Entrada > Notícias > Madalena Sá e Costa
Publicado em: 19 Abril 2022

Madalena Sá e Costa

1915 - 2022

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo associa-se às manifestações de pesar pela morte da violoncelista Madalena Sá e Costa, irmã da pianista Helena Sá e Costa, primeira Presidente da Comissão Instaladora da, na altura, Escola Superior de Música.

Madalena Sá e Costa nasceu a 20 de novembro de 1915 numa família com profundas ligações à Música. Neta de Bernardo Valentim Moreira de Sá, fundador do Conservatório de Música do Porto, filha do pianista e compositor Luís Ferreira da Costa e da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa. Discípula de Guilhermina Suggia estudou também com Paul Grümmer e Pablo Casals, entre outros.

Recebeu os prémios "Orpheon Portuense" (1939), Emissora Nacional (1943), Fundação Harriet Cohen (1958), SNI (1966).

Com a sua irmã Helena constituiu um duo que, durante cerca de 50 anos, se apresentou em palcos de toda a Europa.

Recital com a irmã Helena, c. 1945, local desconhecido (Arquivo ESMAE)

Casa do Infante, 1º Festival de Música Portuguesa, 1967 (Arquivo Municipal do Porto)