Entrada > Notícias > Masterclass de Piano
Publicado em: 17 Abril 2024

Masterclass de Piano

com Fiammetta Facchini, 22, 25 e 26 de abril

Decorre na ESMAE nos próximos dias 22, 25 e 26 de abril uma Masterclass de Piano com profª. drª. Fiammetta Facchini, docente no Conservatório "A. Boito", Parma. Em paralelo irá realizar-se uma palestra e apresentação do livro 'Quando a qualidade não significa necessariamente notoriedade': Eduardo Vercelli (1935-1993), no dia 24 de abril (quarta-feira) , às 16h30, na Sala Teresa Macedo.

Masterclass de Piano: 22, 25 e 26 de abril.

Apresentação do Livro 'Quando a qualidade não significa necessariamente notoriedade': Eduardo Vercelli (1935-1993): 24 de abril, às 16h30, na Sala Teresa Macedo.

Biografia:

Fiammetta Facchini é formada em Piano (Conservatório "G. Rossini", Pesaro), Cravo (Conservatório "A.Casella", L'Aquila) e em Música de Câmara (Conservatório "S.Cecilia", Roma) com nota máxima e distinção. Frequentou o mestrado na Accademia Chigiana em Siena (R. Buchbinder), no Mozarteum em Salzburgo (S. Dorensky e L. Brunmberg), na Academia F.Liszt em Budapeste (B. Szoklay) e obteve também o Diplôme de Virtuosité (solista) em Piano, frequentando o curso do conceituado pianista e pedagogo argentino Eduardo Vercelli (1935-1993), na Suíça, onde criou um livro biográfico "Seulement 12 paroles" .

Frequentou cursos anuais de música de câmara na Escola de Música de Fiesole (FI) e na Escola APM de Saluzzo (CN) e estudou também com o Trio de Trieste, o Trio Altenberg de Viena, Lorand Fenyves, Bernadene Blaha, Ferenc Radosz, Gábor Takács-Nagy, Giulio Franzetti.

Durante vários anos foi cravista do International Chamber Ensemble (Roma), colaborou com a Orquestra Regionale del Lazio (Roma) como pianista e cravista e também desempenhou o papel de "Maestro colaborador ao piano do Corps de Ballet" do Teatro dell'Ópera de Roma.

Já percorreu Suíça, França, Hungria, Noruega, Suécia, EUA, Alemanha, Albânia, Canadá, Japão, Grécia, Emirados Árabes Unidos e República Checa, participando em alguns dos mais prestigiados festivais internacionais de música de câmara.

Gravou cinco CD’s. Na orquestra participou na gravação de algumas faixas e foi escolhida como dupla de piano da atriz Juliette Binoche na produção cinematográfica de “O Paciente Inglês”.

Em Duo com Ludovico Tramma ganhou bolsas e diversos prémios em concursos nacionais e internacionais de música de câmara: Banff Festival (Canadá 2000); 2.º Prémio e Prémio Especial para o melhor Duo no Concurso Nacional de Música de Câmara “S. Fuga” em Turim (2000); Vº Prémio no Concurso Internacional de Trapani (2000); “Prémio Especial” da Fundação Hindemith Blonay para a melhor interpretação da Sonata de Hindemith no Concurso Nacional “Vittorio Veneto” (2001); III Prémio no Concurso Internacional “Riviera del Conero” (Ancona 2001); III Prémio e Prémio Especial do Público no Concurso Nacional “Lucus” em Potenza (2002) e IMS Prussia Cove Master Class (2002) na Cornualha (Inglaterra).

Também em Duo com Ludovico Tramma gravou um CD em 2007 com obras de Schumann e Beethoven (apresentado na Feira Cremona Mondo Musica 2008 ao vivo pela Rai-Radio3); em 2008 “O violino e o piano cantam a ópera”, novamente para a Afinaudio, apresentado em Madrid ao vivo pela Rádio Clássica; em 2009 “Il Duo Tramma Facchini celebra!”, CD comemorativo dos primeiros 10 anos de atividade em Duo e em 2020 o CD Romanzando.

Concluiu o doutoramento no ramo de Performance Musical, por unanimidade, na Universidade de Aveiro (Portugal, triénio 2010-2013) sob orientação da Prof.ª Dra. Nancy Harper com uma tese experimental, que contou com o envolvimento de quatro departamentos ( Music, Biology, Engineering and Psychology), intitulado Psycho-Physio Dynamics in Violin-Piano Duo: a Pianist's perspective (escrito em inglês e discutido em português) cujos resultados foram apresentados em importantes conferências internacionais. Em 2017 concluiu também o Pós-Doutorado com um trabalho sobre a figura do pianista argentino Eduardo Vercelli (1935-1993), seu professor.

Foi professora de Piano Principal nos Conservatórios de Cagliari, Bari e Pesaro e de Música de Câmara nos Conservatórios de Cagliari e Torino, e de ambas as disciplinas, bem como de Acompanhamento de Piano, em diversas instituições estrangeiras (Universidade Católica do Porto; Piaget Superior Instituto de Viseu; Escola Profissional de Música de Espinho…). Atualmente é professora de piano no Conservatório "A. Boito", em Parma.

Fonte: conservatorio.pr.it