Entrada > Notícias > Lotz Trio - Masterclass, Concerto e Palestra
Publicado em: 20 Novembro 2025

Lotz Trio - Masterclass, Concerto e Palestra

2 a 4 de dezembro, nas salas 203 e 210 da ESMAE.

A primeira semana de dezembro traz à ESMAE um conjunto de atividades dedicadas à performance instrumental e à interpretação através da presença do Lotz Trio, ensemble de referência no uso de basset horns e instrumentos de época. Entre 2 e 4 de dezembro, a comunidade poderá participar em várias masterclasses e assistir a um concerto que celebra a riqueza deste repertório pouco habitual.

Programa

2 de dezembro - sala 210

08h30 – 14h30: Masterclass com piano - pianista acompanhadora: Elsa Silva
19h00: Concerto com LOTZ TRIO

3 de dezembro - sala 203

09h00 - 12h00: Masterclass com Igor Františák

14h00 - 17h00: Palestra e masterclass com Róbert Šebesta: “Performing Brahms Clarinet Sonatas – style and instruments” 

17h00 - 20h00: Masterclass com Ronald Robert Šebesta

4 de dezembro - sala 203

09h00 - 14h00: Masterclass com o Lotz Trio 


Sobre o Lotz Trio

O Lotz Trio é um ensemble cujo nome homenageia o notável construtor de instrumentos Theodor Lotz (1746–1792), célebre pelas melhorias que introduziu no basset horn em Pressburgo e Viena. O trio apresenta-se regularmente com réplicas históricas destes instrumentos, interpretando obras como os Terzetti de Wolfgang Amadeus Mozart, o Divertissement pour Trois Cors de Bassett de Georg Druschetzky, bem como arranjos de época de árias das óperas A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro e Don Giovanni. O seu repertório inclui ainda outras composições para trio de basset horns, como os Terzette do virtuoso do clarinete Anton Stadler, Divertimentos de Vojtěch Nudera e Trios de Antonín Volánek.

O Lotz Trio realizou diversas gravações de estreia. No CD de estreia (Music Fund, 2008), o trio interpretou a Partita em Dó Maior de Johann Josef Rösler e um conjunto singular de obras de compositores eslovacos contemporâneos — Martin Burlas, Marián Lejava, Daniel Matej, Bošek Milakovič e Marek Piaček — escritas especificamente para basset horns históricos. Para a editora Hevhetia (2009), o trio gravou a integral de Divertissement pour Trois Cors de Basset de Druschetzky e, na gravação Corni di Baßetti, apresentou arranjos de época de excertos das óperas A Flauta Mágica e As Bodas de Fígaro, bem como os Sei Notturni para trio vocal e três basset horns. Em 2019, o trio realizou ainda uma gravação exclusiva de um concerto público para a Rádio e Televisão da Eslováquia, intitulada “Mozart’s Magic Basset Horn”.

O Lotz Trio apresentou-se em palcos de grande relevo, como o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, o Early Music Festival em Estocolmo, o Musikinstrumentenmuseum em Berlim, o Koncertkirken em Copenhaga, o Museu Sigurjón Ólafsson em Reiquiavique, o Schloss Mirabell em Salzburgo, o St. Wenceslas Music Festival em Ostrava, o Bratislava Mozart Festival, entre outros. Nos últimos anos, o ensemble tem-se dedicado também ao desenvolvimento sistemático da cultura musical na Eslováquia, através do ciclo “Lotz Trio in Slovak Chateaux”.

Além disso, têm uma presença internacional importante, tendo atuado em palcos como o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Algumas notas sobre o basset horn e Theodor Lotz

Inventado, já no alto Danúbio, em Passau, na década de 1770, o basset horn em Fá (uma espécie de clarinete alto) foi praticamente aperfeiçoado nos anos 1780 pelo “K.K. Hofinstrumentenmacher” (construtor de instrumentos da corte imperial) Theodor Lotz, que dá nome ao Trio “Lotz”. Theodor Lotz (1747/8–1792), que viveu em Pressburgo (Bratislava) e Viena, é um dos poucos construtores de instrumentos tão credivelmente associados a um compositor da estatura de Mozart ou a um executante do nível de Anton Stadler.

Lotz garante o seu lugar na história da música não apenas pela ligação a estes mestres, mas também — felizmente — pelos soberbos instrumentos que sobreviveram aos mais de 200 anos que nos separam da sua morte, em 1792, e que testemunham a sua extraordinária mestria como artesão.

O conjunto recentemente descoberto de três basset horns no castelo de Krásna Hôrka, no leste da Eslováquia, constitui a verdadeira joia da coroa do legado de Lotz. Os basset horns sobreviventes construídos por Theodor Lotz são, de facto, os instrumentos mais frequentemente copiados para a produção de réplicas históricas utilizadas na performance com instrumentos de época.

Informações de www.lotztrio.com

Combined Shape

Navigation