Entrada > Notícias > Brigadas (r) de Intervenção Poética
Publicado em: 04 Dezembro 2024

Brigadas (r) de Intervenção Poética

de 2 a 6 de dezembro de 2024, na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

De 2 a 6 de dezembro de 2024, a ESMAE leva a poesia às salas de aula da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, Vila Nova de Gaia, através do projeto Brigadas (r) de Intervenção Poética, dinamizado pelos alunos do 1.º ano de Interpretação da unidade curricular Introdução à Interpretação. 

Durante cinco dias, um grupo diferente de alunos interromperá as aulas regulares da secundária para trazer à vida as palavras de poetas "perigosos" e com a força dos versos, iniciar uma revolução. Uma revolução pela poesia. Entre os autores escolhidos para esta revolução poética encontra-se Luís de Camões, homenageado pelos 500 anos do seu legado literário, e outros poetas cujas palavras carregam o poder de mudar perspetivas.

As Brigadas (r) de Intervenção Poética fazem ainda eco dos 50 anos da Revolução dos Cravos, resgatando o simbolismo de luta e esperança da palavra. Assim como Sophia de Mello Breyner Andresen evocou o “dia inicial, inteiro e limpo”, estas intervenções trazem a energia da mudança invocando a poesia como ferramenta de mudança, resistência e renovação: "Uma revolução sempre inacabada. Mas sempre inadiável.

Que cravos ficarão na sala de aula depois desta interrupção?

 

Combined Shape

Navigation