Entrada > Notícias > Cântico dos Cânticos
Publicado em: 19 Outubro 2020

Cântico dos Cânticos

A cantata cénica "Cântico dos Cânticos" está representada na exposição da Biblioteca Nacional

A cantata cénica "Cântico dos Cânticos", autoria da aluna da Pós-graduação em Ópera e Estudos-Músico Teatrais Isabel da Rocha e produção da Ópera Estúdio da ESMAE/Pós-graduação em Ópera, apresentada na Igreja da Misericórdia do Porto em julho de 2017, está representada na exposição promovida pela Biblioteca Nacional "Cântico dos Cânticos - Beija-me com os beijos da tua boca". Em exibição até 30 de novembro, esta exposição bibliográfica e iconográfica sintetiza o trabalho do poeta Gonçalo Salvado e da crítica de arte Maria João Fernandes sobre o livro do Antigo Testamento atribuído a Salomão.

 



(...)

Cântico dos Cânticos, celebrado livro de amor do Antigo Testamento, atribuído a Salomão, datado por especialistas entre o XIII e o VII século a.C. (período do florescimento da literatura amorosa do Egipto), e no registo escrito entre o séc. VI e IV a.C, de extraordinária irradiação mundial, recolheu o legado da poesia de amor do Oriente antigo e tem vindo a inspirar todas as expressões da arte, desde há vários séculos, na literatura, nas artes plásticas, na dança, na música e no cinema. 

A exposição, que inclui as imagens mais emblemáticas que, em Portugal, lhe foram dedicadas, é composta em maioria por obras do século XV até aos nossos dias, provenientes da coleção particular do poeta Gonçalo Salvado, completada e enriquecida com outras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de diversas entidades nacionais, quer no plano das versões e traduções, quer na poesia, no teatro e no ensaio, ou em títulos cuja influência deste texto matricial é notória.

(...)

Texto extraído da apresentação da exposição, página web da Biblioteca Nacional

 


 


 

A cantata cénica "Cântico dos Cânticos", autoria de Isabel da Rocha, teve encenação de Cláudia Marisa, direção artística de António Salgado, figurinos de Manuela Bronze e o desenho de luz de Rui Damas.

 

Combined Shape

Navigation