Entrada > Notícias > IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
Publicado em: 02 Dezembro 2019

IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

ESMAE, 12 a 14 de dezembro de 2019

Decorre na ESMAE, Teatro Helena Sá e Costa, o IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo.

Iniciado em 2016 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), o  objetivo do Encontro é promover a partilha e o debate sobre pesquisas e atividades artísticas relacionadas com a música contemporânea para piano. Agora na sua quarta edição, esta reunião de três dias visa juntar artistas, compositores e musicólogos experientes, além de músicos e investigadores mais jovens, proporcionando um fórum para a discussão do repertório pianístico contemporâneo, nas perspetivas da criação, performance e musicologia.

Com cerca de 50 investigadores e performers oriundos de 12 nacionalidades diferentes, esta reunião de 3 dias tem por objectivo promover uma discussão sobre os recentes desenvolvimentos da criação contemporânea, tanto na pesquisa musicológica como na prática artística. Para além de um vasto leque de práticas performativas e de temas de investigação sobre a música para piano dos últimos 50 anos até aos nossos dias, apresentados em  palestras, recitais e performances artísticas, nesta edição será dada particular ênfase à obra do compositor português João Pedro Oliveira (1959), por ocasião do seu sexagésimo aniversário, através de uma mesa-redonda e um workshop com o compositor.

O IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo é uma organização do CESEM/IPP em parceira com a ESMAE e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

Descarregar programa (pdf, inglês)...


MASTERCLASSES

PIANO - MICHAEL GURT

Quinta-feira, 12 de dezembro - 9h30-13h00

Michael Gurt é professor de piano na Universidade Estatal de Louisiana, Estados Unidos (Paula Garvey Manship Distinguished professor).

+info (pdf)...

 

COMPOSIÇÃO - JOÃO PEDRO OLIVEIRA

Sexta-feira, 13 de dezembro - 15h00-18h30

Professor na Universidade de Aveiro e na Universidade Federal de Minas Gerais, João Pedro Oliveira partilha a sua experiência com jovens compositores e estudantes de Universidades e Escolas Superiores de Música.

+info (pdf)...

 

PIANO - SÓNIA RUBINSKY

Sexta-feira, 13 e sábado, 14 de dezembro - 9h30-13h00

Vencedora do prêmio Latin GRAMMY®, destacada como "Melhor Recitalista do Ano" pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo, vencedora do Prêmio “Piano Recital Award” William Petschek da Juilliard School e do Primeiro Prêmio Artists International de Nova York, a pianista Sónia Rubinsky destaca-se pelo seu estilo poético e vigoroso.

+info (pdf)...

 

Combined Shape

Navigation