'De Limiar em Limiar: a Taciturna, o Presente Frágil e os Processos de Criação na Dança Contemporânea' é o título da conferência que Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão apresentam na ESMAE - Faculdade de Artes Performativas, a 15 de outubro (quinta-feira).
A sessão, promovida pela Nuisis Zobop, decorre entre as 11h00 e as 13h00, na Sala P1, e parte do espetáculo 'Quando Vem a Taciturna de Limiar em Limiar o Presente Frágil', da Nuisis Zobop, para abordar processos de criação na dança contemporânea.
Website da Nuisis Zbop: nuisiszobop.com
Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão são coreógrafos, investigadores, dramaturgos e diretores artísticos da NuIsIs ZoBoP. Desenvolvendo um percurso consistente no cruzamento entre a dança contemporânea, a teoria e a filosofia, assinam a direção e a investigação de inúmeros projetos artísticos, editoriais e formativos apresentados em território nacional e internacional.
Sobre o Espetáculo:
“Quando Vem a Taciturna de Limiar em Limiar o Presente Frágil” invoca as Mahavydias, deusas ferozes da sabedoria impura que dói e que ri, Fernando Pessoa delirando “Oriente a oriente do Oriente”, Camilo Pessanha exalando melancolia entre lençóis de linho, Al Berto destilando medo em éter poético, Paul Celan invocando a “Canção de uma Dama na Sombra”. A partir de conceitos filosóficos, a dupla de coreógrafos Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão confronta o frágil vazio do agora, o eterno conflito entre passado, presente e futuro que, de encruzilhada em encruzilhada, confronta e excita a finitude. Dança-se entre limiares – entre ser e não-ser, desejo e vazio, vida e morte, a transitoriedade uma carne amada e estilhaçada que revela a beleza do caos que nunca volta para trás. De limiar em limiar, a dança cria momentos irrepetíveis não canceláveis pelo terror, metamorfoseando urgência apocalíptica em sobrevivência.


