Entrada > Notícias > Masterclass 'The Art of Light on Stage'
Publicado em: 20 Fevereiro 2024

Masterclass 'The Art of Light on Stage'

Yaron Abulafia; dia 29 de fevereiro, 14h00, online

Promovido pela ESMAE, decorre no dia 29 de fevereiro (quinta-feira), das 14h00 às 15h30, online, a Masterclass ‘The Art of Light on Stage’ com o prestigiado designer de luz Yaron Abulafia.

Yaron Abulafia é um artista internacionalmente reconhecido enquanto designer de luz e de espetáculos inovador, trabalhando uma estética visual única e com uma utilização poética da luz como cenografia. As qualidades pictóricas e esculturais vivas do seu trabalho exploram o papel dramatúrgico que a luz pode desempenhar no espetáculo contemporâneo.

Inscrição através do email: cenografiaesmae@gmail.com

Biografia:

"Light is my tool to spark imagination with. I am fascinated by light's capacity to stir emotions and impact our behaviour, to recall memories, and to influence how we feel toward everything we perceive." Yaron Abulafia

Yaron Abulafia, natural dos Países Baixos, é um artista visual e investigador da área de iluminação e conceção de espaços para espetáculos. Nos últimos 20 anos, projetou mais de 250 espetáculos internacionais de diferentes géneros, entre os quais, instalações performativas, concertos e programas de televisão.

A sua reputação internacional desenvolveu-se enquanto um designer de espetáculos inovador com uma estética visual única e uma utilização poética da luz como cenografia. As qualidades pictóricas e esculturais vivas do seu trabalho exploram o papel dramatúrgico que a luz pode desempenhar no espetáculo contemporâneo.

Yaron colaborou com muitas óperas e teatros de grande notoriedade, tais como: Deutsche Oper e a Komische Oper em Berlim, Sadler's Wells e Royal Opera House - Covent Garden (Londres), Melbourne Arts CentreMónaco Dance Forum, Grand Theatre Luxembourg, Poly Theatre Beijing e Shanghai International Dance Centre, Staatsballett Berlin, Nederlands Dans Theater, Stuttgart Ballet, English National Ballet, Shanghai Dance Theatre, Rambert Dance Company, Ballet BC de Vancouver, Ballet Theater Basel, Compañía Nacional de Danza em Espanha e Óperas Nacionais da Polónia, República Checa e Israel.

Abulafia é o autor do livro ‘The Art of Light on Stage: Lighting in Contemporary Theatre’ (2016), publicado pela Routledge com um prefácio de Romeo Castellucci. É o primeiro livro publicado sobre as tendências mais avançadas do design de iluminação para o espetáculo "pós-dramático" contemporâneo, abordando o design de iluminação a partir de perspetivas semióticas e fenomenológicas, com referência aos estudos cognitivos e às artes.

Yaron tem um doutoramento em Artes, Cultura e Media, na Universidade de Groningen, nos Países Baixos. Tem um mestrado (MFA em Cenografia) do Frank Mohr Instituut, nos Países Baixos, e uma licenciatura em Estudos Teatrais da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Entre os vários prémios recebidos ao longo da sua carreira, destacam-se o Prémio WORLD STAGE DESIGN 2022, na categoria de Melhor Design de Espetáculo; o Prémio CEZ (da PHILIPS) para design de iluminação; as Bolsas especiais de Excelência da Fundação Cultural América-Israel, da Fundação Doron para a Educação e o Bem-Estar; e a Bolsa de Doutoramento Ubbo Emmious Full para a sua investigação.