu iCoDaCo para a Investigação em Dança Contemporânea.
Sobre a Masterclass:
O trabalho que será desenvolvido, está relacionado com as formas mais básicas de floorwork (movimento pelo chão). Centrando-se na perceção que o praticante tem do seu próprio corpo nas suas variadas características – peso, forma, dimensão, estrutura, etc. – o processo de evolução é realizado através de frases coreográficas construídas com organicidade de movimento de passagem pelo chão, permitindo ao aluno adquirir noção da força, flexibilidade e precisão que necessita para exercer determinado movimento, tornando o corpo mais ágil e disponível.
No seguimento da sessão, aquilo que é procurado é o senso de grupo, unidade, conjunto, massa humana, corpo de trabalho. Para isso, são utilizadas metodologias de composição coreográfica baseada na Tier 8 (Sound) do processo de investigação do projeto Europeu iCoDaCo, individualmente e em conjunto. Desta forma, existe uma oportunidade de potenciar a escolha, tomada de decisões e validações que é gerada proporcionando a partilha e o diálogo.

Júlio Cerdeira (fotografia: Braga'25 / Lais Pereira)
Júlio Cerdeira (1994, Braga - PT) é um artista transdisciplinar que trabalha o cruzamento de práticas artísticas para repensar a materialidade, a identidade e a politização dos corpos. Reinventa práticas de contacto-improvisação para a composição de corpos fluídos e transitórios, cria e encena dramaturgias feministas e questiona o lugar da violência na sociedade contemporânea.
Tem o Mestrado em Artes Cénicas - especialização em Direção Artística e Interpretação pela ESMAE, a Pós-graduação em Dança Contemporânea pela ESMAE e a Licenciatura em Teatro pela Universidade do Minho. Neste momento, é também doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Como performer, criador e coreógrafo colaborou com artistas e estruturas como: Né Barros, Elisabete Magalhães, Gustavo Ciríaco, Tales Frey, Rogério Nuno Costa, Sandro William Junqueira, Diogo Liberano, Lilian Walker, Instável - Centro Coreográfico, Ballet Contemporâneo do Norte, Festival DDD, International Contemporary Dance Collective (ICoDaCo), Bosnian National Theatre Zenica, Hosek Contemporary (Berlim), Bienal Internacional de Arte de Cerveira, entre outros.
Em 2019, co-fundou a BANQUETE - Associação de Investigação e Criação em Artes Performativas (Braga - PT), na qual desenvolve atividade como artista, investigador e programador.
É professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - Instituto Politécnico do Porto, estando atualmente a lecionar na Licenciatura em Teatro e no Mestrado em Artes Cénicas.
Sobre a Masterclass (Spiraling Bodies)
Esta Masterclass de dança contemporânea permitirá um aprofundamento técnico de Flying Low e de metodologias de composição coreográfica, a partir de improvisações desenvolvidas no contexto da Tier 10 (Movement/material generation) do projecto europeu ICoDaCo - International Contemporary Dance Colective da Instável - Centro Coreográfico. Neste workshop iremos passar por movimentos espiralares de entradas e saída do chão, movimentos que se expandem no espaço e improvisações orientadas que abrem e complexificam o vocabulário trabalhado em aula.


