Entrada > Notícias > Revisitar o palco do THSC
Publicado em: 15 Julho 2020

Revisitar o palco do THSC

Orquestra Sinfónica da ESMAE. Quarta-feira, 15 de julho, 21h30

Direção musical de Andreas Stoehr.

Este concerto foi apresentado no palco do THSC nos dias 11 e 12 de maio de 2018.

Para assistir: www.esmae.ipp.pt/revisitar-palco-thsc

Andreas Stoehr | Maestro

Andreas Stoehr é um maestro dinâmico e multifacetado da nova geração de maestros tendo-se estreado em 1985, enquanto ainda estudava na Universidade de Viena, com a Vienna Chamber Orchestra dirigindo a ópera Barbeiro de Sevilha de Paisiello. Entre 1985-1989 colaborou com a Ópera de Graz (Áustria) e entre 1989 e 1996 foi maestro convidado da Ópera Estatal de Praga. Em 1996 tornou-se Diretor Musical da Opéra Comique de Paris e entre 2001 e 2004 maestro principal do Teatro de St. Gallen, na Suíça. Entre 2001 e 2009, Stoehr dirigiu um vasto repertório na Deutsche Opera am Rhein em Dusseldorf, Alemanha, tendo chamado a atenção da crítica internacional com a trilogia de Monteverdi. Bastante ativo como maestro convidado dirigiu produções da ópera Serse de Handel, na Royal Opera de Estocolmo, Flauta Mágica de Mozart na Royal Opera de Copenhaga, La Calisto de Cavalli no Grand Théâtre de Genebra e Wozzeck, de Berg na Royal Opera de Estocolmo, entre muitas outras. Atualmente é professor de direção de orquestra e diretor artístico da Orquestra Sinfónica do Konservatorium Wien.

Martino Simone | Solista

Martino Simone nasceu em em 1991 em Clusone, Itália. Iniciou-se no piano com 8 anos sob a orientação de Diego Terrini. Participou em masterclasses com professores de renome internacional como Andrzej Jasiński (International Sommerakademie Mozarteum Salzburg 2010), Paolo Francese, Andrea Bonatta, Tatiana Larionova, Igor Tchetuev, Einar Smebye, Alessandro Deljavan e Ana Guijarro. Obteve o 1º prémio no “Concorso Riviera Etrusca” (Piombino),  o 2º prémio no “Premio Crescendo” (Firenze) e o 3º prémio no “ScopriCoop” (Milão). No período 2009-2011 estudou com Marco Beraldi no Conservatório Pietro Mascagni (Livorno) e no período 2011-2014 com Davide Cabassi no Conservatório Claudio Monteverdi  (Bolzano), tendo concluído os seus estudos com distinção máxima e louvor em 2015. Aluno Erasmus na “Hochschule fur Musik, Theater und Medien of Hannover” na classe de Igor Tchetuev. Concluiu o Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE sob a orientação de Madalena Soveral. Recebeu o Prémio Helena Sá e Costa em 2017.

André Teixeira | Solista

Nasceu em 1995 na cidade do Porto. Enquanto aluno do Conservatório de Música do Porto (2005-2014) frequentou a classe de António Oliveira.Teve masterclasses com Hortense Cartier-Bresson, Josep Colom, Ana Guijarro, Luiz de Moura Castro, Pedro Burmester, Madalena Soveral, Paulo Oliveira, entre outros. No Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto, obteve o 1º prémio em Música de Câmara, com o violoncelista Dinis Lecomte e o 3º prémio na categoria de piano de 7º/8º grau. Recebeu também o 2º prémio ex-aequo no concurso Paços Premium, nível B, e o 3º prémio no Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, nível até 16 anos. Estreou, em formação orquestral ou como coralista, obras de Bernardo Lima, Eduardo Serra e Samuel Pereira. Licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, classe de Madalena Soveral, onde também estudou com Miguel Borges Coelho. Em 2017 foi laureado com o Prémio Helena Sá e Costa.

Programa:

Angel Naso

Isotopic Variations

Ravel

Concerto para Piano e Orquestra em Sol

I. Allegramente - II. Adagio assai - III. Presto

Solista: André Teixeira (Prémio Helena Sá e Costa 2017)

Concerto para Piano e Orquestra para a Mão Esquerda

I. Lento (D major) - II. Allegro (E major / D major)

Solista: Martino Simone (Prémio Helena Sá e Costa 2017)

Schubert

Sinfonia nº 8