Entrada > PRÉ-SET'21 > Programação > DEZEMBRO - INTERPRETAÇÃO E SOM

DEZEMBRO - INTERPRETAÇÃO E SOM

O mês de dezembro será o mês de voltarmos à área de Som, à semelhança do mês passado, e de abraçarmos uma nova área – a área de Interpretação!

«My ears open nasals! beware! such joy is yours o my people to sense see ear scent drink everything everything everything taratatatatata the machineguns shouting twisting under a thousand bites slaps traaktraak cudgellings whippings pic pac POUMTOUMB juggling clowns’ jump in full sky height 200 meters it's the gunshooting Downwards guffaws of swamps laughter buffalos chariots stings prancing of horses ammunition-wagons flue flac zang chaak chaak rearings pirouettes patatraak bespatterings manesneighings i i i i i i i» 

 - Luigi Russolo, em 1910's, The Art of Noise' (1913) 

 

«Eu 

O canto   

Caminho aqui» 

- Brian Swann, em Smoothing the ground: Essays on Native American Oral Literature (1983)

 


 

GALERIA DE TRABALHOS ONLINE, “Criação em tempos de pandemia”

- 18 de dezembro a 29 de dezembro

 

 

Com as medidas adotadas pelo governo para combater a pandemia do novo coronavírus, grande parte do ensino foi adaptado às plataformas on-line. Ora, enquanto estudantes e profissionais do ramo artístico, entendemos que a adaptação das expressões teatrais, cinematográficas, plásticas, etc, não foram fáceis e que foram acompanhadas com grandes frustrações e questionamentos. 

Desta forma, e incluindo-se no mês dedicado à Interpretação e ao Som, o PRÉ-SET2021 convida todas as escolas artísticas a partilhar os trabalhos, em suporte audiovisual, dos alunos que, heroicamente, sobrepuseram a sua vontade de fazer arte à situação atroz que viveram, numa galeria online.  

1)   A Galeria: Criação em Tempos de Pandemia dirige-se a projetos de alunos do ensino secundário artístico e superior artístico, realizados entre março e julho de 2020. Estes projetos poderão ser de qualquer área artística, desde que conveniente à sua apresentação por meios digitais. 

2)   A Galeria: Criação em Tempos de Pandemia estará disponível publicamente no nosso site, entre os dias 18 e 29 de dezembro. 

3)   Devido às funcionalidades do site, alguns projetos poderão ser publicados em plataformas externas – como o Youtube – e posteriormente hiperligados ao site. Nessa plataforma externa, os projetos não estarão listados como públicos. 

O Festival SET encontra em si, desde 2006, o poder e capacidade de partilhar os variadíssimos projetos de alunos de escolas artísticas. Com a edição PRÉ-SET2021, quisemos também abrir esse espaço, entendendo que esta compilação de projetos mostrará a resistência que a comunidade artística portuguesa tem. 

Com as medidas adotadas pelo governo para combater a pandemia do novo coronavírus, grande parte do ensino foi adaptado às plataformas on-line. Ora, enquanto estudantes e profissionais do ramo artístico, entendemos que a adaptação das expressões teatrais, cinematográficas, plásticas, etc, não foram fáceis e que foram acompanhadas com grandes frustrações e questionamentos. 

Desta forma, e incluindo-se no mês dedicado à Interpretação e ao Som do PRÉ-SET2021, apresentaremos vários trabalhos, em suporte audiovisual, dos alunos que, heroicamente, sobrepuseram a sua vontade de fazer arte à situação atroz que viveram, numa galeria online.

 


 

WORKSHOP ONLINE, “Silence is sexy”, com Rodrigo Malvar

- 19 de dezembro, 14h30 – 18h00

Neste workshop, será feita a exploração sónica e corpórea da relação entre espaços habitados e espaços desertos. Pretende-se que cada participante se aproprie da “alma sónica” de espaços abandonados ou deixados ao esquecimento e a partir desse registo improvise sonicamente explodindo ficções e imagéticas instrumentais e/ou vocais. Assim, propõe-se uma deriva onde os corpos estão em escuta profunda ao ambiente que os rodeia e, por sua vez, a si próprios. 

Assim sendo, sobre o workshop: 

Serão formados dois grupos: 

  • o dos Intérpretes (alunos de interpretação ou não, que tenham interesse em participar) 
  • e o dos Instrumentistas (qualquer pessoa que toque um instrumento e que tenha interesse em participar com ele). 

Como vamos trabalhar à distância, via zoom, é necessário que cada participante se certifique que possui as condições técnicas necessárias (um dispositivo com acesso a som, imagem e INTERNET) e também um espaço privado onde possa realizar o workshop durante a tarde (quarto, por exemplo).

 


 

CONVERSA ABERTA, “Fazer teatro com/para pessoas com incapacidades”

com Jorge Oliveira, Diana Niepce, Marco Paiva, Sebastião Maia 

– 20 de dezembro, 17h00-18h30

Para terminar a programação do mês de dezembro do Pré-SET 2021, a nossa comissão vai realizar uma "Conversa Aberta", onde os convidados Diana Niepce, Marco Paiva e Sebastião Maia irão debater entre eles (e juntamente com o público) o seguinte tema: "Fazer teatro com/para pessoas com incapacidades" - um assunto pertinente, atual e por vezes controverso no meio em que nos encontramos. Esta conversa será moderada por Jorge Oliveira.