Durante a semana de 10 a 14 de março, a ESMAE organiza uma série de concertos no âmbito do projeto "1000+ Concerts: IHMESI (Innovating Higher Music Education through Social Inclusion)" [1000+ Concertos: Inovar o Ensino Superior da Música através da Inclusão Social]. O evento contará com a participação de Avri Levitan (Viola - coordenador artístico, Musethica International), Djonathan Inácio da Silva (Viola - ESMAE), Catarina Gonçalves (Viola - ESMAE) e Luz Elisabeth Sánchez Suero (Viola - Musethica International). Ao longo dos 4 dias (10 a 14 de março) o Quarteto Musethica irá realizar concertos em instituições sociais, levando a música clássica a lares, hospitais e centros de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Além dessas apresentações, a ESMAE sediará dois eventos abertos ao público:
12 de Março (quarta-feira)
Seminário: The Art of Practising – com Avri Levitan
18h00
Sala Teresa Macedo
13 de Março (quinta-feira)
Concerto: Quarteto Musethica
21h30
Sala 210
Avri Levita – Viola Artistc Coordinator (Musethica International)
Djonathan Inácio da Silva - Viola (ESMAE)
Catarina Gonçalves - Viola (ESMAE)
Luz Elisabeth Sánchez Suero - Viola (Musethica International)
PROGRAMA
York Bowen
Fantasy in E minor - op. 41 (arrangement for four violas)
J. S. Bach
Chaconne from Partita for Solo Violin no. 2 in D minor BWV 1004 (arrangement for 4 violas)
Antonio Vivaldi
Concerto for four Violins in B minor op. 3 no. 10, RV 580 (arrangement for four violas)
Jean-Marie Leclair
From Six Sonata for Two Violins op. 3 (arrangement for two violas)
Dmitri Shostakovich
From Prelude op. 87 (arrangement for four violas)
Concertos Sociais
10 de março (segunda-feira)
10h00 – 10h30: Centro Social da Sé do Porto (Pré-Escolar)
11h30 – 12h30: Centro Social da Sé do Porto (Centro de Dia)
11 de março (terça-feira)
14h30 – 15h30: Associação Portuguesa do Deficiente
16h30 - 17h30: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
12 de março (quarta-feira)
10h15 – 11h00: APPACDM CACI Antas
11h30 – 12h30: Centro Social das Antas
13 de março (quinta-feira)
10h30 – 11h30: Centro Juvenil de Campanhã (13 a 23 anos)
12h00 - 13h00: Liga Portuguesa Contra o Cancro - Porto (Centro de Dia)
14 de março (sexta-feira)
09h30 - 10h00: Centro Juvenil de Campanhă (13 a 23 anos)
11h00 – 12h00: Casa Ronald McDonald do Porto
Sobre o Projeto 1000+ Concerts:
1000+ Concertos: Inovar o Ensino Superior da Música através da Inclusão Social” é uma visão ambiciosa de mudança no setor da música clássica: forma uma nova geração de músicos para que se entendam a si próprios como parte integrante da sociedade e assumam a responsabilidade de levar a música ao vivo aos que menos podem aceder a ela. Através da implementação do programa Musethica, o Projeto reintroduz a prática da performance no centro do desenvolvimento dos jovens músicos, realçando o valor das competências de performance e do envolvimento do público. Ao longo de quatro anos, dez instituições parceiras europeias unem forças com mais de 120 instituições sociais - incluindo hospitais, prisões, centros de refugiados e escolas para pessoas com deficiência - para levar mais de 1.000 concertos gratuitos a um mínimo de 40.000 espectadores marginalizados em toda a Europa.
website: 1000plusconcerts.eu
Biografias:
Luz Elisabeth Sánchez
A violista espanhola Luz Elisabeth Sánchez (Málaga, 2001) estabeleceu-se como uma das intérpretes mais destacadas da sua geração. Foi premiada em concursos como o Grünewald Competition Berlin, Virtuoso e Belcanto Competition, Concurso Ángeles Reina e Jugend Musiziert Deutschland, e já atuou em algumas das salas mais prestigiadas do mundo, incluindo a Berliner Philharmonie, Elbphilharmonie e Concertgebouw Amsterdam.
Colaborou com artistas de renome como Tabea Zimmermann, Daniel Barenboim, Antoine Tamestit, Nobuko Imai e Martha Argerich, e tocou sob a batuta de maestros como Simon Rattle, Kirill Petrenko, Christian Thielemann e Gustavo Dudamel.
Como solista, interpretou concertos de Weber, Telemann e Bach com a Chursächsische Philharmonie e foi convidada para festivais como o Kronberg Academy Festival, Salzburg Festival, Bayreuther Festspiele e Beethoven Festival Bonn.
Atualmente, estuda na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim com Walter Küssner (membro da Filarmónica de Berlim), conciliando a sua carreira como solista e música de câmara com a docência.
Djonathan Silva
Djonathan Inácio da Silva (n. 2002) destacou-se ao concluir a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em 2023 com a mais alta classificação, sob a orientação de Jorge Alves. Sua dedicação e excelência levaram-no a ser admitido na renomada Universität für Musik und darstellende Kunst Wien, onde continua seus estudos com Wolfgang Klos.
Com ampla experiência orquestral, trabalhou com maestros como Alois Glassner, Cesário Costa, Jan Wierzba, John Wildner, José Eduardo Gomes, Kirill Petrenko, Manfred Honeck, Marin Alsop, Mark Stringer e Osvaldo Ferreira.
Como músico de câmara, cofundou o Quarteto Metamorfose, premiado com o 2º lugar no Concurso Gilberta Paiva e o Showcase 2023 Prize no Artway Showcase@Fundão. Aperfeiçoou-se com Anaïs Tamisier (Darian Trio), Florian Schötz (Goldmund Quartet), Peter Schuhmayer (Artis Quartett) e Vítor Vieira (Quarteto de Cordas de Matosinhos).
Toca uma viola de Luiz Amorim, gentilmente cedida pela Amorim Fine Violins Cremona.
Catarina Gonçalves
Catarina Gonçalves, membro do Re:flexus Trio, professora de viola no Pallcº - Performing Arts School e músico freelancer, tem vindo a colaborar com algumas das mais importantes orquestras em Portugal. Durante o seu percurso teve Masterclasses com vários violetistas de renome, tendo também participado na 32º Semaine Internacionale de Musique (Luxemburgo) e no 45º Congresso Internacional de Viola (Roterdão).
Começou a estudar viola d’arco na Escola de Artes do Alentejo Litoral, na classe dos professores João Paulo Gaspar e Caio Oshiro, ingressando depois na classe do professor Gonçalo Ruivo na EPABI. No ano 2020 terminou a sua Licenciatura na ESMAE na classe do professor Jorge Alves, com o qual fez também o Mestrado em Ensino da Música, que concluiu em novembro de 2022.
Catarina Gonçalves tem apostado na sua carreira como músico freelancer em várias vertentes, através da colaboração assídua com várias orquestras e com o Re:flexus Trio, com o qual explora frequentemente repertório contemporâneo. Mais recentemente tem-se também apresentado em Recitais enquanto solista.
Avri Levitan
O violetista berlinense Avri Levitan nasceu em Telavive, Israel, em 1973, e iniciou os estudos musicais aos cinco anos. Formou-se na Rubin Academy of Music em Telavive, sob orientação de Chaim Taub, e no Conservatoire de Paris. Estudou com Pinchas Zukerman, Pnina Salzman, Leon Fleisher, Michael Tree e Ivry Gitlis.
Aos 21 anos, estreou-se como solista com a Orquestra Sinfónica de Israel no Schleswig-Holstein Musik Festival. Desde então, atuou em salas como a Berliner Philharmonie, Wiener Konzerthaus, Auditorio Nacional de Madrid e Seoul Arts Center. Participou em festivais como Ravinia, Schleswig-Holstein e Pablo Casals.
Em 2009, gravou o Quarteto com Piano de Pēteris Vasks com o Parnassus Piano Trio, nomeado para os BBC Music Magazine Awards. A sua atuação com Roy Shiloah e a Amadeus Chamber Orchestra foi filmada por Douglas Gordon em K.364 – A Journey by Train (2009), exibido em festivais internacionais e nomeado para os Royal Philharmonic Society Music Awards.
Professor desde os 25 anos, lecionou no CSMA e, desde 2019, ensina na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. Em 2012, fundou a Musethica, que promove concertos educativos em 13 países. A UNESCO apadrinhou as suas atividades em Espanha e Alemanha.
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.