A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo recebe, entre os dias 5 e 7 de junho, o flautista holandês Leon Berendse para uma masterclass intensiva de flauta transversal. Reconhecido internacionalmente como flautista principal da Netherlands Philharmonic Orchestra e pedagogo de referência na Fontys Hogeschool voor de Kunsten, em Tilburg, Leon Berendse traz à ESMAE a sua vasta experiência como intérprete, solista e formador.

Biografia:
O flautista holandês Leon Berendse é um reconhecido solista, músico de orquestra e pedagogo. Ocupa atualmente o cargo de flauta solo na Netherlands Philharmonic Orchestra e leciona na Fontys Hogeschool voor de Kunsten, em Tilburg.
Enquanto solista, Leon interpretou, em estreia nacional nos Países Baixos, os concertos para flauta de Christopher Rouse e Pēteris Vasks, no Concertgebouw de Amesterdão, acompanhado pela Netherlands Philharmonic Orchestra. Realizou ainda digressões pela Europa, Américas e Rússia com o Combattimento Consort Amsterdam, interpretando, entre outras obras, a Suíte n.º 2 em si menor BWV 1067, de J.S. Bach.
Desde 1987, é flauta solo na Netherlands Philharmonic Orchestra e na Netherlands Chamber Orchestra, com as quais interpretou um vasto repertório sinfónico e operático. Gravou diversos discos, incluindo Tour de France, no qual a sua interpretação de Daphnis et Chloé mereceu elogios da crítica especializada. Trabalhou sob a direção de maestros como Hartmut Haenchen, René Jacobs, Lorenzo Viotti e Marc Albrecht, entre outros.
Reconhecido como um dos mais destacados professores de flauta dos Países Baixos, Leon mantém uma intensa atividade pedagógica, orientando masterclasses a nível internacional e colaborando com orquestras como a Orquestra Nacional Juvenil dos Países Baixos e a Joven Orquesta Nacional de España. Desde 1998, é professor na Fontys Hogeschool voor de Kunsten, tendo anteriormente lecionado no Real Conservatório de Haia.
Estudou com Rien de Reede e Paul Verhey no Real Conservatório de Haia, onde foi distinguido com o Prémio Nicolai pelo seu recital final de excelência. Prosseguiu os seus estudos com Geoffrey Gilbert, na Florida (EUA), e participou em masterclasses com Trevor Wye e William Bennett.
Fonte: leonberendse.com


