Entrada > Notícias > Apresentação do livro 'Encounters with Jazz on Television in Cold War Era'
Publicado em: 23 Abril 2024

Apresentação do livro 'Encounters with Jazz on Television in Cold War Era'

com Pedro Cravinho, dia 20 de maio, às 18h00, no Pavilhão 2

Terá lugar no dia 20 de maio de 2024 às 18h00, no Pavilhão 2, a apresentação-debate do livro Encounters with Jazz on Television in Cold War Era Portugal: 1954-1974 (Routledge), com a participação do autor, [Professor Doutor] Pedro Cravinho, (Royal Birmingham Conservatoire, Reino Unido) e moderada pelo [Professor Doutor] Paulo Perfeito (ESMAE). Este evento integra a programação do Festival Rampa Jazz.

Encounter with Jazz on Television in Cold War Era Portugal é a segunda contribuição do autor para a importante série Transnational Jazz Studies da editora Routledge. Trata-se do primeiro estudo sistemático dedicado ao jazz na televisão num único país resultante de trabalho de campo e pesquisa de arquivista realizada em Portugal, Bélgica, Noruega, Finlândia, e Reino Unido. Simultaneamente, é o primeiro livro dedicado à produção televisiva de um género musical na Radiotelevisão Portuguesa (RTP) durante o regime do Estado Novo.

Ao analisar a relação entre o jazz a televisão através da análise de testemunhos de artistas e produtores e revelando uma inter-relação paradoxal entre a produção de televisão pública – RTP – as cenas jazzísticas e as indústrias dos media internacionais. Desde os primeiros estudos sobre a viabilidade de uma proposta de serviço público de televisão, em 1954, até ao golpe militar que derrubou o regime de extrema-direita do Estado Novo em 1974, este livro mapeia a institucionalização do jazz em Portugal como prática social e musical, onde chegou a desempenhar um papel significativo na promoção da diversidade cultural. Debruça-se sobre os músicos, repertórios, processos de produção, emissões, políticas e estratégias que impulsionaram o lançamento da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) e a ascensão da televisão, um novo e indispensável meio que deu aos portugueses acesso ao mundo mais vasto – com curadoria de produtores de televisão pública de atitudes culturais, políticas e estéticas individuais que influenciaram na divulgação do jazz.

Ao explorar as ligações entre produção televisiva portuguesa e as cenas jazzísticas nacionais e internacionais, este estudo não só oferece uma oportunidade para a comparação da produção de jazz na RTP durante o período em investigação com outros géneros musicais como o rock, a música clássica ou o fado, como da própria experiência portuguesa de produção jazzística televisiva em relação a outros países, situando a produção televisiva portuguesa dedicada ao jazz durante a Guerra Fria, como parte uma história, ainda por estudar.

Ao longo do evento, serão apresentados excertos de gravações históricas de arquivos de programas jazz transmitidos pela Radiotelevisão Portuguesa durante o regime do Estado Novo.

Biografia:

Dr. Pedro Cravinho iniciou a sua carreira musical como autodidata (baixo elétrico), participando na cena do pop-rock portuense do final dos anos de 1980. Posteriormente, iniciou a sua formação musical em música clássica (contrabaixo) com Altino Carvalho e Florian Pertzbor, e Sérgio Barbosa, e em jazz (contrabaixo e baixo elétrico) com Alberto Jorge, Pedro Barreiros e José Soares, antes de iniciar uma carreira como contrabaixista freelancer e professor.

Após uma licenciatura em Musicologia (BMus) e um doutoramento em Etnomusicologia/Estudos do Jazz na Universidade de Aveiro (Portugal), tornou-se investigador na área dos Estudos de Jazz. Atualmente é o Director dos Arquivos da Faculdade de Artes, Design e Media na Birmingham City University e Investigador Sénior no Royal Birmingham Conservatoire (RBC), onde co-lidera o RBC Jazz Research Cluster, e lecciona no Departamento de Jazz. As suas áreas investigação incluem a história social, política e cultural da diáspora do jazz e suas representações nos diferentes media na esfera pública. Para além da sua investigação sobre o jazz em Portugal (2011-presente), em meados de 2015, começou investigar sobre o jazz em Birmingham (Reino Unido). Desde 2018, tem vindo a trabalhar com o fotógrafo freelancer Brian Homer em vários projectos de investigação colaborativo sobre a cena e músicos de jazz em Birmingham.

Como autor e membro de equipas editoriais, tem colaborado em diversas publicações internacionais, como Jazz and Totalitarianism (2017, Routledge), The History of European Jazz: The Music, Musicians and Audience in Context (2018, Equinox), The Oxford History of Jazz in Europe (em impressão, Oxford), e depois de ter publicado uma primeira monografia bilingue (português - inglês) sobre a cena jazzística em Coimbra durante o regime do Estado Novo (2016, JACC), publicou a sua segunda monografia, Encounters with Jazz on Television in Cold War Era Portugal: 1954-1974 (2022, Routledge), assim como um texto essencial sobre o desenvolvimento da cena de jazzistica Portuense durante o regime do Estado Novo (2022, Popular Music and Society).

É membro do conselho editorial da revista de investigação de jazz, Jazz-hitz (Musikene, Espanha), e membro das direcções do National Jazz Archive, Archives West Midlands e Scottish Jazz Archive, da Duke Ellington Society UK, e cofundador e membro da Direçcão da Rede Jazz Portuguesa e Vice-Presidende da associação Europeia Voice for Jazz Musicians in Europe. O Dr. Cravinho é acreditado pela Staff and Educational Development Associatione (SEDA) no Reino Unido e recebe estudantes de doutoramento interessados em explorar tópicos relacionados com Jazz, Media e Arquivos.

Fonte: pcravinho.com