A Orquestra do Alto Minho contou, nos passados dias 17 e 18 de julho, com a participação de vários alunos e alumni da ESMAE, que integraram este projeto artístico de grande relevância nacional. Os concertos tiveram lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo (dia 17) e na Igreja da Lapa, no Porto (dia 18), e inserem-se nos objetivos da Orquestra do Alto Minho de promover a descentralização cultural e o acesso à música erudita, valorizando o património artístico da região do Minho.
A presença da ESMAE fez-se sentir em diversas secções da orquestra, com a participação dos seguintes músicos:
Contrabaixo
Tiago Soares Gomes (aluno da ESMAE)
Guilherme Fonseca (aluno da ESMAE)
Pedro Silva (aluno da ESMAE)
Viola d’arco
Francisco Pereira (aluno da ESMAE)
Violoncelo
Carolina Sousa (aluna da ESMAE)
Violino
Pedro Santos (alumnus)
Francisca Ribeiro (alumnus)
Harpa
Margarida Martins (alumnus)
Trompa
Manuel Araújo (aluno da ESMAE)
Rodrigo Carvalho (aluno da ESMAE)
A AMYO apresentou-se em concerto nos dias 17 e 18 de julho, no Centro Cultural de Viana do Castelo e na Igreja da Lapa, no Porto, respetivamente. Estas apresentações integram-se na missão da Orquestra do Alto Minho de promover a descentralização cultural, facilitar o acesso à música erudita e valorizar o património artístico da região minhota.
A agenda de concertos pode ser consultada no site oficial da orquestra: orquestradoaltominho.info
Criada em 2019 pela Associação Musicis Pontem, com sede em Viana do Castelo, a Orquestra do Alto Minho tem como objetivo a médio e longo prazo a criação de uma orquestra residente, com uma programação regular e uma proposta artística de excelência. Além da música, o projeto abrange também outras áreas de intervenção cultural e educativa.
A ESMAE congratula os seus estudantes e antigos alunos envolvidos neste projeto, sublinhando a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento artístico, profissional e humano dos jovens músicos em contexto real de prática orquestral.