Entrada > Notícias > Open Call - Opera Out of Opera 2
Publicado em: 26 Abril 2024

Open Call - Opera Out of Opera 2

Opera Out of Opera 2 anuncia open call para a criação de obras artísticas para salas imersivas dedicadas a espetáculos de ópera. Inscrições podem ser feitas até 21 de julho.

O projeto Opera Out of Opera 2 anuncia open call para a admissão de obras artísticas para salas imersivas dedicadas os espetáculos de ópera: “La Bohème” de Puccini e a trilogia de ópera de Mozart: “The Marriage of Figaro”, “Don Giovanni” e “Così fan tutte.”

Pretende-se que a instalação artística imersiva funcione como um espaço cativante, com o objetivo de envolver o público com a obra e transformar a ópera numa experiência diferenciadora.

São aceites inscrições de todos os artistas e criativos que pretendam participar ativamente na concretização deste espaço imersivo, criando uma comunidade que explore novas fronteiras na expressão artística e aumente o envolvimento do público com a ópera.

As obras selecionadas serão apresentadas em salas imersivas que o público visitará antes das óperas programadas como parte do projeto, incluídas na app e site OOO2, e serão também divulgadas nas suas redes sociais, bem como em todos os canais de comunicação dos parceiros. As inscrições dos projetos podem ser realizadas no formulário disponibilizado na plataforma oficial do OOO2, até 21 de julho.

Mais informações 

submissões

Formatos e temas admitidos:

O projeto admite diversas expressões artísticas, incluindo, mas não se limitando a, fotografia, vídeos, pinturas, figurinos, cenografia, esculturas, luz imersiva, modelos 3D, som imersivo, arte digital, […], que se aprofundem nos temas mencionados abaixo:

   La Bohème (Puccini)

     - Conflito e Compromisso;
     - Pobreza e Criatividade;
     - Perda e Nostalgia;
     - Amizade e Solidariedade;
     - Isolamento e Solidão;

   The Marriage of Figaro (Mozart)

     - Desigualdades Sociais;
     - Emancipação e Independência das Mulheres;
     - Conservadorismo de Tradições;
     - Condenação da hipocrisia e mentiras;
     - Assédio Sexual;

   Don Giovanni (Mozart)

     - Abuso de poder nas relações homem-mulher;
     - Ciúme e Conflitos;
     - Consequências das Ações;
     - Morte e Imortalidade;
     - Dilemas Morais;

   Così Fan Tutte (Mozart)

     - Fidelidade nos Relacionamentos;
     - Estereótipos de género;
     - Intrigas e Traição;
     - Liberdade de escolha e responsabilidade;
     - Jogos de Máscaras e Identidade;

 

Opera Out of Opera 2 (OOO2) é um projeto colaborativo cofinanciado pelo programa Europa Criativa da Comissão Europeia. O seu objetivo é relançar a ópera e reintroduzi-la às novas gerações mais jovens.

Combined Shape

Navigation