A fagotista portuguesa Bárbara Lopes, alumna da ESMAE, foi distinguida com o 2.º Prémio na X edição do Concurso Internacional de Fagote Gioachino Rossini, em Pesaro, Itália. O 1.º Prémio não foi atribuído nesta edição do concurso. O 2.º Prémio foi partilhado entre Bárbara Lopes e Martina Miniussi, enquanto o 3.º Prémio foi entregue a Li Tianyou.
O concurso, organizado bienalmente pelo Conservatorio Statale di Musica “G. Rossini”, é uma prestigiada competição internacional dedicada ao fagote. A final decorreu a 4 de outubro, seguida do concerto de entrega de prémios, a 5 de outubro, no Teatro Rossini, com a Orquestra do Conservatório Rossini sob a direção do maestro Milan Turkovic.
A comissão de júri desta edição foi presidida por Diego Ceretta, diretor principal da Orchestra Regionale della Toscana (O.R.T.), e composta por Giuseppe Ciabocchi, professor de fagote do Conservatório “G. Rossini” de Pesaro; Carlo Colombo, primeiro fagote solista da Orchestre de l’Opéra de Lyon; Francesco Di Rosa, primeiro oboé solista da Accademia Nazionale di Santa Cecilia e diretor artístico da FORM – Fondazione Orchestra Regionale delle Marche; Nadia Perathoner, primeira fagote solista da Bruckner Orchester Linz; Gabriele Screpis, primeiro fagote solista da Orchestra del Teatro alla Scala di Milano; e Milan Turkovic, concertista e maestro.
Este reconhecimento internacional destaca o talento e o percurso artístico de Bárbara Lopes, a quem a ESMAE felicita pela distinção e deseja continuação de muito sucesso na sua carreira artística.
O vídeo completo da atuação pode ser visto em no canal de YouTube do Conservatorio Rossini.



