Entrada > Notícias > Masterclass - ‘Orchestra Score Reading’
Publicado em: 23 Fevereiro 2024

Masterclass - ‘Orchestra Score Reading’

Mario Eritreo, 26 e 27 de fevereiro. Sala Teresa Macedo.

Nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, a ESMAE recebe um conjunto de Masterclasses de Mario Eritreo, professor no Conservatório de Música "Giuseppe Tartini" – Trieste, em Itália.

Segunda-feira, 26 de fevereiro: 8h30 - 12h30
Terça-feira, 27 de fevereiro: 14h30 - 18h30
Sala Teresa Macedo

Biografia:

Mario Eritreo é pianista, maestro, compositor e professor. Nascido em Nápoles, formou-se com distinção em piano sob a direção de Rachele Parisi e em órgão e composição para órgão sob a direção de Mauro Castaldo no Conservatório de Música Nicola Sala, em Benevento, na Itália. Foi na Áustria, na Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena, que concluiu o mestrado em órgão, sob a direção do professor Roman Summereder (Áustria), e em cravo, sob a direção de Professora Augusta Van Lookeren Campagne (Holanda). Em janeiro de 2016, foi-lhe atribuído o título de Magister Artium pela Universidade de Música e Artes Performativas de Viena.
Ao longo da sua carreira foi distinguido com diversos prémios, internacionais, entre eles: primeiro lugar no ‘Premio pianistico città di Santa Maria Capua Vetere’, primeiro prémio no ‘Concorso internazionale di Pianoforte di Ariano’, primeiro prémio no ‘Concorso Pianistico Europeo di Città Mercato San Severino’, o terceiro prémio no prestigiado concurso ‘Olimpo Pianistico’, entre outros. Ao longo da sua carreira escreveu inúmeras composições, uma das quais, a sinfonia para orquestra “Shiro to Aka”, interpretada pela “‘Weiss und Rot Orchester Wien’. Destacam-se também alguns trabalhos: Em 2016 executou as seis sonatas completas para órgão solo de Johann Sebastian Bach na Peterskirche de Viena, uma proeza que apenas três outros organistas na Europa conseguiram realizar até à data; em 2017 participou no festival de música para cravo da cidade de Viena onde executou as 555 sonatas para cravo de Domenico Scarlatti. Mario Eritreo é também, juntamente com o pianista Sakuya Okayasu, embaixador no mundo da cultura ítalo-japonesa, promovendo e organizando eventos que visam a interação cultural entre os dois países.