Entrada > Notícias > O Desafio da Imaginação
Publicado em: 08 Julho 2019

O Desafio da Imaginação

Teatro de Marionetas de Sofia - Teatro Constantino Nery, 12 de julho, 19h00 e 22h00

O DESAFIO DA IMAGINAÇÃO

Informações e reservas:

Teatro Constantino Nery - Matosinhos

12 de julho às 19h e 22h.

Bilhete geral: 7,50€

Bilhete estudante e profissionais de espetáculo: 5€

Reservas:

- Bilheteira do Teatro Constantino Nery  

- ESOM (Escola Segunda Oportunidade): 229 064 538 

 


 


A Bulgária visita Portugal com “Desafio da Imaginação”

Portugal recebe pela primeira vez o Sofia Puppet Theatre, uma das mais proeminentes companhias de teatro de marionetas da Europa. O espetáculo “O Desafio da Imaginação” estará apenas um dia em Portugal, a 12 de Julho, mas terá sessão dupla no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, às 19 e às 22 H. A iniciativa é da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, em colaboração com a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto e o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quem nunca desejou voar? Há limites à imaginação? 

Levante a mão quem já sonhou ser livre como um pássaro e voar em direção ao sol! 

Pois bem, no próximo dia 12 de julho vai mesmo poder fazê-lo a partir do Teatro Constantino Nery, com o Sofia Puppet Theatre. Com recurso à música, luz, formas animadas e claro –   marionetas! –  a companhia Búlgara desafia-nos a fazer uma viagem onde realidade e imaginação andam de mãos dadas. Pelas mãos de dez atores, as imagens e formas que se vão criando em palco, com a ajuda mágica da luz negra e da imaginação, dispensam as palavras num espetáculo que é para toda a família e que nos convida a redescobrir o mundo que nos rodeia.

Não fosse esta a primeira visita ao nosso país e o trabalho da companhia búlgara dispensaria apresentações. O Sofia Puppet Theatre (CKT), que conta já com 73 anos de existência, apresenta todos os anos um reportório de cerca de 20 peças, realizando mais de 500 performances e recebendo perto de 50 000 mil pessoas, entre adultos e crianças. E os números impressionantes não ficam por aqui. A CKT, referência maior do teatro de marionetas búlgara, já se deu a conhecer um pouco por todo o mundo. Para além de praticamente toda a Europa, Rússia, Turquia, China, Japão, Coreia, Canadá, México, Estados Unidos, Cuba, Tanzânia, foram alguns dos muitos países visitados pela companhia. 

Chega agora a vez de Portugal se estrear finalmente na rota da companhia Búlgara, graças ao projeto Europeu “Transferring Innovative Practices” (TIP), uma parceria estratégica KA2, financiada pelo programa Erasmus +, coordenada pela Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. O “Desafio da Imaginação” marcará assim o encerramento do projeto que se desenvolveu durante 2 anos, com 6 parceiros de 5 países europeus, e que tem como objetivo dar visibilidade ao problema social do abandono escolar precoce. 

Para que não nos falhe nunca o poder da imaginação, o melhor é exercita-lo com quem vive dele. “O Desafio da Imaginação” estará em cena às 19h e 22h do dia 12 de julho, no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do teatro ou reservados por telefone.  

  

Sobre o projeto TIP:

O objetivo do projeto que se desenvolveu durante 2 anos, com 6 parceiros de 5 países europeus, é dar visibilidade pública ao problema social do abandono precoce e das baixas qualificações de jovens e às práticas inovadoras da educação de 2ª oportunidade (mais informação no site do projeto - https://www.tip-eu.com/).

 

Combined Shape

Navigation