Entrada > Notícias > Diálogos da Teoria
Publicado em: 28 Maio 2021

Diálogos da Teoria

Em Diálogo com Miguel Ribeiro-Pereira - terça-feira, 1 de junho, das 17h30 às 19h30 - Sala Teresa Macedo, com transmissão "ZOOM"

Ciclo "Em Diálogo com Miguel Ribeiro-Pereira"

Terça-feira, 1 de junho, 17h30-19h30

Linhas de fuga: contraponto fractal (Miguel Ribeiro-Pereira)

Sessão presencial na Sala Teresa Macedo (inscrições limitadas) com transmissão via ZOOM

Esta sessão de encerramento do ciclo "Em Diálogo com Miguel Ribeiro-Pereira" será presencial (na sala Teresa Macedo) e com transmissão online (via Zoom).
Dadas as medidas de distanciamento físico em vigor, a sala Teresa Macedo, onde decorrerá a sessão, terá lotação limitada. Sendo assim, pede-se aos/às interessados/as em assistir presencialmente a esta sessão que enviem um email para danielmoreira@esmae.ipp.pt, até ao final do dia 30 de Maio (domingo). Será dada prioridade aos/às primeiros/as a inscreverem-se. Em qualquer caso, será sempre possível assistir à transmissão da sessão, em tempo real, via Zoom.

“O seu nome não deveria ser ribeiro [Bach] mas oceano, devido à sua riqueza infinita e inesgotável de combinações e harmonia” — sentenciou Beethoven. Judiciosa também foi essoutra confissão de Goethe sobre a música do compositor do Cravo bem temperado: a sua experiência íntima de “harmonia eterna”. Magia técnica e experiência estética reúnem-se no ensaio que aqui se apresenta.

NOTA: Esta sessão Zoom será gravada. A gravação destina-se unicamente a servir de instrumento de trabalho para os editores e autores do livro de homenagem a Miguel Ribeiro-Pereira (para cuja preparação estes Diálogos são elemento fundamental). As gravações não serão, portanto, disponibilizadas publicamente sob qualquer forma.

Ir para o programa completo da 1ª edição dos DIÁLOGOS DA TEORIA...

Este ciclo de conferências pretende homenagear o legado científico, artístico e pedagógico de Miguel Ribeiro-Pereira (Professor jubilado da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto). Apresenta-se, assim, uma série de sete comunicações na área da análise e estética da música, em diálogo com o pensamento de Ribeiro-Pereira. O ciclo conclui com a apresentação de um trabalho recente do próprio homenageado. As sessões ocorrem a: 12, 19, 20, 27 e 28 de Maio; 1 de Junho (sempre às 17h30).

Professor jubilado da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto, Miguel Ribeiro-Pereira tem influenciado profundamente várias gerações de docentes, investigadores e alunos. Tendo sido o primeiro português a obter o Premier prix em Análise Musical pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e a concluir um doutoramento em Teoria da Música (Univ. Columbia, EUA), Ribeiro-Pereira contribuiu fortemente para o desenvolvimento da área de estudos da análise, teoria e estética musical em Portugal, especialmente desde a fundação da ESMAE em finais dos anos 80.

O seu trabalho destaca-se pela originalidade do pensamento musical, tendo desenvolvido um paradigma modulatório de cognição musical definido como um processo transformador de "plasticidade harmónica"; uma abordagem holística da análise musical que propõe uma interiorização gradual através de um processo auditivo original, a "escuta meditativa"; e uma compreensão evolutiva da cultura ocidental moderna manifestada na "consciência tonal".

Este ciclo de conferências pretende homenagear todo esse legado, mas ao mesmo tempo fá-lo com um olhar mais no presente e futuro do que no passado. Apresenta-se, assim, uma série de sete comunicações com trabalho de investigação original na área da análise e estética da música, abordando múltiplas temáticas e repertórios (da música erudita, antiga e moderna, ao jazz, pop-rock e música urbana), em diálogo com as ideias de Miguel Ribeiro-Pereira. O ciclo conclui com a apresentação de um trabalho recente do próprio homenageado.