Entre os dias 12 e 17 de maio de 2025, a ESMAE recebe o pianista Milan Lucić para uma Masterclass de Treino Vocal, no âmbito do programa Erasmus+. Doutorado em Artes Musicais e colaborador artístico na Academia de Música de Sarajevo, Milan Lucić é um reconhecido especialista no trabalho com cantores, com vasta experiência internacional como pianista e professor.
Biografia
Milan Lucić, pianista (1985, Zenica, Bósnia e Herzegovina). Licenciou-se em 2007 e concluiu o grau de mestre em 2011, no Departamento de Piano da Academia de Música da Universidade de Sarajevo, na classe da Prof. Svetlana Chlaidze. Em 2015, completou o terceiro ciclo de estudos na mesma instituição, obtendo o título de Doutor em Artes Musicais. Atualmente, é colaborador artístico sénior na Academia de Música de Sarajevo.
Etapas importantes da sua carreira artística incluem a participação em masterclasses com pianistas e pedagogos de renome como J. Novotny, L. Pogorelić, G. Vidović, E. Tawaststjerna, R. Gediga e D. Merlet. Frequentou ainda um curso de música de câmara com os professores Johannes e Eduard Kutrowatz em Baden, Áustria.
Foi bolseiro da Fundação Karim Zaimović (2006), distinção atribuída com base no seu desempenho académico e contributo para a vida cultural de Sarajevo e da Bósnia e Herzegovina. Obteve também uma bolsa para frequentar a prestigiada masterclass da Académie Musicale de Villecroze, em França.
É distinguido com o “Golden Badge” da Universidade de Sarajevo, prémio atribuído ao melhor estudante da instituição. Recebeu ainda diversos prémios em concursos, destacando-se o Prémio Especial no Concurso Federal de Livno (2006) e o 3.º Prémio no Concurso Internacional Val Tidone, em Itália (2007).
Apresentou-se em festivais como “Sarajevska zima”, “Baščaršijske noći”, “Dani Kantona Sarajevo” e “Majske muzičke svečanosti”, tendo atuado como solista com a Orquestra Filarmónica de Sarajevo (2008). Realizou inúmeros concertos na Bósnia e Herzegovina e no estrangeiro (Croácia, Sérvia, Montenegro, Eslovénia, Áustria, Itália, Alemanha, Espanha e França).