Entrada > Notícias > Masterclass 'O pensamento na dança e processos de criação no contemporâneo'
Publicado em: 15 Outubro 2025

Masterclass 'O pensamento na dança e processos de criação no contemporâneo'

Nuisis Zobop - Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão. Dia 20 de outubro, das 11h00 às 12h30, no Pavilhão 2.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro de 2025, realiza-se a Masterclass “O pensamento na dança e processos de criação no contemporâneo”, com os artistas Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão da Nuisis Zobop - Associação cultural de criação, investigação e formação no domínio das artes performativas.

A sessão decorrerá entre as 11h e as 12h30, no Pavilhão 2, e insere-se no âmbito da unidade curricular Arte e Cultura Contemporâneas, da Licenciatura em Teatro, sob orientação do docente Nuno Meireles.

Esta masterclass pretende proporcionar um momento de diálogo entre teoria e prática, no qual serão explorados os processos criativos contemporâneos, o pensamento coreográfico e a interseção entre dança e outras linguagens performativas.

Sobre a Nuisis Zobop

A Nuisis Zobop - Associação cultural de criação, investigação e formação no domínio das artes performativas, dedica-se à criação, investigação e formação nas artes performativas, assumindo-se como um espaço de experimentação onde o pensamento e o corpo se entrelaçam como motores de criação artística. O seu trabalho parte de um entendimento da dança enquanto campo expandido, em constante diálogo com a filosofia, a dramaturgia, a música e a literatura, e procura investigar as fronteiras do corpo, do gesto e da consciência. A associação tem vindo a desenvolver um percurso singular no panorama das artes contemporâneas em Portugal, destacando-se pela forma como articula a investigação teórica e prática, explorando metodologias de treino psicofísico e vocacional, processos de improvisação sistemática e abordagens de descontextualização ativa.

Website: nuisiszobop.com

 

Biografias

Hugo Calhim Cristóvão

Coreógrafo, Encenador, Docente e Investigador em Artes Performativas e Filosofia. Com relevo para estética e filosofia da arte, ontologia e metafisica contemporâneas, filosofia da acção e da mente, relações entre filosofia e literatura e filosofia e retórica (retórica e semiótica material), pensamento português contemporâneo, coreografia e criação em dança, estratégias, métodos e história da formação e desenvolvimento do intérprete, prática e teoria da direcção de interpretação, relações entre mitologia, esoterismo, e processos e métodos de criação artística.

Doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade.Porto, Portugal, com tese: “Actor-Network Theory: Methodology and Ontology. An eventual irreduction of Philosophy to be.” Mestrado em Filosofia Contemporânea – FLUP (19), com a dissertação “The Dionysian, Zos vel Thanatos, and the Zoetic Art – Sorcery of Austin Osman Spare”. Licenciatura em Filosofia-FLUP (18). Membro do Instituto de Filosofia da FLUP, unidade de investigação “Roots and Horizons of Philosophy and Culture in Portugal”.  Bacharelato em Teatro - Ramo de Interpretação, ESMAE IPP. Licenciatura em Direção de Atores, ESMAE-IPP com tese “Teatro Pobre, Arte como Veiculo : O Fio de Ariadne” (18).  Curso Profissional de Formação de Jovens Encenadores do TNDMII. Primeiro ano do Curso de Formação de Actores do Cendrev.Certificate Course in Yoga, Benares Hindu University, department of Yoga and Sanskrit Studies, Varanasi, India. Yoga Teachers Training Course, Patanjali Yoga Foundation, Rishikesh, India. Prática de Butoh na BodyWeather Farm, Japão. Prática de Zazen no mosteiro Antai-Ji, Japão. Prática de Shaolin Kung-Fu, Tai Ji Quan, Aikido, Hapkido, Muay Thai.

Criador conjuntamente com Joana von Mayer Trindade da"NuIsIs ZoBoP", estrutura de Criação, Experimentação, Investigação e Edição em Dança/Artes Performativas/Filosofia. Criou e dirige regularmente desde 2000-2001 as metodologias de investigação  e training "Thanateros – Trainings psicofísicos e psicovocais de descontextualização activa " e "Ex Nihilo- Estratégias de criação livre e improvisação sistemática." Dedica-se ao  estudo crítico da evolução das artes performativas, craft e criação, como instrumento para vitalizar a prática criativa no presente; à recriação aplicada da atividade do bailarino/performer enquanto alguém que age, agindo no que diz respeito à direção, atuação, e criação; à  concretização de criações originais e de ações de pedagogia e investigação aplicada; à exploração de outras formas artísticas na sua especificidade técnica, integrando a  compreensão da sua diferença precisa na especificidade da prática performativa; ao estudo tanto das ligações entre dança e filosofia como à filosofia da dança strictu sensu.

No contexto da Nuisis Zobop criou, escreveu, e dirigiu ABBADON para Paula Cepeda. Com Joana von Mayer Trindade as criações de Dança SHE WILL NOT LIVE, VELEDA, ZOS, MENINAS, BETWEEN BEING AND BECOMING, NAMELESS NATURES, O CÉU É APENAS UM DISFARCE AZUL DO INFERNO,  MYSTERIUM CONIUNCTIONIS, DA INSACIABILIDADE NO CASO OU AO MESMO TEMPO UM MILAGRE, DOS SUICIDADOS – O VÍCIO DE HUMILHAR A IMORTALIDADE, FECUNDAÇÃO E ALÍVIO NESTE CHÃO IRREDUTÍVEL ONDE COM GOZO ME INSURJO, PORTRAIT OF A DANCER AS VELVET. Prepara para 2023 as criações ONDE ESTÁ O RELÂMPAGO QUE VOS LAMBERÁ AS VOSSAS LABAREDAS (Nietzsche) e PAROUSIA.

Docência de Oficina de Expressão Dramática I e II no ensino secundário.  Docência de Corpo e Movimento Cénico II, Corpo e Movimento Cénico III, Improvisação II, na licenciatura em Estudos Teatrais da Universidade de Évora. Orientou teses de mestrado e de licenciatura de Joana von Mayer Trindade (HZT Berlim -University of the Arts) e Paula Cepeda Rodrigues (U.Évora). Destaca ainda as experiências de trabalho  performativo com Conceição Nunes, Polina Klimovitskaia, João Paulo Costa, Denis Bernard, Rogério de Carvalho, Malcolm Morrison, Saguenail,  Min Tanaka, Paula Simms, Pierre Voltz, Nuno Cardoso, Luis Madureira, Christine de Villepoix, David Wheeler, Carlos Pessoa, Steven Jonhston, António Capelo, Claire Bynion, Laurie Booth, Thomas Richards, Andrezj Mayak, Andrezj Sadowsky, Zygmunt Molik, Elizabete Disdier, Alain Richardson, Krystian Lupa e Guennadi Bogdanov.

 

Joana von Mayer Trindade 

Coreógrafa, Performer e Professora. Mestre em SODA Solo/ Dance/ Authorship, Universidade das Artes de Berlin UDK/HZT (2013). Licenciada em Psicologia (Comportamento Desviante) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1998). Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea (1999) e Curso Reciclagem de Monitores de Dança para a Comunidade (2001), Forum Dança. Curso Essais (2006) no CNDC d’Angers | Emmanuelle Huynh (Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian). Fundadora com Hugo Calhim Cristovão da Nuisis Zobop (2004) Com direção e criação de Hugo Calhim Cristovão no contexto da Nuisis Zobop, Cria e interpreta as peças: “She Will Not Live, “VELEDA”, “ZOS (She Will Not Live)”, “O céu é apenas um disfarce azul do inferno”, “Da Insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre”, “Mysterium coniunctionis” e "Dos Suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade". Da sua autoria destaca as peças: “Between Being and Becoming” para a companhia Edge, The Place London, “Installation- Exhibition For All, and For None”, “M E N I N A S”e “NAMELESS NATURES”. Peças apresentadas no Festival Trama/Serralves, Festival Materiais 4 Diversos, PT13 (Plataforma portuguesa de artes performativas/ Montemor-o- Novo), ZDB/ Espaço Negócio (Lisboa), Centro Português de Fotografia (Porto), CNDC’Angers (França), CIRCULAR- Festival de Artes Performativas (Vila do Conde), Festival CORPO + CIDADE (Porto), 2ªPlataforma de criadores nacionais emergentes EDN&modul-dance 2014, CAPA/Devir, Teatro Municipal do Porto - RIVOLI, Uferstudios Berlim, entre outros. Enquanto intérprete trabalhou com: Antonio Carallo, Wil Swanson, Paulo Henrique, Olga Roriz, Filipe Viegas, Sónia Baptista, Min Tanaka, Deborah Hay, Ana Clara Guerra Marques, Emmanuelle Huynh, Eric Didry, Danya Hammoud, Colectivo artístico alemão LIGNA (Ole Frahm e Torsten Michaelsen) e Isabelle Schad. Consultora artística (Dramaturgia/Assistência ao Movimento e à Criação) e professora convidada de projetos de: Elizabete Finger, Ana Trincão, Jee-Ae-Lim, Cristina Planas Leitão, Isabel Costa (orientadora de tese de mestrado); Escola Balleteatro, FAAIC - Companhia Instável (Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica) e Pós- Graduação em Dança Contemporânea pela ESMAE em colaboração com CMP e o Teatro Municipal do Porto. Foi ainda bolseira do Centro Nacional de Cultura no Japão (2002), onde pesquisou e praticou Butoh com Min Tanaka na Body Weather Farm e Budismo Soto Zen no Zazen Dojo Antai -Ji. Em 2008 viajou durante seis meses pela Índia, onde terminou o “Curso Certificado de Yoga” na Universidade Hindu de Benares em Varanasi e o “Curso de Formação Intensiva de Professores de Yoga” na Fundação Yoga Patanjali em Rishikesh. É autora dos ensaios escritos: “Just a Point. No More, No Less”, “Chaos as an Inevitable Tool for Composition”, “The Cruelty of Creation” e “Truthful Images.

Combined Shape

Navigation