Entrada > Notícias > reSET
Publicado em: 06 Julho 2023

reSET

Semana de Encontros Temporários - 8 a 11 de julho

PROGRAMA (sujeito a alterações)


Sábado, 8 de julho

15h00 - 17h00, sala 214
Cenografia de Ocupação 

18h00*, sala 88.3 e corredores do Edíficio C
Exposição de Fotografia : Défilement

21h00 - 22h00, sala preta
Como fazer uma Peça de Teatro

*permanece durante todo o festival



Domingo, 9 de julho

15h00*, Café-Concerto Francisco Beja
UterUS

18H00 - 20H30, sala 214 - Xadrez (várias sessões) 

18h00-20h30, sala preta
Ambiências (várias sessões)

22h00-23h00, sala preta
Ambiências (várias sessões)

*permanece durante todo o festival



Segunda-feira, 10 de julho

18h00-19h00, sala Preta
Olá Eu do Futuro
(Guia de Sobrevivência para um Jovem Artista)

22h00 - 23h30, O Vinil
Noite de Poesia Musical

21h00 - 21h30, sala 214
Untitled Series 1.1



Terça-feira, 11 de julho

18h00 - 19h00, sala Preta
A Boda

20h30 - 21h00, sala 214
Algumas Tentativas (curso livre)

21h00-22h00, Café-Concerto Francisco Beja (exterior)
Sala 7

22h00, Esplanada Café-Concerto Francisco Beja
Convívio de Encerramento



Declaração de intenções

O reSET nasce em 2023 da vontade de reconfigurar o Festival SET. Assim, partindo da própria ideia de reSET, procura promover-se uma Semana de Encontros Temporários em que as pessoas participantes possam, de algum modo, reconfigurar-se e/ou reposicionar-se no ato criativo.

O antigo Festival SET — Semana das Escolas de Teatro — nasceu na ESMAE, em 2006, da vontade de colmatar a escassez de ligação entre as Escolas de Teatro do país. Em cada edição eram exploradas diferentes formas de manifestar esta intenção inicial, através do resultado da união de pensamentos das várias pessoas que foram passando pela Comissão Organizadora — constituída exclusivamente por estudantes e contando com o apoio de um docente.

Em termos concretos, o que se tinha vindo a manter como prática basilar do Festival era a reunião, na cidade do Porto, de Escolas de Teatro profissionais, politécnicas e universitárias. A determinada altura, a implementação de uma série de objetivos culturais, artísticos e pedagógicos que englobavam a participação ativa das escolas de teatro do país e do estrangeiro, começaram a fomentar a união, discussão e reflexão de temáticas ligadas ao ensino artístico e à prática teatral atual.

Durante as 12 edições vividas, passaram pelo SET cerca de trinta escolas e mais de trezentas apresentações. Atendendo às diversas alterações no contexto artístico e pedagógico do país, os últimos anos começaram a contar com uma maior diversidade de práticas artísticas, passando a incluir música, dança, cinema, artes plásticas, artes circenses e outros momentos performativos.

Tendo em conta esta evolução, o SET reconfigura-se agora para abraçar os valores iniciais, acrescentando novos, afirmando-se como reSET.

Assim, o reSET procura proporcionar um espaço de encontros temporários em torno da arte e das suas práticas. Tendo a duração de três a quatro dias, participantes e público poderão assistir a todas as manifestações artísticas que promovem o diálogo e a ligação que pode nascer a partir de um encontro pulsado pela cultura entre várias pessoas.

Tencionamos dar mais força à importância do trabalho em equipa. Procuramos promovê-lo o mais possível e, nesta fase em que a programação dos encontros começa a ser pensada, reunimos já duas vontades sólidas: não contar com apresentações em simultâneo (permitindo que todas as pessoas vivam cada uma delas) e arranjar meios para que as equipas troquem apoio técnico entre si (convidando a uma maior intimidade entre os diferentes processos).

Apelamos também à disponibilidade dos grupos para o desafio que propomos: a criação de uma dinâmica pós apresentação que exponha processos criativos e abra possibilidades de novos cruzamentos – esta escolha fica à responsabilidade de quem participa, sendo que a comissão do reSET pode ajudar na elaboração deste momento, caso necessário. Com esta proposta procuramos que participantes não venham apenas com o objetivo de apresentar algo concluído e fechado, mas sim partilhá-lo de uma forma interativa e complementar.

Em conclusão, esperamos que as nossas palavras transmitam o entusiasmo que sentimos no reSET e na forma como este pode crescer.

(A Comissão Organizadora do reSET)

 

Ficha de inscrição de participante no festival/participante nas equipas de apoio (pdf)...

Data limite para as inscrições: 31 de maio de 2023

Combined Shape

Navigation