Entrada > Notícias > Transplanted Roots: Simpósio de Pesquisa em Percussão
Publicado em: 11 Setembro 2025

Transplanted Roots: Simpósio de Pesquisa em Percussão

10 a 13 de setembro de 2025.

De 10 a 13 de setembro de 2025, a ESMAE, o Teatro Helena Sá e Costa e a Casa da Música serão palco da próxima edição do Simpósio "Transplanted Roots", um encontro internacional dedicado à pesquisa em percussão, que promete romper fronteiras geográficas, estéticas e académicas.

O Simpósio de Pesquisa em Percussão "Transplanted Roots" foi criado para reunir pesquisadores e profissionais que trabalham no campo em constante transformação da percussão contemporânea. O objetivo geral é integrar e apresentar pesquisas escritas, orais e performáticas em percussão, construindo um panorama global desta disciplina em rápida evolução, com uma visão inovadora e crítica que escapa ao domínio da tradição europeia-norte-americana. O formato consiste em apresentações de artigos, recitais, palestras e concertos.~

O programa combina apresentações de artigos, palestras e concertos, oferecendo ao público e à comunidade académica uma perspetiva abrangente da percussão no século XXI. Entre os destaques estão concertos que decorrerão no Teatro Helena Sá e Costa e na Casa da Música, com artistas de renome internacional.


Datas: 10 a 13 de setembro de 2025
Locais: ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Teatro Helena Sá e Costa, Casa da Música 

Os bilhetes para todo o simpósio estão disponíveis ao público. Se estiver interessado em adquirir um bilhete, envie e-mail para producao.drumming@gmail.com.

Público em geral - 75 €
Estudantes - 50 €

Website oficial do evento: transplantedroots.org

 

PROGRAMA

Quarta-feira, 10 de setembro

21H00 - Concerto de Acolhimento
Teatro Helena Sá e Costa

Michael Jones, Rebecca Lloyd - Jones and Karen Yu

Rebecca Lloyd-Jones, radical contingencies

KöNG Duo (Hoi Tong Keung and Bevis Ng)

Good Morning Hong Kong

Michael Jones

Sarah Hennies, Psalm 2   

Aiyun Huang

Michelle Lou, Studies in Folded Space  


Quinta-feira, 11 de setembro

Session 1: Paper – Room 210
Chair: Aiyun Huang

9H00 - Fernando Hashimoto
“Diasporic influence on the Brazilian repertoire: the role of the percussionist as a generating center of new musical languages in the Third Phase of the Brazilian percussive repertoire”
[Influência diaspórica no repertório brasileiro: o papel do percussionista como centro gerador de novas linguagens musicais na Terceira Fase do repertório percussivo brasileiro]

9H15 - Lucas Helker
“Materials that Matter: Found Traditions with Found Objects”
[Materiais que importam: tradições encontradas com objetos encontrados]

9H30 - Maria Inês Pires
“The historical trajectory of Drumming Percussion Group (1999 – 2022)”
[A trajetória histórica do Drumming Percussion Group (1999 – 2022)]

9H45 - Stuart Jackson
“Coefficient: Reviving a lost work for percussion and live electronics by David Tudor”
[Coefficient: Revivendo uma obra perdida para percussão e eletrónica ao vivo de David Tudor]

10H00 - Q&A

Session 2: Lecture Recital – Teatro Helena Sá e Costa  
Chair: Karen Yu

10H30 - Javier Verduras Las Heras
“Laugh Now – Humour and Audience Participation in Contemporary Percussion Theatre”
[Ria agora – Humor e participação do público no teatro contemporâneo de percussão]

10H55 - Katelyn King
“Investigating Affordances in Networks of ‘Things,’ ‘Performers,’ and ‘Composers:’ The Collaborative Lab as Site of Knowledge Production”
[Investigando as possibilidades nas redes de ‘coisas’, ‘intérpretes’ e ‘compositores’: o laboratório colaborativo como local de produção de conhecimento]

11H20 - Rubén Banuelos 
"Disembodiment as a Performative Spectrum”
(A descorporificação como espectro performativo)

11H45 - Q&A

12H30 - Midday Concert 1 (Teatro Helena Sá e Costa)

Introduction: Miquel Bernat       

Ignacio Corrales

Santiago Pedernera, Genealogía de la Crueldad 

Christian Dierstein

Erik Griswold, Switch 

Gregor Mayrhofer, Plastic bottle cadenza

Rebecca Saunders, Dust (2017) Crystal- Dry-Triangle

Georges Aperghis, le corps á corps

David Brongo

Claude Vivier, Cinq Chansons pour percussion

Session 3: Lecture Recital - Teatro Helena Sá e Costa
Chair: Rebecca Lloyd-Jones   

15H20 - Manuel Brásio and Jonathan Silva
“Nemesis: Conciliating Opposites and Questioning Traditional Roles in Musical Creation”
[Nêmesis: conciliando opostos e questionando papéis tradicionais na criação musical]

16H45 - Mario Cortizo
“Pushing Boundaries: Percussion, Electronics, and the Performer-Compositor Identity”
[Ultrapassando limites: percussão, eletrónica e a identidade do intérprete-compositor]

17H10 - Jonathan Silva
“Building Invisible Bridges: First Approaches on the Development of an Augmented Concert Model”
[Construindo pontes invisíveis: primeiras abordagens sobre o desenvolvimento de um modelo de concerto aumentado]

17H25 - Q & A

Session 4: Paper – Room 210
Chair: Jennifer Torrence

17H20 - Rebecca Lloyd-Jones
“Towards a Feminist Organology: A Historiographic Inquiry into Moya Henderson’s Contributions to Percussion, Organology, and Instrument Design in Australian Art Music”
[Rumo a uma organologia feminista: uma investigação historiográfica sobre as contribuições de Moya Henderson para a percussão, a organologia e o design de instrumentos na música erudita australiana]

17H40 - Luís Neto da Costa
“Creative Adaptation in Composition: A Decade of Collaboration with Performers”
[Adaptação criativa na composição: uma década de colaboração com intérpretes]

18H00 - Ane Marthe Sørlien Holen
“Speculative forestmusic and the percussionist's potential as collector-composer-collaborator”
[Música florestal especulativa e o potencial do percussionista como colecionador-compositor-colaborador]

18H20 - Dustin Donahue and Rebecca Lloyd-Jones 
“Reimagining the Percussion Works of Lucia Dlugoszewski: A Feminist and Historiographic Inquiry”
[Reimaginando as obras para percussão de Lucia Dlugoszewski: uma investigação feminista e historiográfica]

18H40 - Q & A

21H00 - Percussion Group DRUMMING (Casa da Música)

 

Sexta-feira, 12 de setembro

Session 4 - Paper - Room 210
Chair: Håkon Stene

9H00 - Francesco Campora
“Semi-pro: incorporating an amateur approach into a professional artistic practice on Twitch”
[Semi-profissional: incorporando uma abordagem amadora à prática artística profissional no Twitch]

9H15 - Ana Cláudia Luz
“Excerpts for Percussion from the Brazilian Orchestral Repertoire”
[Trechos para percussão do repertório orquestral brasileiro]

9H30 - Rita Torres and Helvio Mendes
“Unconventional sound production on the xylophone: Outcomes of an artistic research collaboration”
[Produção sonora não convencional no xilofone: resultados de uma colaboração de investigação artística]

9H45 - Q & A

Session 5 - Lecture Recital - THSC
Chair: Michael Jones

10H20 - Ryan Packard
“Garden Variety: Compositional Approaches to Eros, Agency and Interdependence with Vibrant Matter”
[Variedade de Jardim: Abordagens Composicionais ao Eros, Agência e Interdependência com Matéria Vibrante]

10H45 - Bonnie Whiting
“Wang Lu, Stages The Artist as Questioner: Inter-arts Models for Collaboration”
[Wang Lu, O Artista como Questionador: Modelos Interartísticos para Colaboração]

11H10 - Q & A

12H30   Noon Concert 2 (Teatro Helena Sá e Costa)

Introduction: Manuel Campos

MiCo Duo (Reed Puleo and Xin Yi Chong)

         Luis Fernando Amaya, guerrillas de diente entre los árboles

Hoi Tong Keung

Ehwa Hong, One Dollar for One Turtle       

Ken Ueno and Karen Yu

Noise Box Canto and Shadow Mudras

Alberto Pederneschi

Microcosmo

Jeffrey Zhu

         Anthony Gunadi, Titan for car muffler and electronics 


13H30 - 15H00 - Lunch

Session 6 - Lecture Recital - Teatro Helena Sá e Costa
Chair: Karen Yu

15H00 - George Ferreira
"Idiomatism and Performance Aspects in the Use of the Berimbau in 'Matiz III, Ciclos' and Íris"
[Idiomatismo e aspetos performativos no uso do berimbau em «Matiz III, Ciclos» e «Íris»]

15H25 Dustin Donahue
“Listening and Finding: The Percussionist Co-Creator”
[Ouvir e descobrir: o percussionista co-criador]

15H50 - Adilia Yip
“Developing a DIY MIDI xylophone for the extensions of percussion performance”
[Desenvolvimento de um xilofone MIDI DIY para ampliar as possibilidades da performance percussiva]

16H15 - Q & A

17H00 - Roundtable Discussion: On Collaborations
Chair: Aiyun Huang

Miller Puckette, Michelle Lou, Ken Ueno, Bonnie Whiting, Christian Dierstein 

18H00 - 21H00: Dinner

21H00 - Keynote Presentations

Introduction: Miquel Bernat

Jennifer Torrence

The performer is the collective

Håkon Stene

         Simon Steen-Andersen, Asthma

Sábado, 13 de setembro 

Session 7 - Lecture Recital - Teatro Helena Sá e Costa
Chair: Rebecca Lloyd-Jones

10H00 Triolet (Gina Ryan, Kristie Ibrahim, and Victoria Spark)
“Prepared Percussion, and Notation: Exploring and interweaving strategies for interpretation and distance collaboration”
[Percussão preparada e notação: explorando e entrelaçando estratégias para interpretação e colaboração à distância]

10H25 - Ana Velinovska
“Percussive Sounds and Everyday Objects Inside the Piano”
[Sons percussivos e objetos do quotidiano dentro do piano]

10H50 - Alejandro Sarriegui
"Creating upon Found Objects – Musical Works as a Reservoir of Materials”
[Criar a partir de objetos encontrados – Obras musicais como reservatório de materiais]

11H15 - Q & A

12H30 - Midday Concert - Teatro Helena Sá e Costa

Introduction: Manuel Campos

Matthew Lau

         Ken Ueno, New Model Asians

Francis Favis

         Phong Tran, Rich Text Format

Madalena Rato and Luis Fernando Amaya 

un breve alarido

low pass (Rob Cosgrove and Taylor Long)

x drums for speakers

15H00 – Roundtable Discussion
Moderator: Rebecca Lloyd-Jones

Håkon Stene and Jennifer Torrence

18H00 - Colin Currie with Porto Symphony


Principais Keynotes

Jennifer Torrence é uma percussionista e performer sediada em Oslo, Noruega. Grande parte do seu trabalho desenvolve-se a partir de processos colaborativos alargados com compositores, músicos e artistas de diversas áreas, resultando num vasto corpo de obras que se inscreve num “campo expandido” da música.

Em 2025, os destaques da sua atividade incluem atuações como solista com a Orquestra da Rádio Norueguesa e com a BBC Scottish Symphony Orchestra, bem como apresentações a solo em festivais como o Tectonics e o Darmstadt, onde estreará obras de Clara Iannotta, Weston Olencki e Kari Watson.

Jennifer integra também o ensemble norueguês Pinquins, cujos projetos recentes incluem produções de grande escala em colaboração com compositores, músicos, coreógrafos e cenógrafos, apresentadas em festivais como Donaueschingen, Ultima, Spor e MINU, entre outros.

A sua investigação artística tem-se centrado na interseção entre a percussão e a performance, explorando temas como o corpo, os processos colaborativos, a precariedade, a coletividade e a identidade queer. Os seus textos estão publicados em plataformas como a VIS – Nordic Journal for Artistic Research, Routledge, entre outras.

Jennifer é Professora Associada II de Percussão na Academia Norueguesa de Música e leciona também no curso de verão de Darmstadt. Mais informações em: www.jennifertorrence.com.


Aiyun Huang vive uma vida musical multifacetada como solista, musicista de câmara, investigadora, professora e produtora. Reconhecida internacionalmente desde que venceu o Primeiro Prémio e o Prémio do Público no Concurso Internacional de Música de Genebra em 2002, é uma defensora do repertório existente e uma voz proeminente na criação colaborativa de novas obras. Ao longo de três décadas de carreira, estreou mais de duzentas obras como intérprete e produtora.

O crítico Robert Everett-Green, do The Globe and Mail, descreve a sua performance como “cativante de ouvir e de ver”, destacando o seu repertório como capaz de “renovar os nossos hábitos de escuta”. Entre os seus destaques passados contam-se atuações com o St. Lawrence String Quartet, L’Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra Sinfónica de Taipei e a Orquestra Sinfónica de San Diego. Apresentou-se em festivais e salas internacionais como o Victoria Hall em Genebra, Green Umbrella Series da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, LACMA Concert Series, Holland Festival, Festival Agora em Paris, Banff Arts Festival, Bienal de Arte Contemporânea de Lyon, Vancouver New Music Festival, CBC Radio, La Jolla Summerfest, Scotia Festival, Montreal New Music Festival, Festival Cervantino no México e no National Concert Hall and Theater em Taipé.

Recentemente, estreou obras de compositores como Shih-Hui Chen, Kuei-Ju Lin, Mari Kimura, Carlos Sanchez Guttierrez, Pall Ragnar Palsson, Jesse Jones, Zosha DiCastri, Philippe Leroux, David Bithell, Nicole Lizée, George Lewis, Chris Mercer, Kotoka Suzuki, Sandeep Bhagwati e Eliot Britton.

Para além do seu trabalho criativo aclamado, a investigação de Huang centra-se na exploração multidisciplinar do corpo performativo em tecnologia multimédia, teatro, dança e música, com a percussão como voz central. Publicou em várias plataformas, incluindo Cambridge Companion to Percussion, Contemporary Music Review, Frontiers in Psychology, Journal of Motor Behavior, International Conference on New Interfaces for Musical Expressions, Percussive Notes, Intersections e CIRCUIT. Lançou dois DVDs — Saving Percussion Theatre e Memory in Motion: Percussion in Surround — e o documentário Drumming in Magic Time, sobre a prática performativa de Drumming de Steve Reich. É diretora do laboratório TaPIR (Technology and Performance Integration Research) na Universidade de Toronto.

Além da sua carreira performativa, Aiyun promove ativamente a integração entre performance e investigação, apoiando jovens artistas e colegas a nível internacional. Em 2015, liderou a primeira edição do Transplanted Roots: Percussion Research Symposium, reunindo intérpretes e académicos de quatro continentes para refletir sobre o estado atual da percussão contemporânea. Desde então, o encontro tem ocorrido a cada dois anos num continente diferente: 2017 em Brisbane (Austrália), 2019 em Guanajuato (México) e 2022 em San Diego (EUA).

Foi membro do júri principal do Concurso Internacional de Música de Genebra em 2019, oradora principal na conferência multidisciplinar da Universidade de Toronto em 2018, e diretora da conferência Illuminations: Brian Cherney aos 75 na Universidade McGill, em 2017. No ano anterior, foi oradora principal no Australian Percussion Gathering, onde contactou com mais de 400 percussionistas de todo o país.

Nascida em Kaohsiung, Taiwan, Aiyun é doutorada pela University of California, San Diego (UCSD). Entre 2006 e 2017, liderou o programa de percussão da Universidade McGill, onde ocupou o cargo de William Dawson Scholar. Atualmente, é Professora Catedrática na Faculdade de Música da Universidade de Toronto, onde dirige a área de percussão e o Ensemble de Percussão da Universidade de Toronto. É também diretora artística do Festival soundSCAPE em Blonay, Suíça, e endorser orgulhosa da Kolberg Percussion.


Håkon Stene atua internacionalmente como solista e músico de câmara em múltiplos géneros, sendo também impulsionador e comissário de novas obras, artista discográfico, produtor, pedagogo e investigador. As suas gravações a solo e em música de câmara já foram distinguidas com o Prémio Spellemann (o “Grammy” norueguês) na categoria de música contemporânea e “género aberto” por cinco vezes.

Estudou em Oslo, Freiburg e San Diego. Entre 2005 e 2008, foi selecionado para o programa de lançamento “INTRO” para jovens solistas, promovido pelos Concertos da Noruega. Como solista, apresentou-se com orquestras e ensembles como a Orquestra Filarmónica de Oslo, Ensemble Modern, London Sinfonietta, Oslo Sinfonietta, 2e2m, Avanti!, Nadar, entre outros. Integra também projetos como o asamisimasa (música contemporânea), Pantha Du Prince (techno), e colabora com Nils Økland e Benedicte Maurseth (improvisação folk), atuando em salas e festivais por toda a Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália.

Colabora com diversos compositores de várias gerações e estilos. Um dos seus interesses principais tem sido o papel expandido do instrumentista na música experimental. Este tema foi explorado nos projetos de investigação “This is Not a Drum – Towards a Post-Instrumental Practice” e no pós-doutoramento “Music with the Real”, ambos realizados na Academia Norueguesa de Música, entre 2010 e 2017.

Atualmente, é professor de percussão na Hochschule für Musik Freiburg, na Alemanha, e co-orienta o estúdio de percussão do Internationale Ferienkurse für Neue Musik Darmstadt desde 2016.

 

Christian Dierstein afirmou-se como um dos intérpretes mais interessantes da música contemporânea da atualidade. Estudou em Freiburg, Mannheim e Paris. É vencedor de diversos concursos e foi bolseiro da Studienstiftung des deutschen Volkes e da Akademie Schloß Solitude, em Estugarda. Desde 1988 é percussionista do ensemble recherche.

Em conjunto com Marcus Weiss e Stefan Wirth, forma o trio accanto. Para além da sua dedicação à música contemporânea, tem-se focado em músicas não europeias e na improvisação livre. Apresentou-se em recital a solo por toda a Europa. Na temporada de 2010/11 foi um dos “Rising Stars” da European Concert Hall Organisation. Entre as suas atuações mais relevantes destacam-se: Concertgebouw de Amesterdão, Atenas, Berliner Festspiele, Festival de Bruxelas, Donaueschinger Musiktage, Festival de Huddersfield, Festival de Lucerna, Monday Evening Concerts em Los Angeles, Sala Rachmaninov em Moscovo, Festival d’Automne em Paris, IRCAM Paris, Roma, Festival de Salzburgo, Schleswig-Holstein Musik Festival, Suntory Hall em Tóquio, Wien Modern, Wittener Tage für neue Kammermusik, Festival de Zurique para a Nova Música, entre outros. Gravou para diversas editoras, incluindo Kairos, col legno, Stradivarius, Winter & Winter e neon, tendo as suas gravações recebido vários prémios.

Christian Dierstein colabora regularmente com alguns dos maiores compositores contemporâneos, como Hans Abrahamsen, Carola Bauckholt, Pierluigi Billone, Beat Furrer, Hugues Dufourt, Helmut Lachenmann, Rebecca Saunders, Salvatore Sciarrino, entre muitos outros. Desde 2001, é Professor de percussão e música de câmara contemporânea na Hochschule für Musik de Basileia, Suíça.


Organização: 

Miquel Bernat

Manuel Campos

Rui Penha

Bruno Pereira

Michael Jones

Rebecca Lloyd-Jones

Karen Yu


 


Combined Shape

Navigation