Entrada > Notícias > Masterclass de Guitarra - Conferência

Masterclass de Guitarra - Conferência

Com Daniel Wolff. 9 de novembro

Quinta-feira, 9 de novembro

9h30-13h00 - Masterclass (Sala 207)

14h30 - Conferência (Sala 1.6)

Música Contemporânea para Guitarra do Sul do Brasil

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutoramento em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho.

Professor Titular da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Bolívia e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).

Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuações como solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Entre seus professores, destacam-se Abel Carlevaro, Eduardo Fernandez e Manuel Barrueco. Como compositor e arranjador, teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara da Europa e das Américas. Sua participação como arranjador em diversos discos gravados nos Estados Unidos rendeu-lhe o Grammy Awards e duas vezes o Prêmio Açorianos de melhor arranjador.

Recebeu também prêmios por suas trilhas para cinema. Seu balé Quadressencias foi lançado em DVD pela Orquestra Sinfônica da UCS e Cia. de Dança de Caxias do Sul. Em 2017 foi vencedor do 4° Concurso Iberoamericano de Composição de Canção Popular “Ibermúsicas”. Publica suas obras pelas editoras alemãs Trekel, Tre Fontane e Verlag Neue Musik.

Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da critica internacional, receberam nominações para o Grammy Awards e venceram diversos prêmios Açorianos.

CRÍTICAS

“Um violonista de primeira grandeza. Competência de um mestre.” GUITAR PLAYER

“Um talento impressionante.” CLASSICAL GUITAR MAGAZINE, Inglaterra

"Técnica brilhante. Musicalidade intensa. A música de Daniel Wolff atinge o coração do ouvinte. Uma estrondosa salva de aplausos.” DOLOMITEN, Itália