Entrada > Notícias > Vistos para a Vida
Publicado em: 20 Outubro 2022

Vistos para a Vida

Série documental sobre Aristides de Sousa Mendes - Estreia no canal OPTO-SIC.pt. Música original composta no âmbito da UC Composição para Filmes e interpretada pela Orquestra da ESMAE

Estreia hoje, 19 de outubro, no canal online OPTO-SIC, a série documental Vistos para a Vida com música original composta no âmbito da Unidade Curricular de Composição para Filmes, interpretada pela Orquestra da ESMAE e gravada no Teatro Helena Sá e Costa


"O documentário “Vistos para a Vida” revela, ao longo de cinco episódios, como Aristides de Sousa Mendes transformou, para sempre, milhares de vidas naqueles dias dramáticos de junho de 1940.

Testemunhos extraordinários, de vidas que foram salvas pelo cônsul português, gerações que perpetuam o ato de coragem e recordam os riscos que as famílias correram até à chegada a destino seguro. A memória destes refugiados, gente que recebeu vistos de Aristides de Sousa Mendes, conserva intacta os detalhes da fuga até à chegada ao consulado português em Bordéus.

Ficou uma eterna gratidão e reconhecimento do enorme sacrifício de um pioneiro na defesa dos direitos humanos.

“Vistos para a Vida”, foi uma produção que percorreu sete países, realizada com a colaboração de vários arquivos e museus nacionais e internacionais.

Ver em https://opto.sic.pt ou na app Opto | SIC para dispositivos móveis."


(Texto de apresentação da série - Canal OPTO-SIC YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=4g0YWr096ok)

Apresentação da série documental "Vistos para a Vida": https://sic.pt/opto/vistos-para-a-vida-estreia-hoje-na-opto/

 

Combined Shape

Navigation