Entrada > Notícias > Curso Livre de Corseterie
Publicado em: 24 Abril 2017

Curso Livre de Corseterie

2ª edição. De 23 de fevereiro a 20 de abril. O objetivo principal deste curso é o de uma formação complementar para figurinistas e designers de moda ou modelistas, tendo em conta o desenvolvimento e a consolidação de um interesse específico no âmbito das estruturas que definem a silhueta do vestuário de determinadas épocas. 1º Módulo: Confeção de espartilhos de época (1890 a 1900).

Destinatários: Este curso livre destina-se a maiores de 17 anos, independentemente das suas habilitações.
Nº Vagas e condições de funcionamento: O Curso tem 8 Vagas e abre com um mínimo de 6 inscritos, sendo que das vagas estará reservada a um aluno que frequente o 1.º ou o 2.º ciclo de estudos da ESMAE, sem custos para o aluno, a mesma será atribuída por mérito.
Candidaturas: de 31 de Janeiro de 2017 a 11 de Fevereiro de 2017
Notificação de Colocação: até 15 de Fevereiro de 2017
Matrículas e Inscrições: de 20 a 22 de Fevereiro de 2017.
Docentes: Filipa Carolina Carvalho Martins
Carga horária semanal: 3 horas -1 sessão de 3h cada (quinta-feira à noite)

Objetivos: O objetivo principal deste curso é o de uma formação complementar para figurinistas e designers de moda ou modelistas, tendo em conta o desenvolvimento e a consolidação de um interesse específico no âmbito das estruturas que definem a silhueta do vestuário de determinadas épocas.
Serão criados vários módulos de formação que se constituirão isoladamente como Cursos Livres. Neste primeiro módulo – Confeção de espartilhos de época (1890 a 1900) – os formandos adquirem as seguintes competências:
a - Contextualizar historicamente o modelo de espartilho fornecido;
b - Cortar um protótipo utilizando as bases de época;
c - Aplicar os diferentes instrumentos e materiais da construção de espartilhos;
d - Executar todas as operações de costura com os materiais necessários à definição da forma final;
e - Explorar, na confecção, capacidades decorativas e de aprimoramento desta peça de vestuário.

Custos e prazos de Pagamento:
Candidatura: 30€ (trinta euros) pago no ato da candidatura.
Taxa de Inscrição: 25€ (vinte e cinco euros) pago no ato da matrícula.
Seguro escolar: 5€ (cinco euros) pago no ato da matrícula
Propina: 160€ (Cento e sessenta euros) pago numa única prestação no ato da inscrição ou em 4 prestações de igual valor no seguinte calendário:
1ª prestação – no ato da inscrição
2ª prestação – até ao dia 30 do mês seguinte ao da inscrição;
3ª prestação – até ao dia 30 do mês seguinte a que respeita a 2ª prestação;
4ª prestação – até ao dia 30 do mês seguinte a que respeita a 3ª prestação.

Informações relativas ao processo de candidatura: A candidatura ao curso é efetuado online através do sitio da internet da ESMAE em https://intranet.esmae.ipp.pt/inscricao/
Envio da cópia do Bilhete de identidade (ou equivalente legal) para academicos@esmae.ipp.pt indicando do nº de inscrição.
Pagamento da taxa de candidatura no valor de 30€ (trinta euros), efetuado através de transferência bancária, utilizando para o efeito o IBAN, conforme instruções online.

Matrícula e Inscrições: As matrículas e inscrições dos candidatos colocados são realizadas no prazo de 5 dias úteis após notificação da colocação dos candidatos pelos serviços académicos da ESMAE. A matrícula está sujeita ao pagamento da taxa de Inscrição, de seguro escolar e da propina, fixadas neste edital. A matrícula e inscrição são realizadas nos Serviços Académicos da ESMAE, ou através dos meios eletrónicos que a Escola disponibilize.

Anulação de inscrição: Em caso de anulação da inscrição, a propina devida é a seguinte:

1. Até 15 dias a contar da data da inscrição fica dispensado do pagamento das 2ª, 3ª e 4ª prestações;
  2. Até 31 de novembro do ano civil em curso fica dispensada do pagamento das 3ª e 4ª prestações
  3. Após a data estipulada na alínea 2), terá que liquidar a totalidade da propina

Certificação: Certificado de participação a todos os candidatos que frequentem pelo menos 80% das sessões.

Consultar edital do Curso Livre de Corseterie...