Entrada > Notícias > Alunos da ESMAE distinguidos no 9.º Prémio Ilda Moura
Publicado em: 29 Abril 2025

Alunos da ESMAE distinguidos no 9.º Prémio Ilda Moura

Catarina Alves, Emīlija Rozenšteina, Guoda Valackaitė, Bernardo Ferreira e Theodore Mezei distinguidos na 9.ª edição do Concurso Internacional Ilda Moura.

Estudantes da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo foram distinguidos na 9.ª edição do Concurso Internacional Ilda Moura. Na categoria de Cordas Friccionadas, escalão D, Catarina Alves, aluna de violoncelo, da classe do professor Filipe Quaresma, conquistou o 1.º Prémio. Na vertente de música de câmara, o Prémio “Duo Suggia” foi atribuído ao duo formado por Emīlija Rozenšteina (violoncelo, da classe do professor Filipe Quaresma) e Guoda Valackaitė (piano, classe do Professor Miguel Borges Coelho). Ainda nesta categoria, foi atribuída uma Menção Honrosa ao duo Bernardo Ferreira (violoncelo) e Theodore Mezei (piano, classe do Professor Constantin Sandu).

A 9ª edição do Concurso Internacional Ilda Moura, que decorre anualmente na cidade do Porto, decorreu entre os dias 10 e 12 de abril de 2025. Criado pela Academia Musical dos Amigos das Crianças – Escola de Música Guilhermina Suggia (AMAC-EMGS), o concurso presta homenagem a Ilda Moura, figura central na fundação da escola e na promoção do ensino da música em Portugal. Num gesto de gratidão e reconhecimento, a AMAC-EMGS instituiu este prémio com o nome de Ilda Moura, celebrando o seu contributo decisivo para a valorização da educação musical na infância e juventude.

 

Catarina Alves

 

Emīlija Rozenšteina 

 

Guoda Valackaitė

 

Theodore Mezei 

 

Bernardo Ferreira

 

Prémio Ilda Moura

O Prémio Ilda Moura é um concurso internacional de música, aberto a jovens músicos de diferentes categorias: piano, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, sopros, música de câmara (violoncelo e piano).

Tem como objetivo homenagear Ilda Moura, a quem a AMAC-Escola de Música Guilhermina Suggia (AMAC-EMGS) deve a sua existência. Para dar continuidade ao seu legado, a AMAC-EMGS decidiu criar um concurso e um prémio com o seu nome, num sinal de agradecimento e homenagem sentida a uma personalidade que sempre reconheceu a importância da música na formação das crianças e jovens

Combined Shape

Navigation