Entrada > Notícias > PAR-A-GEM #2
Publicado em: 25 Janeiro 2024

PAR-A-GEM #2

Ação performativa - 2 de fevereiro de 2024


PAR-A-GEM #2

ação performativa 

ESMAE - Teatro Helena Sá Costa, 2 de fevereiro às 21h30 

 

"Ensaio artístico pousado numa pesquisa íntima sobre o tempo criando a desabituação da sua dimensão maquínica e negando-o para o compreender melhor. 
Numa reflexão ativa sobre o tempo, será sensato imaginá-lo como a atenção humana dirigida ao cuidado que dedicamos à nossa existência?
Ou, deverá ele ser aceite apenas enquanto medida humana especializada, e muito disseminada hoje, em calcular eficazmente o custo-benefício das nossas ações? Entre uma e outra, foi a primeira indagação que nos serviu de mote para iniciarmos um trabalho artístico coletivo dedicado ao tempo e à sua relação com o mundo e a vida. Sentimos que, com isso, poderíamos confirmar que somos seres históricos e que o tempo é um elemento fundador do vir-a-ser, sendo mesmo capaz de apagar o fim da história advindo da ressaca do pós-modernismo. 
No entanto, sentimo-lo cada vez mais fora dos gonzos e a ser concebido apenas como uma previsão e não como a utopia desejante do nosso paraíso perdido.
Decidimos, por isso, refreá-lo, fundindo em camadas sucessivas, em estúdio e em lugares inusitados, sons e imagens que, quase não sabendo onde iniciaram o seu caminho, nos confirmam que existe, apesar das contradições existentes nas nossas vidas, um tempo indulgente e libertador, aqui mesmo, junto de nós."
Bruno Pereira

 

Intervenientes

Textos Mário Azevedo
Filme: Fernando José Pereira
T3+1 - Voz Bruno Pereira
Piano Telmo Marques
Contrabaixo António Augusto Aguiar
Sonante e feedback Rui Penha
Luz Rui Damas
Som Marco Conceição



Esta ação performativa inscreve-se no projeto Pár-a-gem – Da importância do Tempo nas práticas artísticas contemporâneas em tempos de compressão do tempo, desenvolvido no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (DOI 10.54499/UIDP/04395/2020).

Combined Shape

Navigation