Entrada > Notícias > Matilda Mensink integra a EUYO
Publicado em: 08 Abril 2024

Matilda Mensink integra a EUYO

Aluna da ESMAE integra a European Union Youth Orchestra

Matilda Mensink aluna de violino da classe da professora Evandra Gonçalves na ESMAE, e também da professora Zofia Woycicka, irá, pelo segundo ano consecutivo, integrar a European Union Youth Orchestra (EUYO).

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo felicita a Matilda Mensink.

Em 2023, Matilda, foi nomeada para Orquestra dos Conservatórios Nacionais, para a Orquestra Juvenil Portuguesa (JOP) e Orquestra Juvenil da União Europeia. Em 2022 ganhou a audição para violinista suplementar na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

aceder à página da euyo.eu

 

European Union Youth Orchestra

Fundada em 1976, a European Union Youth Orchestra (Orquestra Juvenil da União Europeia) é uma das orquestras sinfónicas mais proeminentes do mundo. Descrito pelo Guardian (UK) como tendo “uma execução orquestral emocionante e estimulante, repleta de energia, foco nítido e ousadia coletiva… [e] uma habilidade técnica que é absolutamente aterrorizante”; pelo New York Times caracteriza como “uma das organizações de elite do seu género”; e pelo antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, como “o melhor embaixador possível para a União Europeia”, a EUYO proporcionou uma ponte excepcional entre as universidade de música e o mundo da música profissional para as novas gerações de músicos da Europa.

A EUYO trabalhou com vários maestros e solistas do mundo, de referência internacional, incluindo Daniel Barenboim, Leonard Bernstein, Herbert von Karajan, Mstislav Rostropovich, e particularmente com os seus Diretores Musicais, até à data:  Claudio Abbado (Diretor Musical Fundador), Vladimir Ashkenazy (antigo Diretor Musical),  Bernard Haitink (antigo Diretor Musical e Maestro Laureado), e Vasily Petrenko (o atual Maestro Chefe).

Todos os anos, cerca de 3.000 candidatos com idades entre os 16 e os 26 anos, em todos os 27 Estados-Membros da União Europeia, fazem audições para aproximadamente 120 vagas. Muitos dos agora 4.000 ex-alunos da Orquestra tornaram-se maestros, solistas, professores e instrumentistas notáveis, trabalhando com as principais orquestras da Europa e de todo o mundo.

Combined Shape

Navigation