Entrada > Notícias > Theodore Mezei dá recital na Casa Comum
Publicado em: 09 Junho 2025

Theodore Mezei dá recital na Casa Comum

16 de junho, às 19h00, na Casa Comum da Universidade do Porto.

O pianista Theodore Mihai Mezei, aluno da ESMAE, apresenta-se em recital a solo no próximo dia 16 de junho, às 19h00, na Casa Comum da Universidade do Porto. Com entrada livre, o concerto propõe um percurso musical que atravessa várias épocas e regiões da europa, do romantismo alemão ao impressionismo francês, com passagens pela música portuguesa e russa do século XX.

O programa abre com a Sonata para piano n.º 16 em Sol Maior, op. 31, n.º 1, de Ludwig van Beethoven, obra em que o compositor alemão ensaia novas possibilidades formais e expressivas no início do seu chamado "período médio". Seguir-se-á Fantasiestück, peça do compositor e pedagogo português José Vianna da Motta, escrita durante o seu período de formação em Berlim, onde estudou brevemente com Franz Liszt. Trata-se de uma obra de grande lirismo, que reflete a influência germânica sobre o jovem autor português. Da obra de Maurice Ravel, Mezei interpreta Alborada del Gracioso, peça da suite Miroirs onde a influência da música espanhola se manifesta com brilho rítmico e grande exigência técnica.

O recital encerra com uma das últimas obras para piano de Sergei Rachmaninoff, as Variações sobre um Tema de Corelli, Op. 42 — um exercício de memória estilística e intensidade emocional, escrito já no exílio.

Sobre Theodore Mihai Mezei

Nascido na Roménia, Theodore Mihai Mezei é um jovem pianista reconhecido pela sua excecional maturidade artística e conquistas internacionais. Venceu o Grande Prémio do Concurso “Rezonanțe Sonore Online”, o Grande Prémio do concurso CrMVR em Vila Real, e primeiros prémios em prestigiados concursos internacionais por toda a Europa. É finalista das Bolsas Yamaha Europe (2024) e bolseiro “SoNoRo Interferences”.

Iniciou a sua educação musical no Colegiul de Muzică “Sigismund Toduță” (CMST) na Roménia e encontra-se a realizar os seus estudos de licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.

Já se apresentou como solista com as orquestras do CMST e participou em vários ensembles, incluindo a Orquestra Sinfónica da ESMAE e o Ensemble I&D. Também integrou o Programa Erasmus+ Charms Budapest e o Programa Blended Intensive na Kunstuniversität Graz e na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar.

Em 2024, Theodore Mihai Mezei apresentou o Concerto para Piano em Dó menor de Chopin com um sexteto de cordas no Festival “Arta Sonoră”.

Combined Shape

Navigation