Entrada > Notícias > Masterclass de Canto com Vedrana Šimić
Publicado em: 02 Maio 2025

Masterclass de Canto com Vedrana Šimić

12 a 17 de maio de 2025.

Decorre na ESMAE, entre os dias 12 e 17 de maio de 2025, uma Masterclass de Canto,  no âmbito do projeto Erasmus+, com a prestigiada soprano Vedrana Šimić. 

 

Biografia

Vedrana Šimić (soprano) nasceu em 1979 em Tuzla, Bósnia e Herzegovina. Em 1998, iniciou os seus estudos universitários em canto na Academia de Música de Sarajevo, na classe da professora Paša Gackić, tendo concluído a sua licenciatura em canto em 2003, na Academia de Música de Zagreb, sob a orientação da Professora Mira Zidarić Orešković. Entre 2006 e 2009, foi bolseira do CEE Musiktheater/Deutsche Bank em Viena. É uma artista freelancer.

Estreou-se na ópera em 2004, interpretando La chauve-souris e Une pastourelle em L'enfant et les sortilèges de Ravel. Ao longo da sua carreira bastante ativa, apresentou-se no Teatro Nacional Croata de Zagreb, no Teatro Nacional Croata de Rijeka e no Teatro Nacional de Sarajevo. Interpretou, entre outros, os seguintes papéis: Adriana em Adriana Lecouvreur de Cilea, Suor Angelica em Suor Angelica de Puccini, Mimi em La bohème de Puccini, Manon em Manon Lescaut de Puccini, Amelia em Un ballo in maschera de Verdi, Donna Leonora em La forza del destino de Verdi, Madame Lidoine em Diálogos das Carmelitas de Poulenc, Micaëla em Carmen de Bizet, Eurídice em Orfeo ed Euridice de Gluck, Tatyana em Eugene Onegin de Tchaikovsky, Djula em Ero, o Brincalhão de Gotovac, Mara em Adel e Mara de Hatze, Eva em Nikola Šubić Zrinski de Zajc, Danica em A Imperatriz dos Balcãs de De Sarno (estreia mundial), Segunda Dama em A Flauta Mágica de Mozart, Quinta Donzela Flor em Parsifal de Wagner, Allania em Marco Polo de Zanetovich (estreia mundial), Miss Jessel em The Turn of the Screw de Britten, e Elena em Mefistofele de Boito.

Pelo papel de Madame Lidoine em Diálogos das Carmelitas de Poulenc, foi nomeada, em 2007, para o Prémio de Artista Croata, na categoria de realização artística excecional para cantores com menos de trinta anos. Pelo papel de Adriana em Adriana Lecouvreur de Cilea, recebeu, em 2011, o Prémio de Artista Croata na categoria de melhor papel feminino em ópera. Pelo mesmo papel, foi distinguida com o Prémio "Štefanija Lenković" do Teatro Nacional Croata de Rijeka, como melhor papel feminino em duas temporadas consecutivas. Pelos papéis de Donna Leonora em La forza del destino de Verdi e Manon em Manon Lescaut de Puccini, recebeu o seu segundo Prémio "Štefanija Lenković" para melhor papel feminino nas últimas duas temporadas.

Tem também uma atividade muito intensa como solista em concertos, tendo colaborado com a Orquestra Filarmónica de Zagreb, a Orquestra Filarmónica de Rijeka, a Orquestra Sinfónica da Televisão Nacional Croata, a Filarmónica de Belgrado, a Filarmónica de Sarajevo e a Orquestra Sinfónica do Montenegro. Como solista, apresentou-se no Reino Unido, Áustria, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Hungria, Sérvia, Montenegro e Albânia, sob a direção de maestros de renome como N. Bareza, I. Lipanović, M. Homen, L. Voltolini, Z. Juranić, K. Arp, N. Matošević, M. Sinkevich, U. Lajovic, entre outros. Em colaboração com a Filarmónica de Sarajevo, realizou um grande número de atuações, destacando-se o concerto na Sala Dourada do Musikverein em Viena, em junho de 2007.

Para os arquivos da Televisão Nacional Croata, gravou 15 composições vocais a solo de compositores croatas como Ivana Lang, Ferdo Livadić e Milan Prebanda, acompanhada ao piano e por orquestra de cordas.

Fontes:  Šimić Vedrana | Muzička akademija Univerziteta u Sarajevu (unsa.ba) | Vedrana Šimić - soprano - Home (vedranasimic.com)

Combined Shape

Navigation