ELENCO
(Alunas e alunos da Licenciatura e dos Mestrados da ESMAE)
• Fiordiligi (soprano)
Ana Rosa
Beatriz Patrocínio
• Dorabella (soprano)
Beatriz Patrocínio
Júlia Anjos
• Don Alfonso (barítono)
Gustavo Godinho
• Despina (soprano)
Rita Gama
Susana da Costa
• Ferrando (tenor)
Henrique Lencastre
Gabriel Neves dos Santos
• Guglielmo (barítono)
Fábio Soares
Pedro Santos
• Coro
Estúdio de Ópera da ESMAE
• Sopranos
Ana Rita Cruz, Ana Rosa, Barbara Xavier Quintais, Beatriz Patrocínio, Rita Gama
• Mezzo-sopranos
Júlia Anjos, Isabel Gundana, Maria Duarte, Susana da Costa,
• Tenores
Henrique Lencastre, João Pereira, Gabriel Neves dos Santos
• Barítonos
Fábio Soares, Gustavo Godinho, Pedro Santos
• Circo (alunos da INAC)
Alba Gabriel
George Swattridge
ENSEMBLE ORQUESTRAL DA ESMAE
(Alunas e alunos da Licenciatura, dos Mestrados da ESMAE e um colaborador)
• 1ºs Violinos
Pedro Rebelo
Matilda Mensink
Leonor Santos
Daniela Alves
Leonor Brunner
Mariana Mendes
• 2ºs Violinos
Hugo Oliveira
Inês Correia
Mafalda Vales
Bárbara Paradela
• Violas
Francisco Cymbron
Alice Peixinho
Francisco Salgado
Carolina Gonçalves
• Violoncelos
Marta Nabeiro
Raquel Mota
Sandro Marcondes
• Contrabaixos
Guilherme Fonseca
Pedro Silva
• Flautas
Joana Bezerra
Guilherme Nascimento
• Oboés
Ana Beatriz Martins
Diana Magalhães
• Clarinetes
Ana João Andrade
Maria Inês Arezes
• Fagotes
Aurora Oliveira
Beatriz Fernandes
• Trompas
Carolina Silva
Luísa Magalhães
• Trompetes
Pedro Tafulo da Costa
Elisabete Gorrão
• Percussão
Bruno Silva
• Cravo
Luís Duarte
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Direção Artística: António Salgado
Direção Musical: Jan Wierzba
Encenação: António Durães
Produção Executiva: António Salgado, Lara Soares, Regina Castro
Direção de Cena: Lara Soares
Coordenação, Área Direção de Cena: Regina Castro
Assistência de Direção de Cena: Helena Matos, Pedro Lemos
Design de Luz: Bernardo Correia
Assistente de Luz: Guilherme Mota
Cenografia: Carlos Neves
Figurinos: Raquel Ribeiro
Maquilhadora: Ana Sousa
Costureira: Atelier Cláudia Marques
Correpetidores: David Ferreira, Luís Duarte
Apoio ao Movimento: Cláudia Marisa
Apoio ao Ilusionismo: Hélder Guimarães
Apoio Técnico: Bernardo Correia, Diogo Franco, Fernando Bernardo, João Matos, Jorge Vasconcelos, Pedro Coutinho, Zeca
Direção Vocal: António Salgado, Rui Taveira
Produção Orquestra: Carlos Azevedo, Jorge Alves, Nísia Araújo, Rui Araújo
Operação das legendas: Ana Rosa, Júlia Anjos
Materiais de Comunicação e Divulgação: Joana Gonçalves, Jorge Teixeira
Registo Audiovisual e Imagem: Carlos Filipe, Elisabete Moreira, Leonor Freitas, Renata Lima
Uma Produção Ópera Estúdio da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
APOIOS E AGRADECIMENTOS
Anita Magalhães Faria, Bárbara Godinho, Joana Machado, Manuela Ferreira, Marco Pereira, Mónica Melo, Patrícia Pescada, Rita Cruz, TNSJ
Mais informações: THSC.PT
//Duração Aproximada: 2h40 com intervalo
+ 16 anos
ÓPERA NA ESMAE
"A fundação do Ópera Estúdio da Esmae esteve diretamente ligado à criação da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais que veio preencher uma lacuna há muito tempo existente no panorama nacional na área da formação especializada em ópera nas suas diversas vertentes e na sua relação intrínseca com o processo de conceção, produção, realização e apresentação do espetáculo: ÓPERA. A ESMAE e a transversalidade do conjunto dos seus diversos Departamentos, e das mais valias aí existentes – Música, Teatro, Música Antiga, Serviços AudioVisuais – surge, por essa razão, no panorama das escolas superiores e universidades portuguesas de artes performativas, como o lugar privilegiado para a produção e criação de ópera em Portugal, ao nível do Ensino Superior.
A primeira temporada de ópera da ESMAE foi inaugurada em 2012 com a produção e criação do espetáculo constituído por duas obras Brechtianas – Mahagonny-Songspiel e Os Sete Pecados Mortais - de Kurt Weill/Brecht, com a direção de António Durães, e que teve como palco a Casa das Artes de Famalicão. Em março 2013, o Estúdio de Ópera apresentou L´Enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel, pelo mesmo encenador, no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto; maio de 2013, The Fairy Queen, de Henry Purcell, apresentada no Mosteiro de Tibães, com encenação de Sara Erlingsdotter; em Junho de 2013, Dialogues des Carmelites de Francis Poulenc, na sala preta da ESMAE, encenação de João Henriques; em Julho de 2013, A Flauta Mágica de W. A. Mozart, encenada pelo mundialmente reconhecido encenador de ópera, Peter Konwitschny, espetáculo apresentado no Coliseu do Porto, no Theatro Circo em Braga, na Casa das Artes de Famalicão, e no Centro Cultural Vila Flor de Guimarães; em dezembro de 2013, o espetáculo Dolorosa Speciosa com música de Vivaldi/Bach, é apresentado na Igreja das Taipas, no Porto, com encenação de Cláudia Marisa. Em 2014, março, o Estúdio de Ópera da ESMAE apresenta A Hora Espanhola de Ravel, no THSC, Porto; e em junho, O Auto da Índia, ópera contemporânea dos jovens compositores Leonor Abrunheira, José Tiago Baptista, Jorge Portela e Bruno Ferreira, com texto Gil Vicente, no THSC. Em 2015, seguem-se: Spekularis, criação coletiva com direção de Marcos Barbosa, no THSC, em abril, a Ópera dos Três Vinténs de Kurt Weill/Brecht, no THSC, com encenação de A. Durães, em maio, e em julho, é apresentada a primeira ópera europeia Ordo Virtutum, de Hildegard von Bingen, nos Claustros do Mosteiro São Bento da Vitória/TNSJ, Porto, com encenação de Cláudia Marisa. Em 2016, março, apresentou o espetáculo, criação coletiva, a Audição, no Teatro Vilarinha, no Porto, com direção conjunta de A. Durães e C. Marisa, e que se repetiu em março de 2017. Ainda sob a direção conjunta dos mesmos encenadores, em maio/junho de 2017, foi apresentada, em itinerância, a ópera Così fan tutte, de Mozart, no Teatro de Portimão, no Teatro de Castelo Branco, na Casa das Artes de Famalicão e no THSC, Porto, com direção musical de António Saiote. Em julho, o espetáculo Cântico dos Cânticos, Cantata Cénica de Isabel da Rocha, foi apresentado na Igreja da Misericórdia, Porto, sob a direção de Cláudia Marisa e Pedro Monteiro. Em dezembro, de 2017, ainda no THSC do Porto, foi apresentada a obra Artistas da Fome, espetáculo original com música de João Loio e Texto de Karl Valentin. Em junho de 2018, a estreia do espetáculo Graditur – A Poetisa Eleita performance ligada aos Caminhos de Santiago, em Caminha, segundo o conceito de Opera and Landscape, e dirigido por Sara Erlingsdotter, com música e poesia medieval com direção de Hugo Sanches; e em Julho de 2018, a estreia moderna (transcrição de David Cramner) da ópera de Marcos Portugal, La Donna di Genio Volubile, em coprodução com e no Teatro Nacional de São João, do Porto, e com encenação de António Durães, e direção musical de José Eduardo Gomes.
Através da atividade do seu Ópera Estúdio e da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, a ESMAE tornou-se desde 26 de maio de 2013, Associated Partner do ENOA – European Network of Opera Academies, e desde 2016, parceira da rede alargada da European Opera Academies (EOA). O Ópera Estúdio da ESMAE, entretanto, começou a definir diretrizes para, a partir de 2019, por em prática uma política de produção de óperas de libretistas e compositores portugueses, permitindo a internacionalização das suas produções, a troca de experiências e do livre trânsito de alunos e docentes da Rede EOA. Nesta ordem de ideias foi produzida e realizada no ano de 2022 a Opereta Os Noivos de Francisco de Sá Noronha, com libreto de Artur Azevedo, e em 2023 a criação da Opera Real (libreto de Jorge Louraço e música de Telmo Marques, Eugénio Amorim, Carlos Azevedo e Dimitris Andrikopoulos) que teve estreia absoluta em maio, em três salas do Norte do País: Casa das Artes de Famalicão, THSC no Porto e Coliseu do Porto. Este ano, 2024, ainda por razões que se prendem com a cooperação internacional entre academias de ópera – Opera Out of Opera 2 – voltamos a apresentar, agora com um novo formato, um Cosi fan tutte de inspiração circense e ilusionista."
António Salgado, Diretor Artístico do Ópera Estúdio da ESMAE - Coordenador da Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico - Teatrais da ESMAE