Entrada > Notícias > Seminário de Composição
Publicado em: 11 Abril 2024

Seminário de Composição

com Igor Leão Maia, 16 de abril, entre as 17h30 e as 19h30, no pavilhão 4.

A ESMAE promove o Seminário de Composição com Igor Leão Maia, compositor, maestro e docente na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Brasil. O seminário irá decorrer no pavilhão 4 da ESMAE, no dia 16 de abril (terça-feira), entre as 17h30 e as 19h30 e será destinado à Classe de Composição – Licenciatura e Mestrado.

Biografia:

Igor Leão Maia é compositor e maestro, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Brasil. É doutorado em composição musical pelo Kings College London, com bolsa da CAPES (Ministério da Educação) e sob orientação da professora Silvina Milstein e do professor George Benjamin. Fez a licenciatura em composição e teoria musical pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) e fez o seu mestrado em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do professor Dr. Silvio Ferraz, com bolsa da Fapesp. Como compositor a sua música tem sido tocada em diversos concertos e festivais na Europa, Américas e Japão. Teve aulas e formações com renomados compositores como Isabel Mundry, Brian Ferneyhough, Martin Matalon, Jukka Tiensu, Toshio Hosokawa, Francesco Filidei, Liza Lim, entre outros. As suas composições foram tocadas por várias orquestras e ensembles, como a Bournemouth Symphony Orchestra, Holland Symfonia, Camerata Aberta, Ensemble Reconsil, Ensemble Linea, Lontano, Callioppée, Modelo 62 e Orquestra Sinfónica Municipal de Campinas. Foi também distinguido com importantes Prémios como o 1º Prêmio do Festival Tinta Fresca 2019, 2º Prémio do Concurso de Composição Pablo Casals (França), BMI Student Composer Award (EUA), o Prémio da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) de Composição Clássica em 2010 e 2016 e o Prémio do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje. Como maestro, atuou na Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Reino Unido. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfónica do Kings College London (KCLSO) durante o ano de 2017 e maestro associado do Goodensemble (Goodenough College, Londres) de outubro de 2016 a dezembro de 2017.

Fonte: escavador.com