No dia 25 de Abril de 2020 a classe de Canto do Curso de Música Antiga da ESMAE (CMA) fez uma audição online para todos os membros da comunidade do CMA. Nesta medida, aquele grupo de jovens cantores preparam vídeos, de formato livre, que espelharam (e muito) o momento que estávamos a viver. Chamei-lhe de “Liberdade Non-Stop"porque, apesar de enclausurados e privados do contacto e comunhão com aqueles com quem mais gostamos de fazer música, é nestes momentos que por vezes a nossa imaginação vai mais longe.
Não eram as circunstâncias a que estamos habituados a fazer música e, acrescente-se, nada sabíamos sobre o futuro. Mas esta é uma certeza que sempre existe, com ou sem pandemias: nada sabemos sobre o futuro. E, por mais desalento que se possa instalar nas nossas vidas, por mais incertezas que nos enfrentem, importa (pros)seguir e continuar a mentalizar e a materializar, gradualmente, os nossos sonhos. Importa, sim, continuar a cantar e a fazer música.
Neste ano, e continuando a viver circunstâncias idênticas acrescidas -positivamente – de algumas esperanças, apresentamos o concerto “Liberdade Non-Stop – parte II” no Teatro Helena Sá e Costa, a 2 de Maio. Celebramos, assim, o retorno à performance no palco, à presença do público e à partilha da música que os cantores do CMA estão a preparar no presente semestre.
Magna Ferreira
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Filiae Maestae Jerusalem, RV 638
I. Filiae Maestae Jerusalem (Adagio - RECIT. Accompagnatto)
II. Sileant Zephyri (Largo - ARIA)
III. Sed Tenebris Diffusis (Adagio- RECIT. Accompagnatto)
Cristiana Alves - Contratenor
Prof. Júlio Dias - Cravo
Georg Friedrich Händel (1685- 1759)
Cantata Figli del mesto cor
Recitativo Figli del mesto cor
Ária Son pur le lacrime
Ópera Giulio Cesare
Ária "Va tacito e nascosto"
Inês João Campos - Mezzosoprano
Prof. Júlio Dias - Cravo
Domenico Zipoli (1688-1726)
Cantata O Daliso, da quel dì che partisti
Recitativo e ária Per pietade aure serene
Louis-Nicolas Clérambault (1676-1749)
Cantata Orphée
Recitativo Le fameux chantre de la Thrace
Ária Fidelles Echos de ces Bois
Recitativo Mais que sert a mon desespoir
Ária Allez Orphée
Rosário Tormenta - Soprano
João Távora - Flauta de Bisel
Prof. Júlio Dias - Cravo
Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Hippolyte et Aricie
Recitativo Pour l'auteur de mes jours
Ária Quel biens!
Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736)
Intermezzo La Serva Padrona
Recitativo Di me, ch'ho più flemma d'una bestia
Ária Sempre in contrasti con te si sta
Miguel Barreira - Barítono
Prof. Júlio Galvão - Cravo
Giovanni Bononcini (1670-1747)
Cantata Gia La Stagion d’Amore
Recitativo Gia la stagion d’Amore
Ária Vaghe rose aprite il seno
Recitativo Pastorella gentile
Ária Ochi vezzosi
Francisco Ricardo – Alto
Ana Sousa – Viola da Gamba
Prof. Júlio Dias – Cravo
Georg Friedrich Händel (1685- 1759)
Ópera Giulio Cesare
Recitativo e ária E pur cosi... Piangero la sorte mia
G. G. Kapsbergerg (1580-1651)
Ária Ancora il re nasce piangendo
Carolina Bermejo - Soprano
Francisca Brum - Violino Barroco
Miguel Azevedo - Teorba
Prof. Júlio Dias - Cravo
Louis-Nicolas Cléramblaut (1676-1749)
Cantata Le Jaloux
Ária Revien printemps
Ária Je consens
Recitativo Helas! Pour mon coeur
José Carlos Mateus - Tenor
Francisca Brum - Violino Barroco
António Cucu – Violoncelo Barroco
Miguel Azevedo - Teorba
Prof. Júlio Dias - Cravo
G. Carissimi (1605-1674)
Lamento di Maria Stuarda
Eunice Abranches d'Aguiar - Soprano
Ezekiel Martins - Teorba
Prof. Júlio Dias - Cravo
Prof. Xurxo Varela - Viola da Gamba
Jean-Baptiste Lully (1632-1687)
Cadmus et Hermione
Amour voy quels maux tu nous fais (Ária de Hermione)
Jean-Baptiste Lully (1632-1687)
Atys
Espoir si cher, et si doux (Ária de Cybele)
Michel Lambert (1610-1696)
Ma Bergere est tendre et fidele
Bianca Alves - Soprano
Francisca Brum – Violino Barroco
Francisco Cymbron – Violino Barroco
Leonor Sá – Violoncelo Barroco
Pedro Martins - Alaúde/Teorba
Prof. Júlio Dias - Cravo
Professoras da Classe de Canto do CMA: Magna Ferreira, Catarina Costa e Silva, Ana Mafalda Castro.