Entrada > Notícias > Um de Nós | Ricardo Preto
Publicado em: 09 Janeiro 2019

Um de Nós | Ricardo Preto

Licenciado em Cenografia pela ESMAE, escola de Artes do Politécnico do Porto, Ricardo Preto já colaborou com nomes como Aki Kaurismaki, Peter Greenaway, Victor Erice ou Gabe Klinger

Para além dos trabalhos na área do cinema, teatro e ópera, Ricardo é docente da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) desde 2009.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESMAE?
A minha ligação à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) começa em 2000, quando inicio os estudos em Cenografia.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Lembro-me de sentir que habitava um espaço que era de todos e para todos. Lembro-me do café-concerto ser, mais que um refeitório, um ponto de encontro.  Queríamos muito fazer teatro, e era aqui que conversávamos sobre ele. Foi a grande sala de aula, onde não havia turmas, havia sim, pessoas interessadas em fazer e falar sobre as artes do espetáculo.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Os estudantes, as pessoas.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
As pessoas.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Acho que deixou de ser um espaço onde se pensa a arte e o que queremos dela e passou a ser uma escola.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE.
Tenho dois: quando tive o privilégio de ter aulas com o meu mestre, o professor Moura Pinheiro com quem aprendi a pensar como artista. O segundo foi quando senti o verdadeiro prazer em dar aulas, quando tens à tua frente estudantes que deixam de pensar como cenógrafos e fazem-no enquanto artistas.

A rubrica  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.