Entrada > Notícias > Masterclass de Trompa
Publicado em: 04 Abril 2024

Masterclass de Trompa

com Tommi Hyytinen. 9, 10 e 11 de abril, ESMAE

Integrada no programa Erasmus, decorre na ESMAE, uma Masterclass de Trompa orientada pelo Professor Tommi Hyytinen, docente na Academia Sibelius da Universidade das Artes de Helsínquia (Academia Sibelius da Universidade das Artes de Helsínquia),

+ Info & Inscrições: esmaetrompas@gmail.com

Biografia

Tommi Hyytinen (n. 1977) é um trompetista finlandês, músico de câmara e professor. É um dos trompistas mais versáteis da sua geração. Hyytinen especializou-se tanto na música moderna como na execução de instrumentos de época.

Hyytinen participa na Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa como trompista e na Academia Sibelius da Universidade das Artes de Helsínquia como professor de trompa e trompa natural. É também membro da Orquestra Barroca Finlandesa. Estudou na Academia Sibelius, na Universtät für Musik und Darstellende Kunst Wien e na Universität Mozarteum Salzburg. Em 2009 finalizou o seu doutoramento em Música, na Academia Sibelius. O tema do seu doutoramento artístico foi a música para trompa do período romântico. Na sua série de concertos de doutoramento, tocou os instrumentos de época do século XIX: trompa natural, trompa francesa, trompa alemã e trompa de Viena.

Hyytinen atuou em vários festivais na Finlândia e também por todo o mundo. É membro fundador do Arktinen Hysteria Quintet, do quarteto The Golden Horns, do Helsinki Brass Quartet, do quinteto de sopros de época Zetes e do quinteto de metais de época Raiku. A composição e os arranjos são uma parte importante da sua atividade artística. Tommi Hyytinen também está presente no panorama musical contemporânea: estreou várias peças para trompa, tais como os concertos para trompa de Atso Almila, Tomi Räisänen, Olli Virtaperko, Uljas Pulkkis e Kai Nieminen, e Northlands (Album for horn and strings) de Matthew Whittall. Hyytinen lançou três discos a solo aclamados pela crítica. O álbum Northlands, no qual Hyytinen toca Northlands de Whittall com a Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa e o maestro Nils Schweckendiek, foi escolhido como o Álbum do Ano de 2017 pela Finnish Broadcasting Company YLE.

Enquanto professor, Hyytinen deu aulas na Hochschule für Musik Hannover, Hochschule für Musik Freiburg, Royal Northern College of Music Manchester, Lithuanian Academy of Music e Universität Mozarteum.

Fonte: tommihyytinen.fi