Entrada > Notícias > Daniela Coimbra (1971-2023)
Publicado em: 23 Agosto 2023

Daniela Coimbra (1971-2023)

A Comunidade da ESMAE homenageia Daniela Coimbra

É com indescritível consternação que a Presidência da ESMAE comunica o falecimento da professora Daniela Coimbra.

Fica a memória de uma pessoa sempre carinhosa e muito acarinhada, ideia transversal com especial enfoque em relação a todos os que com ela tiveram o privilégio de privar, multiplicando relações de enorme estima e consideração.

Professora Coordenadora na Escola Superior de Música e Artes dos Espetáculo e membro do Conselho Geral do Politécnico do Porto, Daniela Coimbra faleceu hoje, 23 de agosto.

Encontrar-se-á a partir das 18.30 h no Tanatório de Matosinhos, ficando em câmara ardente até às 22.00 h. A cerimónia fúnebre terá início às 14.30 h de amanhã, no mesmo local.

A bandeira da ESMAE é colocada a meia haste, sinal do luto e numa singela homenagem, notando que o Instituto Politécnico do Porto adotou a mesma ação.

À família e amigos enlutados, a Comunidade da ESMAE endereça sentidos votos de pesar.

Com estudos de Mestrado centrados na questão da memória, de Doutoramento na personalidade de cantores de ópera, e de Pós-Doutoramento em performance science, na Universidade de Sheffield e no Royal College of Music de Londres. Nesta instituição, à qual permaneceu ligada como Fellow Researcher, participou na organização de conferências internacionais na área dos Estudos de Performance e da Excelência. Foi docente de Psicologia da Música na Guidhall School of Music and Drama, de Londres e consultora da Durham Commission on Creativity in Education, cujos resultados foram apresentados aos parlamentares e stakeholders das artes e educação ingleses em 2019. Na Noruega desenvolveu trabalho na área da Saúde e bem-estar dos músicos. Em Espanha, com o grupo de trabalho da Universidade de Múrcia, teve um contacto privilegiado com as áreas da Educação, Sobredotação e Talento, fruto de projetos em que colaborou com a equipa do Instituto da Educação da Universidade do Minho. Desta mesma colaboração com a Universidade do Minho e com o departamento de Psicologia da Universidade Portucalense resultaram projetos e formação na área da Criatividade levados a cabo com o International Centre for Innovation in Education, sediado na Alemanha.

Na ESMAE, foi coordenadora das áreas transversais de Opcionais e Teoria, presidente do Conselho Técnico-Científico e fez parte da equipa que criou o Mestrado em Ensino de Música em colaboração com a Escola Superior de Educação do Porto/Politécnico do Porto. Esteve na fundação do NIMAE (Núcleo de Investigação em Música, Artes e Espetáculo) atualmente integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade - i2ads, uma parceria da ESMAE com as Faculdades de Belas Artes e Arquitetura da Universidade do Porto.