Entrada > Notícias > Masterclass de Violoncelo

Masterclass de Violoncelo

Matias de Oliveira Pinto, 12, 13 e 14 de fevereiro

Matias de Oliveira Pinto

Professor de Violoncelo na Universidade das Artes de Berlin e na Faculdade de Música, Universidade de Münster.

Sala 2.2

Currículo Matias de Oliveira Pinto

Matias é natural de S. Paulo onde iniciou seus estudos musicais. Em 1979, ainda aluno de Zigmunt Kubala, torna-se professor de violoncelo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1980, muda-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan na Academia da Orquestra Filarmonica de Berlim. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste.

Violoncelista premiado na Europa realizou  extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Israel, Japao, Coreia, Nova Zelândia e Austrália, se apresentando com Orquestras, duo com piano e as mais variadas formações de musica de câmara.

Na Alemanha tem se apresentado com grande sucesso em importantes salas de concerto bem como festivais, como Philharmonie (também na serie de musica de câmara da Orquestra Filarmonica de Berlim) e Konzerthaus de Berlim, festivais de Berlim, Rheingau, Mecklenburg, Munique, e inúmeros outros festivais importantes.

Pedagogo muito solicitado é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música da universidade de Münster na Alemanha. É regularmente convidado a ministrar Master Classes na Alemanha, Italia, Espanha, Portugal, Franca, Suica, Holandia, Estonia, Polonia, Russia, Hungria, Grecia, Turquia, Israel, Coreia, Japao, Nova Zelandia, Chile entre outros...

É diretor artístico dos festivais de Verden na Alemanha, Osorno no Chile e Ouro Branco, Brasil.

Tem Cd`s gravados pelos selos europeus Cello Colors, Academy, Kreuzberg Records, Bella Musica e Hungaroton Classics.