Entrada > Notícias > A Comunidade da ESMAE Homenageia Rui Gama
Publicado em: 17 Fevereiro 2026

A Comunidade da ESMAE Homenageia Rui Gama

É com um enorme pesar que a ESMAE informa a partida do guitarrista Rui Gama, diplomado pela ESMAE. Rui Gama destacou-se por uma brilhante carreira enquanto guitarrista, aliada a uma forte componente pedagógica. A sua perda é irreparável para a comunidade artística nacional. Para quem privou com Rui Gama será lembrada, eternamente, a sua gentileza, disponibilidade e o seu franco sorriso.

A ESMAE endereça à família, amigos, estudantes e colegas as mais sentidas condolências.

A cerimónia fúnebre terá lugar dia 17 de fevereiro, pelas 15h00 na Igreja de São Lázaro em Braga.

 

 

Biografia

Natural do Porto, Rui Gama concluiu os cursos complementares de Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho e de Guitarra no Conservatório de Música do Porto.

Obteve a Licenciatura na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto em Guitarra na classe de José Pina. Completou a sua formação em Paris, no Conservatório Nacional da Região d’Aubervilliers na classe de Alberto Ponce.

Finalizou na Universidade de Aveiro a Pós-Graduação em Performance e realizou a Prova de Especialidade, vertente Instrumento – Guitarra, na Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco.

Frequentou cursos de Interpretação com Abel Carlevaro, Robert Brightmore, Roberto Aussel, Alberto Ponce, Tomas Camacho, Leo Brouwer, Betho Davezac, François Dry, Carlos Bonell e Hopkinson Smith.

Para além da sua atividade concertista a solo, apresentou-se com grupos de música de câmara, nomeadamente em duo com Hugo Sanches com o Trio de Guitarras do Porto.

Integrou o L’Effetto Ensemble, com o soprano Dora Rodrigues, e Ciglia Ensemble, com o bandolinista António Vieira.

Como solista apresentou-se com a Orquestra do Conservatório de Braga com o Concerto de Villa-Lobos, com a Orquestra Nacional do Porto o Concerto de Aranjuez, sob a direcção de Martin André, na Casa da Música do Porto, o Concerto Andaluz de Rodrigo estreia em Portugal no X Concurso Internacional Cidade do Fundão, o Concerto de Aranjuez com a Orquestra Clássica do Centro, o Concerto Acerca de la Felicidad de Javier Ribas estreia com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com o Ensemble à plectre de Esch-Sur-Alzette do Luxemburgo sob a direcção do Maestro Juan Carlos e o Concerto Tricastin para duas guitarras solistas sob a direcção do compositor e maestro Leo Brouwer.

Outros projectos incluem as gravações em CD Dezassete Peças para Guitarra do compositor Paulo Bastos, Agora Muda Tudo do compositor Nuno Côrte-Real com a cantora Maria João e o Ensemble Darcos, projeto distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores – SPA como Melhor Trabalho de Música Erudita, a participação no Festival de Ópera de Ponte de Lima com a Orquestra Nacional do Porto na ópera Il Barbiere di Siviglia de G. Rossini, sob direcção do Maestro Marc Tardue.

Foi músico convidado para integrar a Orquestra Sinfónica Nacional do Porto.

Foi um dos fundadores da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho e nesse sentido organizou o Estágio de Cordas Dedilhadas da Cidade de Braga.

Foi o Diretor artístico do Festival de Música d’Ponte. Leccionou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Fonte: meloteca

Combined Shape

Navigation